Ouça as informações do Boletim da Educação
com Jacqueline Pontevedra
Realização:
Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Rádio Cultura FM – 100,9 da Secretaria Estado de Cultura e Economia Criativa do DF
Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal podem participar de aulas de educação ambiental. Devido à pandemia da COVID-19, neste momento as atividades ocorrem no formato virtual. Os responsáveis pelas escolas que desejam participar dessa ação pedagógica devem fazer as inscrições até o dia 16 de março.
Previsto no calendário escolar, o Encontro Pedagógico é um período importante para os educadores planejarem as atividades educacionais a serem desenvolvidas durante o ano letivo 2021.
A data para o reinício das atividades escolares na rede pública de ensino do Distrito Federal está mantida para 8 de março, mas as aulas vão ocorrer de forma remota – mediadas por tecnologia.
Até o dia 12 de março, professores da rede pública de ensino do Distrito Federal podem se inscrever para a segunda edição do Curso de Formação Continuada Outras Brasílias: ensino de História do Distrito Federal a partir de fontes documentais da Universidade de Brasília.
O jovem Felipi Sousa estudou diferentes idiomas no Centro Interescolar de Língua do Guará – unidade de ensino da Secretaria de Educação do DF. Com disciplina e muitos estudos, o rapaz alcançou um sonho e vai ingressar na Stetson University, na Flórida – Estados Unidos.
Depois de concorrer com representantes de 50 países, o estudante de violão erudito, Bruno Macedo, conquistou o terceiro lugar numa competição musical do Canadá e um título inédito.
Durante entrevista coletiva, os principais gestores da Secretaria de Educação do Distrito Federal fizeram uma retrospectiva e um balanço das atividades pedagógicas durante o ano letivo 2020, com ênfase no ensino remoto.
Em 2020, em virtude da pandemia da covid-19, o Governo do Distrito Federal garantiu a segurança alimentar e nutricional dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal com a entrega de cartões de alimentação escolar e de cestas verdes.
Durante dez dias, estudantes vão poder participar do Curso Internacional de verão da Escola de Música de Brasília. As inscrições são gratuitas podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro no site www.emb.se.df.gov.br.
Durante o ano de 2020, durante a pandemia gerada pela covid-19, muitas escolas da rede pública do Distrito Federal passaram por obras. A Secretaria de Educação investiu mais de R$ 250 milhões em reformas e reparos.
De acordo com o Governo do Distrito Federal, a previsão é que os professores e servidores da Secretaria de Educação receberão a vacina contra a covid-19 até março.
Com a realização do projeto Saberes dos Mestres e das Mestras na Capital – A salvaguarda da Capoeira Viva, os ouvintes do Programa Barracão, da Rádio Cultura FM, vão ouvir entrevistas com mestres e mestras para conhecer os saberes desse bem cultural. O programa vai ao ar neste sábado, dia 30 de janeiro, às 10h, na 100,9 FM.
Com o objetivo de levar informações, esclarecimentos e orientações aos servidores, a Secretaria de Educação do Distrito Federal em parceria com a Secretaria de Economia reuniram especialistas para abordar o tema saúde mental. A live está disponível no YouTube do Educadf.
Como parte da programação da Campanha Janeiro Branco, servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal e também o público geral podem assistir a uma live sobre saúde mental no YouTube do EducaDF. Além disso, outras ações psicoeducativas vão ser realizadas durante este mês.
Além dos estudantes da rede pública de ensino do DF, alunos de todo país vão poder assistir aos aulões da Maratona Enem, pois elas vão ser transmitidas pela TV Brasil. Ação pedagógica integra o Programa Prepara Enem DF realizado pela Secretaria de Educação.
Estudantes que desejam estudar nos Centros Interescolares de Línguas da Secretaria de Educação do DF podem fazer a inscrição até o dia 3 de fevereiro no nosso site.
Os interessados em realizar cursos técnicos nas 12 unidades escolares que oferecem essa modalidade de ensino podem fazer as inscrições até o dia 20 de janeiro no nosso site.
Durante live, o Secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, afirmou que as aulas presenciais na rede pública de ensino podem recomeçar em março – por medida de segurança em virtude da pandemia da COVID 19 – e apresentou a proposta aceita para o calendário escolar 2021.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal lançou o Programa Prepara Enem DF com o objetivo de fornecer conteúdos para os estudantes do terceiro ano do ensino médio que vão realizar as provas do exame – edição 2020. Todo o conteúdo está na página do programa.
Odontopediatras realizaram ações pedagógicas sobre higiene e saúde bucal para mais de 80 alunos indígenas que estudam em 12 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Em 2019, dois Baobás – árvores milenares africanas – foram plantados pelo professor André Lúcio Bento numa área da Secretaria de Educação do Distrito Federal. No segundo semestre de 2020, outras 45 espécies foram encontradas em diferentes regiões do DF e vão ser catalogadas.
O estudante do Centro de Ensino Fundamental 602 do Recanto das Emas, Marcos Camargo, a partir do tema O que você tem a ver com a corrupção, produziu o curta-metragem O Privilégio e o filme já conquistou três premiações em mostras realizadas na Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Para propiciar uma experiência teatral, mais de 2500 estudantes das escolas públicas de Planaltina/DF vão assistir à live-espetáculo Iara e os Encantos das Águas, no dia 11 de dezembro. A ação faz parte do projeto Mediato Diálogo com Espectadores.
A professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Danielle Reis, a partir da temática do racismo, produziu o curta-metragem A Flor de Ayana e venceu na categoria profissionais da educação da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa.
A estudante do Centro de Ensino Médio Elefante Branco, Briza Mantzos, produziu o curta-metragem É Tarde – que aborda a temática identidade de gênero. Com a produção, pela votação de júri popular, ela venceu na categoria estudantes da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa.
O trabalho dos gestores da Escola Classe 15 de Ceilândia – DF foi reconhecido com a primeira colocação na etapa estadual da edição 2020 do Prêmio de Gestão Escolar no Distrito Federal.
Até o dia 9 de dezembro estão abertas as inscrições para I Campeonato On-line de Xadrez Escolar. O evento é realizado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal e podem participar estudantes da rede pública e particular de ensino.
Ao todo, 160 educadores da rede pública de ensino do Distrito Federal já participaram do Curso Videoaulas: Aperte o Play Professor! A formação visa instrumentalizar os educadores para conhecerem a linguagem audiovisual e produzirem videoaulas.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal divulgou o resultado da etapa estadual da Edição 2020 do Prêmio de Gestão Escolar no DF. O trabalho dos gestores da Escola Classe 15 foi reconhecido com a primeira colocação no concurso.
A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na escola é determinada pelas leis 10.639 de 2003 e 11.645 de 2008. No Dia da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal fazem considerações sobre o tema
Na rede pública de ensino do Distrito Federal, o Projeto Orgulho e Consciência Negra, idealizado pelo professor Marcos Reis, tornou-se uma das principais referências de trabalhos de combate ao racismo e à promoção de diversidade na escola.
Na Semana da Consciência Negra, a educadora Lucilene Costa e Silva faz uma análise de quais produções literárias sobre a temática étnico-racial devem ser utilizadas em sala de aula.
Na Semana da Consciência Negra, professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal explicam como o racismo religioso se manifesta e como esse tema pode ser trabalhado durante as aulas. A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na escola é determinada pela Lei 10.639 de 2003 e pela Lei 11.645 de 2008.
A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na escola é determinada por dispositivos legais. Na Semana da Consciência Negra, professores da Secretaria de Educação do DF fazem considerações sobre a temática antirracista.
A mestre em literatura e professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, Adelaide de Paula, vai lançar a obra Mãe: o silêncio atrás da porta nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, às 15h, durante a Flipoços – Feira Virtual do Festival Literário de Poços de Caldas.
Estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino do Distrito Federal podem participar do #dicamaristaenem – projeto realizado pela Rede Marista que dá dicas e orientações para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Para atuarem no cargo de professor de educação básica da rede pública de ensino do Distrito Federal, 184 docentes foram nomeados. A entrega da documentação ocorre nesta terça-feira, dia 10 de novembro.
Mesmo em tempo de pandemia causada pela covid-19, as obras nas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal continuaram. Dentre elas, destaca-se a entrega de cinco quadras poliesportivas de escolas que pertencem à coordenação regional de ensino de Planaltina.
Ao todo, 86 filmes produzidos por estudantes, professores e servidores da rede pública de ensino do DF foram inscritos para a 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa.O concurso é uma realização da Gerência de Mídias Pedagógicas.
As jovens estudantes Kazue Nishi e Barbara Wingle criam plástico biodegradável a partir da casca de laranja. O processo de pesquisa de iniciação científica foi realizado no Projeto Clube de Ciências do Centro de Ensino Médio 2 do Gama. O resultado foi a conquista da medalha de prata em campeonato mundial da Malásia.
Em virtude da pandemia da covid-19, profissionais da educação que atuam em bibliotecas escolares e escolares-comunitárias, coordenadores, professores, gestores e demais interessados participaram da III Semana Nacional do Livro e da Leitura. Os encontros virtuais foram transmitidos pelo canal do YouTube da Gerência de Políticas de Leitura da Secretaria de Educação do DF e estão disponíveis para visualização.
Servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal podem participar de uma programação virtual especialmente elaborada para valorizar a atuação dos profissionais durante esse momento de pandemia.
O segundo encontro virtual da III Semana Nacional do Livro e da Leitura ocorre nesta terça-feira, às 15h, no canal do YouTube da Gerência de Políticas de Leitura da Secretaria de Educação do Distrito Federal. O tema a ser abordado é Práticas de leitura e mediação.
Profissionais da educação que atuam em bibliotecas escolares e escolares-comunitárias, coordenadores, professores, gestores e demais interessados podem participar da III Semana Nacional do Livro e da Leitura. O evento virtual segue até o dia 28 de outubro e pode ser visto no canal do YouTube da Gerência de Políticas de Leitura da Secretaria de Educação do DF.
As fotos e as explicações dos projetos realizados por professores readaptados da rede pública de ensino do Distrito Federal que são realizados em diferentes escolas podem ser vistos na exposição Para além da regência de classe. Devido à pandemia da covid-19, a mostra pode ser vista na mídia social Instagram @sugepeducadf.
No contexto de pandemia gerado pela covid-19, professores da rede pública de ensino do Distrito Federal apresentam lições importantes que foram evidenciadas ou reafirmadas durante o ensino remoto.
No Brasil, o 15 de outubro é a data nacional para homenagear os profissionais que acreditam na educação como a forma mais eficaz para se alcançar a transformação social. E neste contexto de pandemia gerado pela COVID-19, a comunidade escolar reconhece o empenho dos professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal durante o ensino remoto.
Com talento, técnica e criatividade, artistas de Taguatinga transformaram 150 metros de muro do centro da cidade em um painel de arte urbana. A iniciativa é uma realização da Coordenação Regional de Ensino.
Estudantes e professores da rede pública de ensino do DF terão acesso gratuito ao pacote de dados para acessarem a plataforma Google Sala de Aula. As operadoras TIM, Claro e Vivo já fizeram o credenciamento para ofertar o serviço.
Para que o processo de ensino e de aprendizagem ocorra durante a pandemia da covid-19, a comunidade escolar do Centro de Ensino Médio Elefante Branco – DF criou novas estratégias de ensino remoto.
Durante live, o Secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, afirmou que as aulas presenciais na rede pública de ensino vão recomeçar em março de 2021 – por medida de segurança em virtude da pandemia da covid-19 – e apresentou outras ações já realizadas na gestão da pasta. Para finalizar o ano letivo, o processo de ensino e de aprendizagem segue de forma remota.
Para incentivar e orientar servidores e estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal a produzirem curtas-metragens de até 2 minutos, profissionais da Gerência de Mídias Pedagógicas da Secretaria de Educação vão realizar a live Oficina Papo Reto. O encontro virtual vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, às 15h, no canal do YouTube CanalEDF.
Para conquistar um dos maiores prêmios da educação básica, o professor brasiliense de Física e doutorando em Física pela Universidade de Brasília, André Barcellos, realizou o Projeto Ótica com Ciência com 220 estudantes do ensino médio.
Com a realização do projeto Saberes dos Mestres e das Mestras na Capital – A salvaguarda da Capoeira Viva, os ouvintes do Programa Barracão, da Rádio Cultura FM, vão ouvir entrevistas com mestres e mestras para conhecer os saberes desse bem cultural. O programa vai ao ar neste sábado, dia 3 de outubro, às 10h, na 100,9 FM.
Estudantes, professores e servidores que vão participar da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa podem seguir algumas orientações técnicas – repassadas por Fauston Silva – para fazerem as gravações dos filmes.
Durante esse período de distanciamento social, um grupo de professores do Centro Educacional Gisno – da rede pública de ensino do Distrito Federal – organiza e ministra aulas de matemática on-line para os estudantes.
Para oferecer formação continuada dos professores da rede pública de ensino do DF, uma programação especial foi elaborada para que os docentes possam debater sobre diferentes temas do contexto educacional. As atividades ocorrem no período de 28 de setembro a 2 de outubro.
Para incentivar a produção do audiovisual durante a pandemia, o isolamento social é um dos temas da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa. O concurso é direcionado aos professores, estudantes e servidores da rede pública.
Estudantes e professores da rede pública de ensino do DF terão acesso gratuito ao pacote de dados para acessarem a plataforma Google Sala de Aula. As operadoras TIM e Claro já fizeram o credenciamento para ofertar o serviço.
Para incentivar a produção do audiovisual durante a pandemia, a realização de um encontro virtual sobre a temática “Curta com Estudantes” vai ocorrer nesta quarta-feira, dia 23 de setembro, às 15h, no canal do YouTube CanalEDF. A live é direcionada aos estudantes, professores e servidores da rede pública de ensino do DF.
Estudantes e educadores criaram um projeto de prevenção e enfrentamento ao suicídio e à depressão. A ação educativa ocorre há dois anos no Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga.
Principal indicador de qualidade da educação brasileira, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2019 – evidenciou crescimento no ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do Distrito Federal.
As pessoas que desejam cursar a EJA – Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do DF podem fazer a inscrição até o dia 20 de setembro. Para isso, os interessados devem telefonar para 156, opção 2 ou pela internet.
Em virtude da pandemia, uma equipe de profissionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal realiza – de forma virtual – uma programação para a Semana de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas nas Escolas. As atividades são destinadas a toda comunidade escolar.
Há dois anos, estudantes e educadores do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga criaram um projeto para ajudar pessoas a combater e a enfrentar o suicídio e a depressão. Em virtude da pandemia da covid-19, encontros virtuais são realizados.
Para incentivar a produção do audiovisual durante a pandemia, a realização de um encontro virtual sobre a temática “Audiovisual e Educação” vai ocorrer nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, às 16h, no canal do YouTube CanalEDF. A live é direcionada aos estudantes, professores e servidores da rede pública de ensino do DF.
Em virtude da pandemia da covid-19, os estudantes que estão em situação de privação de liberdade nos presídios do Distrito Federal também realizam atividades pedagógicas de forma diferenciada.
Estudantes que ainda não estão matriculados nos Centros Interescolares de Línguas da Secretaria de Educação podem fazer a inscrição até o dia 20 de setembro no site.
Ao todo, 204 escolas da rede pública do DF passam por melhorias e reformas nesse período de quarentena. Para realizar esse trabalho, a Secretaria de Educação do DF já investiu cerca de R$ 28 milhões reais.
Estudantes, professores e servidores da rede pública de ensino do DF podem assistir a uma série de três lives para incentivar a produção do audiovisual durante a pandemia. O tema do primeiro encontro virtual é “A arte de fazer curtas”.
Estudantes, professores e servidores da rede pública de ensino do DF podem participar da 1ª Mostra On-line de Curtas das Escolas Públicas do Distrito Federal #Curtadecasa. A ação pedagógica é um evento importante para que a linguagem audiovisual incentive processo de ensino e de aprendizagem durante a pandemia.
Para ministrar as aulas de história on-line, a educadora Bibiana Rosa – que atua no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, criou novas estratégias de ensino para os estudantes do ensino médio.
Em virtude da pandemia da covid-19, estudantes do Centro de Ensino Médio Elefante Branco participam de experiências teatrais por meio de plataforma virtual. A experiência foi compartilhada durante fórum educacional.
Em virtude da pandemia da covid-19, estudantes do Centro de Ensino Médio Elefante Branco da Secretaria de Educação do DF utilizam plataforma virtual para realizar a produção de curtas-metragens. A experiência foi compartilhada durante fórum educacional remoto.
Durante o I Fórum de Trocas de Experiências em Educação Remota, mais de 60 professores da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto compartilharam estratégias de ensino on-line realizadas. As experiências ocorrem em virtude da pandemia da covid-19.
Com a construção do novo CIL – Centro Interescolar de Línguas de Planaltina, 3500 estudantes vão poder estudar inglês, francês ou espanhol. Para realizar a obra, o investimento utilizado foi de R$ 1 milhão de reais e a obra gerou 25 empregos diretos e mais 75 indiretos.
Saane Silva é uma das alunas pré-selecionadas do DF para participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Caso seja selecionada, a estudante do Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia será “eleita” e “empossada” para vivenciar trabalho de deputados federais.
Em virtude da pandemia, alunos da rede pública de ensino, por meio de plataformas virtuais, podem participar do Projeto Territórios Culturais para aprenderem sobre a história e o patrimônio cultural.
Para garantir a segurança de estudantes e servidores da rede pública de ensino do DF, a data para o retorno das atividades presenciais – prevista para 31 de agosto – foi adiada. Os estudos vão continuar de forma remota e realização de medidas de segurança vai continuar.
Estudantes e professores da rede pública de ensino do DF terão acesso gratuito ao pacote de dados para acessarem a plataforma Google Sala de Aula. Operadoras de internet já podem fazer o credenciamento para ofertar o serviço.
De 31 escolas, 27 unidades da regional de ensino de Brazlândia já foram reformadas ou passaram por reparos. Para conhecer as obras realizadas, o Secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, fez algumas visitas. Mais de R$ 8,4 milhões de reais já foram investidos.
Os ambientes escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal estão sendo higienizados pelas equipes do Programa Sanear/DF para que a retomada das atividades presenciais ocorra de forma segura.
Os professores e servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal que vão se aposentar nos próximos cinco anos podem participar do Programa de Orientação à Aposentadoria. A preparação para essa nova é fundamental para garantir a qualidade de vida.
Projeto educativo aborda tema da violência doméstica a partir da Lei Maria da Penha. Para isso, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do DF estudam a legislação específica que completa 14 anos neste ano.
Até o dia 10 de agosto, estão abertas as inscrições para a nona edição do Curso Maria da Penha vai à Escola. Podem participar profissionais de educação da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Educadores da rede pública de ensino do Distrito Federal podem participar da 3ª edição do Curso Videoaulas: Aperte o Play Professor! A formação visa instrumentalizar os educadores para conhecerem a linguagem audiovisual e produzirem videoaulas.