Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/21 às 18h36 - Atualizado em 13/05/21 às 8h27

Benefícios para os estudantes matriculados na EJA

▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣

 

▏Aula direcionada

 

Descrição

Benefício concedido ao estudante matriculado em qualquer segmento da EJA que, por motivos diversos, enfrenta dificuldades em participar das atividades no início ou no fim do turno de estudo. As Aulas Direcionadas devem ser desenvolvidas por atividades previamente planejadas pelos professores, de forma a cumprir a carga horária prevista para o componente curricular. Desse modo, o professor direciona o trabalho do estudante para que ele tenha a opção de desenvolvê-lo em tempos e espaços diversos, configurando, assim, a flexibilidade necessária para o cumprimento dos objetivos formativos, em detrimento dos fatores impeditivos da atividade presencial do estudante no início ou fim do turno letivo.

 

Documentos e/ou requisitos

Solicitado pelo estudante através de preenchimento de formulário próprio, no período de até 15 dias após o início de cada semestre letivo, conforme Anexo IX, página 78, das Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos (2ª edição).

 

Setor responsável

Direção/Secretaria da Unidade Escolar.

 

Endereço

Unidade Escolar de matrícula.

 

Horário de atendimento

Unidade Escolar.

 

Contato

Na Secretaria da Unidade Escolar.

 

▏Ausência justificada com critérios (Ajus)

 

Descrição

Benefício concedido aos estudantes matriculados em qualquer segmento da EJA que tenham ultrapassado o limite de 25% de faltas, mas tenham como comprovar sua ausência com justificativas concedidas por atestado médico ou licença maternidade, questões familiares, sociais, jurídicas, econômicas, de trabalho, saúde ou envolvendo fenômenos da natureza, mediante a formalização do requerimento Ausência Justificada com Critérios (AJUS). A solicitação será analisada e, sendo deferida, a aprovação estará vinculada à obtenção de 50% de rendimento em cada componente curricular, a partir da realização de atividades compensatórias domiciliares.

 

Documentos e/ou requisitos

Preencher o requerimento oficial de AJUS, disponibilizado na secretaria da unidade escolar, conforme Anexo XIII, página 86, das Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos (2 edição);

Anexar os comprovantes que justifiquem a utilização de AJUS;

Apresentar o requerimento de AJUS, em até 72 horas, a contar do último dia de sua ausência;

Entregar o formulário diretamente a um membro da equipe gestora, ao coordenador pedagógico local ou ao orientador educacional da unidade escolar;

Cumprir com as atividades compensatórias domiciliares no prazo estipulado pelo professor do componente curricular.

 

Setor responsável

Secretaria da Unidade Escolar.

 

Endereço

Unidade Escolar de matrícula.

 

Horário de atendimento

Unidade Escolar.

 

Contato

Na Secretaria da Unidade Escolar.

 

▏Classificação – para matrículas na EJA

 

Descrição

Benefício concedido aos cidadãos que tenham interesse em se matricular em turmas da EJA, MAS que não possuem documento comprobatório da sua escolaridade. Será disponibilizado um instrumento avaliativo para o estudante e após sua análise será indicado qual segmento e etapa em que o cidadão deverá ser matriculado.

 

Documentos e/ou requisitos

Não possuir documentação que comprove a escolaridade e preencher a ficha de encaminhamento para exame de classificação.

 

Setor responsável

Direção/Equipe Gestora/Secretaria da Unidade Escolar

 

Endereço

Unidade Escolar de matrícula.

 

Horário de atendimento

Unidade Escolar.

 

Contato

Na Secretaria da Unidade Escolar de interesse.