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18/03/21 às 16h51 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Buscando estudantes pelo rádio

CED Taquara, em Planaltina, cria estação para informar e resgatar aqueles que a pandemia havia afastado da escola

 

Aldenora Moraes – Ascom/SEEDF

 

Rádio Web CED Taquara aprimorou a comunicação da escola com os estudantes. |Crédito: divulgação

 

Com a suspensão das aulas presenciais em 2020, o diretor Volemar Ornelas, do Centro Educacional Taquara, em Planaltina, assistiu ao distanciamento dos estudantes. Mesmo com o uso da plataforma Google Sala de Aula e distribuição do material impresso, os estudantes não mantinham contato. Neste cenário, surgiu a Rádio Web CED Taquara.

 

“Cerca de 70% dos nossos estudantes moram no campo. A intenção foi contribuir para a busca ativa deles. Já utilizávamos um plano de ação e a escola se dividiu em grupos para fazer visitas, mas a rádio foi decisiva para alcançá-los”, explica Volemar. A busca ativa escolar é uma estratégia utilizada para identificar os estudantes que se encontram em risco de evasão escolar ou fora da escola.

 

O podcast EducaDF desta semana aborda a criatividade do CED Taquara ao criar uma Rádio Web para informar os estudantes sobre as atividades da escola. O episódio também fala a respeito das principais ações da pasta quanto à Educação do Campo. Confira o podcast  nas plataformas de áudio.

 

Novidades na Educação do Campo

 

Volemar Ornelas: “nosso compromisso é que nenhum estudante seja prejudicado”. |Foto: Erasmo Cássio, Ascom/SEEDF

 

O gerente da Educação do Campo da Secretaria de Educação, Daniel Higino, reconhece os desafios dessa modalidade e elogia o comprometimento e criatividade dos professores, principalmente quanto à motivação dos estudantes do campo. “Temos estimulado os inventários histórico-sociais, ambientais e culturais. Durante a Semana Pedagógica, os professores foram orientados e a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) está oferecendo oficinas sobre os inventários. Além disso, no dia 14 de abril, haverá o lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo”, destaca.

 

O diretor Volemar, do CED Taquara, concorda que a Educação do Campo tem especificidades que exigem ações diferenciadas. “Em meio aos desafios, em 2020, tivemos um estudante da Educação de Jovens e Adultos que foi alfabetizado por meio da plataforma virtual. Essas vitórias reforçam nossa vontade em buscar soluções. Os objetivos da Rádio Web foram atingidos e a iniciativa que conta com professores de diversas disciplinas, estudantes e orientadores terá continuidade em novo formato”, afirma.

 

Para o professor Alexandre Lopes de Sousa, “o objetivo ainda será o de levar à comunidade as informações da unidade escolar. Às vezes, uma família que não teve acesso ao programa é avisada por um vizinho de outro sítio e a escola consegue alcançá-los”, diz.

 

 

Serviço━━━━━━━━━━━━━━━

Lançamento das Diretrizes Pedagógicas da Educação Básica do Campo, no Canal Educa DF no YouTube.

Data e horário: 14 de abril, às 19h.

 

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