6/05/21 às 15h41 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

As novas ferramentas da educação

Aulas remotas fazem com que professores descubram meios digitais para melhorar a aprendizagem

Por Aldenora Moraes | Ascom/SEEDF

A professora Fernanda de Lima compartilha as descobertas tecnológicas utilizadas para enriquecer as aulas remotas. Foto: Robson Dantas | SEEDF/Ascom

Longe dos quadros-negros e, agora, atrás das telas, os professores têm se reinventado para dar continuidade às aulas. O desafio tem sido grande, mas a pandemia enfatizou o papel fundamental dos docentes e também ofereceu oportunidades para a mudança da educação.

Para a professora Fernanda de Lima, da Escola Classe 09 do Gama, o susto inicial da suspensão das aulas presenciais deu lugar à busca por ferramentas para aprimorar o trabalho on-line. “Eu sabia o básico, mas passei a garimpar conteúdos significativos porque há muita informação, mas nem sempre relevante. Acredito que o foco precisa ser o estudante”, explica.

No episódio desta semana do Podcast EducaDF, conversamos sobre as ferramentas tecnológicas gratuitas que enriquecem o trabalho do docente. Professoras da rede contam como superaram o desafio inicial das aulas mediadas por tecnologia. Confira o podcast nas plataformas de áudio.

As descobertas de Fernanda, logo se tornaram um sucesso entre os professores e ela passou a compartilhá-las por meio de tutoriais em seu instagram @profe.lima. Confira algumas dicas:

▏Ferramentas tecnológicas
Canvas Tudo em um só lugar. Um recurso que torna tudo mais atrativo. Muitos professores não sabem, mas há uma versão com mais elementos destinada aos educadores e gratuita, é preciso apenas preencher um cadastro e comprovar que leciona.
Inshot Um editor de vídeos super fácil de usar.
oCam Ótimo para gravar videoaulas na própria tela do computador.
▏Conteúdos relevantes
Sites Nova Escola, Google Acadêmico e Escola Kids.

Outros desafios

O empenho e o engajamento dos professores estimulam a aprendizagem nas aulas síncronas. Foto: Álvaro Henrique | Ascom/SEEDF