Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/08/17 às 16h00 - Atualizado em 12/05/21 às 14h26

Abertas as inscrições para o programa Jovem Senador 2017

COMPARTILHAR

Estão abertas, até o dia 18 de agosto, as inscrições para participação no Programa Jovem Senador 2017, uma parceria entre o Senado Federal e as Secretarias de Estado da Educação.

 

O tema deste ano é Brasil plural: para falar de intolerância. Serão selecionadas 27 redações, uma por Unidade da Federação. Os autores das redações selecionadas vivenciarão, por uma semana, o trabalho dos senadores em Brasília, participando de reuniões de comissão e de sessões no Plenário e apresentando sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei.

 

Todos os anos, o Senado premia 27 estudantes de até 19 anos que cursam o Ensino Médio em escola pública estadual ou do Distrito Federal, um de cada Unidade da Federação, e seus professores orientadores. Eles ganham a experiência de conhecer Brasília e o processo de criação das leis no país. A seleção é feita por meio de concurso de redação. Os temas variam a cada ano.

 

Conforme o regulamento do projeto, a redação e a ficha de inscrição, com cópia do RG e do CPF do aluno e do professor orientador, devem ser enviadas pelas escolas à SEEDF, para o endereço: SBN, Quadra 2, Lote 17, Ed. Phenícia, Bl. C, 8º andar, Brasília/DF, CEP: 70040-020.

 

Caberá à SEEDF selecionar três redações, que serão enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora do Senado selecionará um texto por Unidade da Federação.

 

Em 2016, estudantes de 1.654 escolas de todo o país participaram do concurso, mobilizando mais de 280 mil alunos e mais de 6 mil professores.

 

Ressaltamos que o site do Jovem Senador oferece sugestões para a redação, no link “Navegando no tema”. Para os professores que atuam como orientadores dos alunos, há uma área chamada “Na sala de aula”. Além disso, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) oferece aos professores uma série de cursos que podem ser acessados pela plataforma Saberes. Entre os temas, estão Política Contemporânea, Processo Legislativo Federal e Poder Legislativo. Estão previstas também videoaulas sobre gênero e raça.

 

O regulamento, as informações, as fichas de participação e o formulário para redação estão disponíveis no site do programa.

 

Quaisquer dúvidas poderão ser dirimidas com a Gerência de Programas e Projetos Especiais do Ensino Médio (GPEM/DIEM), por meio do telefone 3901-3250, ou pelo e-mail: gpem.diem@gmail.com.