Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/20 às 18h05 - Atualizado em 17/07/20 às 15h43

Estudantes começam a receber equipamentos eletrônicos

COMPARTILHAR

CRE do Plano Piloto distribuirá 180 dispositivos doados para alunos sem meios digitais para assistir às aulas virtuais

 

Maria Rita Guedes, Ascom/SEEDF

 

A aluna da EC Aspalha Ester Silva, de 8 anos, foi uma das crianças beneficiadas. Ela recebeu um notebook. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A solidariedade vai ajudar estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal a terem acesso a dispositivos para se conectar às aulas na plataforma Google Sala de Aula, principal modalidade do Escola em Casa DF, criado pela Secretaria de Educação. Nesta quinta-feira (16), a Coordenação Regional do Plano Piloto (CRE PP) deu início à doação dos 180 equipamentos eletrônicos arrecadados por meio da Campanha Solidária realizada pela própria regional em parceria com a Rede Marista.

 

As doações recebidas foram de tablets, computadores, celulares, notebooks, teclados, monitores, mouses e outros. Assim que os equipamentos foram recebidos, a regional do Plano Piloto foi responsável pela triagem dos dispositivos, formatação e pequenos reparos, quando necessário. Todas as doações serão destinadas aos estudantes atendidos pela regional do Plano Piloto que não contam com nenhum recurso eletrônico para assistir às aulas virtuais.

 

“Esses equipamentos eletrônicos serão distribuídos e farão parte da vida, do cotidiano de cada estudante que está necessitando neste momento”, informou o coordenador regional do Plano Piloto, Júlio César Sampaio, em evento simbólico para a entrega dos equipamentos. O ato aconteceu na sede da regional, e, também contou com as presenças do diretor do Marista da Asa Sul, Rony Ahlfeld, e da diretora da Escola Classe Aspalha, Aline Furtado, que representou os demais gestores. Segundo o coordenador da CRE PP, as 180 doações devem ser distribuídas para atender estudantes de cerca de 50 escolas.

 

Ato de entrega na CRE PP teve a presença do coordenador Júlio César Sampaio, do diretor do Marista da Asa Sul, Rony Ahlfeld, e da diretora da EC Aspalha, Aline Furtado. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Todos esses equipamentos foram arrecadados nas quatro unidades da Rede Marista, que funcionaram como pontos de coleta. O diretor da unidade da Asa Sul informou que os alunos da rede se sentiram motivados a participar e contribuir nessa ação. “Trabalhamos pela educação, independentemente de ser particular ou pública, e esse é um momento de alegria porque estamos contribuindo no acesso das atividades dessas escolas que estão sendo beneficiadas. É uma campanha que enche nossos corações de alegria, dos nossos alunos, das nossas famílias e dos nossos funcionários que doaram”, contou o diretor.

 

Estudantes beneficiados

 

Três famílias do Núcleo Rural Jerivá, no Lago Norte, foram as primeiras beneficiadas com a entrega dos equipamentos. As crianças que receberam os equipamentos são da Escola Classe Aspalha, unidade de ensino que atende 221 estudantes. Na estimativa da escola, cerca de 119 estudantes da unidade não contam com nenhum dispositivo para acessar a internet, por isso, a grande maioria dos estudantes vai receber material impresso e as doações dos eletrônicos vão ajudar a melhorar o acesso à plataforma.

 

“Na seleção das famílias beneficiadas, procuramos atender quem tem mais filhos e quem possuía o acesso à internet. Neste primeiro momento, estamos atendendo a essas famílias que entraram em contato conosco por terem muitos filhos e apenas um computador. Com as doações, vamos atender 20 famílias que estão precisando dos aparelhos no momento, mas ainda estamos correndo atrás de mais para poder atender todos”, disse a diretora da EC Aspalha.

 

Na casa da auxiliar de serviços gerais Daniele Avelino Cruz, moradora do Núcleo Rural Jerivá, são três crianças para dividir um único celular. Os filhos, Nicolly Avelino Santos, de 12 anos, Yuri Avelino Santos, de 11 anos, e Juan Avelino Santos, de 14 anos, agora poderão contar também com um novo computador. Para a mãe, a entrega vai ajudar muito o estudo dos filhos. “Esse computador vai ajudar muito, porque eu trabalho e chego tarde, então, para os três utilizarem somente meu celular é complicado”, conta ela.

 

Outra família beneficiada é a da pequena Ester Silva, de 8 anos. Na casa dela, moram oito pessoas. A avó da menina Sandra Cristina Araújo Amador Silva ficou muito feliz com a novidade para a neta. “Fico muito grata por proporcionarem esse momento para ela, pois, no momento, não temos condições de um computador novo para estudar. Então, estamos muito agradecidos. Quero que outras crianças também possam conseguir isso, porque nem todas as famílias têm condições”, disse Sandra.

 

Com o notebook no colo, Ester já começou a explicar para a avó como funciona a plataforma na qual poderá manter contato direto com sua escola. “Primeiro eu digito no Google, e entro na página do Google sala de aula. Aí é só fazer o e-mail e a senha para entrar na minha sala de aula”, explicou a criança.

 

O estudante da EC Aspalha Ramon Trindade e a mãe, Kelly Trindade Santos, comemoraram a entrega de um notebook. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A empregada doméstica Kelly Trindade Santos também comemorou a entrega de um notebook para o filho Ramon Santos. Ela tem sete filhos e todos estão na escola. “Realmente nós precisamos dessa ajuda, porque nem todos têm celular. Essa doação será de bom uso”, agradeceu.

 

Campanha continua

 

O objetivo da campanha é continuar arrecadando mais equipamentos eletrônicos que ainda estejam em bom uso para que mais estudantes sejam beneficiados. “Esse projeto continua. Eu penso que essa ação deve durar todo o ano de 2020, porque, enquanto precisarem, nós estaremos à disposição para oferecer o que se puder em forma de doação, em forma de amor, em forma de carinho para a melhoria da educação pública, principalmente, dos alunos mais carentes”, disse o coordenador da CRE PP.

 

As doações de equipamentos eletrônicos ainda podem ser feitas em um dos pontos de coleta abaixo. As entregas são de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

 

Marista Asa Sul – SGAS 615 – Módulo C – Asa Sul

Marista João Paulo II – SGAN 702 Norte – (entrada lateral) Asa Norte

Marista Champagnat Taguatinga –  QSD AE nº 01 – Taguatinga Sul

Marista Águas Claras – Rua Tamboril – Lote 1 – Águas Claras

 

Campanha solidária