Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

4ª Edição – 2018

 

 

A 4ª edição do Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília, realizada nos dias 17 e 18 de setembro de 2018, integrou a Programação do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, ocorrido no período de 14 a 23 de setembro de 2018, no Cine Brasília.

 

A homenagem coube à professora doutora Laura Maria Coutinho, que é graduada em Comunicação Social – Audiovisual: cinema, rádio e televisão, Mestre em Educação e Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Laura atuou na área de educação, cinema, arte e cultura. Desenvolveu pesquisas com a utilização de filmes, linguagem cinematográfica, imagens arquetípicas e mitologia em processos terapêuticos e educacionais. Também atuou no grupo de pesquisa e implantação do Museu da Educação do Distrito Federal. Quando Diretora do Centro de Recursos Tecnológicos, em 1996, implementou a proposta inovadora de TV educativa (Canal E) na então Fundação Educacional do Distrito Federal, atual Gerência de Produção e Difusão de Mídias Pedagógicas da Secretaria de Educação.

 

O tema específico: “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”. O Festival, com isso, abordou as seguintes reflexões: a origem da corrupção; as questões culturais; atitudes que representam pequenas corrupções no dia a dia e a compreensão sobre corrupção; propor soluções para acabar com todo e qualquer tipo de corrupção; instigar transformações a respeito do indivíduo em sociedade; proporcionar sentimentos de cidadania e pertencimento à sociedade, ao povo e à nação.

 

Filmes vencedores:
Ensino Fundamental
Categoria Filme
Montagem Mistery boy – O garoto mistério
Direção Decidir
Fotografia Cai na real
Roteiro O cometa
Ator Bill cova rasa
Atriz Corrupção nossa de cada dia
Abordagem do tema____ O privilégio
Melhor filme Ninguém tá vendo, mas eu tô
Juri Popular Somos todos corruptos

 

Ensino Médio, Profissional, EJA
Categoria Filme
Montagem Reincidência
Direção A chave da escola
Fotografia Dinheiro, amor e família
Roteiro Mulher: em teu silêncio, o grito de tantas
Ator Ciclo
Atriz Alucinações de uma mente obscura
Abordagem do tema____ Estamos preparados para votar?
 Melhor filme Violência muda
Juri popular Ninguém viu