30/06/20 às 14h28 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Ações solidárias ajudam estudantes a acessar plataforma

Saiba como ajudar às escolas públicas que iniciaram campanhas para receber doações de equipamentos para seus alunos acessarem à plataforma

Maria Rita Guedes, Ascom/SEEDF

Edição: João Alberto Ferreira

|Alexandre Borges, pai da estudante do 8º ano do CEF GAN Maria Clara Diniz, é dono de uma loja de assistência de informática e se prontificou a consertar os aparelhos com defeito. Foto: Arquivo, CEF GAN

A proatividade e a solidariedade da comunidade escolar estão contribuindo para que estudantes da rede pública sem acesso a equipamentos eletrônicos possam acompanhar as aulas na plataforma Google Sala de Aula, a principal modalidade do Escola em Casa DF. Unidades escolares do Plano Piloto têm realizado ações para arrecadar computadores, tablets e celulares usados em boas condições de uso para doar a crianças e adolescentes da rede.

“Pedimos a solidariedade de toda a comunidade de Brasília com a doação de equipamentos que beneficiem todos os alunos da rede pública”, pede a diretora do Centro de Ensino Fundamental GAN (CEF GAN), na Asa Norte, Selma Cabral. Levantamento feito pela escola verificou que 335 de seus 469 estudantes não possuíam dispositivos eletrônicos de acesso à Internet. Em uma reunião online com os pais surgiu a ideia do projeto “Parceiros”, que mobilizou a comunidade e conseguiu, até agora, entregar 25 equipamentos a estudantes que procuraram a gestão da escola.

A ação vai bem além das doações. As famílias colaboram como podem. O pai da estudante do 8º ano Maria Clara Diniz, Alexandre Borges, dono de uma pequena loja de assistência de informática, se prontificou a consertar os aparelhos defeituosos. “Como sei que nesse período de pandemia tudo ficou mais caro, resolvi colocar a loja à disposição dos pais que têm algum equipamento com defeito. Graças à iniciativa da gestão escolar, recebemos muitas doações na loja”, conta ele.

Se quiser participar dessa corrente, ligue para a direção do CEF GAN no (61) 9.8351-2324.

Parceria com a rede privada

“Sabe aquele celular, computador, tablet e notebook que você não usa mais? Ele pode ajudar outros estudantes da rede pública de ensino do DF”. Esse é o convite que pais e estudantes da rede particular Marista vêm recebendo, em campanha em parceria com a Regional de Ensino do Plano Piloto, numa iniciativa semelhante à da CEF GAN. A ação espalhou pontos de coleta de eletrônicos em unidades da rede Marista. A CRE PP recebe o material, formata e entrega aos estudantes. Já foram recebidos cerca de 100 equipamentos em toda a rede Marista.

“As parcerias são essenciais neste momento”, afirma o coordenador regional do Plano Piloto, Júlio Cesar Sampaio, acrescentando que as escolas devem colaborar para reduzir as desigualdades reveladas pela pandemia: “As desigualdades são muito mais latentes, visíveis”. Sampaio diz que a regional vai fazer campanhas enquanto for necessário para amparar os estudantes que precisam de ajuda.

As doações podem ser feitas em um dos pontos de coleta abaixo:

● Marista Asa Sul – SGAS 615 – Módulo C – Asa Sul;

Marista João Paulo II – SGAN 702 Norte – (entrada lateral) Asa Norte;

● Marista Champagnat Taguatinga –  QSD AE nº 01 – Taguatinga Sul;

● Marista Águas Claras – Rua Tamboril – Lote 1 – Águas Claras.

Esforço da EC 308 Sul

A Escola Classe 308 Sul também tem buscado arrecadar equipamentos que permitam seus estudantes usufruírem das aulas pela plataforma. A diretora Maria das Graças de Oliveira conta que, após contato com as famílias, s escola identificou que 20 das 300 crianças matriculadas não dispunham de nenhum tipo de equipamento para acessar o Escola em Casa DF: “Percebemos que precisávamos ajudar esses estudantes e então iniciamos o contato com as famílias, amigos e parceiros para divulgar essa ação”.

A iniciativa EC 308 sul é a mais recente. Teve início nesta segunda-feira, 29/6, e recebeu no primeiro dia dois aparelhos que poderão ajudar a comunidade. “Vamos dar prioridade aos estudantes que não têm nada em casa e têm vários irmãos”, adianta a diretora, otimista: “As pessoas estão sendo bastante solidárias. Por isso, acredito que vai dar certo. Precisamos arregaçar as mangas e ajudar. ”

Na campanha da EC 308 sul, a escola busca o equipamento na casa do doador, basta ligar para (061) 98595-2697 ou (61) 99215-1514.

Vice diretora da EC 308 Sul, Andréa Poley, com as doações recebidas no primeiro dia de campanha. Foto: Arquivo Pessoal