Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Canal E – programas diversos

Eliane Marques é poeta e tradutora, publicou o livro: “E se alguém o pano e relicário.”. É editora da revista de poesia, “O ovo da ema” e coordenadora da escola de poesia.

 

A autora Memei Bastos é de Ceilândia – DF.Atriz, slammer e poetisa. Participou da antologia “mulher quebrada” que reúne poesias de mulheres da periferia.
Realização: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea

 

 

I Seminário de Mídias Educação e Linguagens Audiovisuais

Em comemoração aos seus 20 anos, a TV Educativa – Canal E realiza o I Seminário de Mídias Educação e Linguagens Audiovisuais.
De 06 a 08 de Dezembro no Museu da República.

 

2º Festival de Filmes de Curta Metragem das Escolas Publicas de Brasília

Em bate papo com o Canal E, o subsecretário de educação básica do DF, Daniel Crepaldi, e o coordenador de audiovisual da Secretaria de Cultura do DF, Sérgio Fidalgo, falam das expectativas, da importância e da produção de audiovisual pelos alunos das escolas públicas para o 2º Festival de Filmes de Curta Metragem.

 

 

Seminário Distrital Base Nacional Comum Curricular – BNCC

A educação brasileira está mobilizada para a construção de uma Base Nacional Comum Curricular que deverá orientar a elaboração dos currículos escolares da Educação Básica das unidades da federação. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal têm contribuído para o aprimoramento do documento desde a sua primeira versão culminando no Seminário Distrital.

 

 

Estudantes no 2º Festival de Filmes de Curta Metragem das Escolas Públicas de Brasília

Os estudantes da Rede Pública do Distrito Federal se preparam para participar do 2º Festival de Filmes de Curta Metragem das Escolas Públicas de Brasília.

 

 

Semestralidade

O plano distrital de educação do DF prevê a adoção do modelo de organização escolar em semestralidade para o ensino médio.
Semestralidade é uma nova forma dos tempos e dos espaços escolares.
Este vídeo, apresenta as conquistas e os desafios da semestralidade para o ensino médio.
Foram entrevistados diretores de escola, professores, coordenadores e alunos.

 

Pronunciamento sobre a Base Nacional Comum Curricular

Pronunciamento do Subsecretário de Educação Básica da SEDF Daniel Crepaldi sobre a Base Nacional Comum Curricular.

 

 

Abertura do Ano Letivo

A Secretaria de Educação do Distrito Federal abre o Ano Letivo apresentando as principais metas para a Educação Pública do Distrito Federal em 2016.

 

Base Nacional Curricular Comum

Nessa entrevista o Subsecretário de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal, Daniel Crepaldi, fala sobre a importância da participação do DF na construção da Base Nacional Comum Curricular.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai deixar claro  os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio.


 

Canal E Cultura 27: Professor Preto Resende

O programa Canal E Cultura destaca obras culturais que constam no Programa de Avaliação Seriada, o PAS. Entrevistas com especialistas e educadores sobre as obras e como estudá-las, trabalhos com os alunos do ensino médio além de registros de experiências da comunidade escolar no mundo teatro, da música, cinema, entre outros.


1° Festival de Filmes de curta metragem das escolas públicas de Brasília – Premiação

 

1° Festival de Filmes de curta metragem das escolas públicas de Brasília – Mostra

 

 

1º Festival de Filmes de curta metragem das Escolas Públicas – Subsecretário de Educação Básica

 

 

1º Festival de Filmes de curta-metragem das Escolas Públicas – Glauber Coradesqui

1º Festival de Filmes de curta metragem das Escolas Publicas de Brasília – Entrevista: Sérgio Fidalgo. Subsecretário de Difusão e Promoção Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.

 

Desde 2006, vários países comemoram em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down. Neste dia, acontecem muitos eventos de conscientização em prol do processo inclusivo das pessoas Down’s.

O Brasil foi quem solicitou à Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelecesse uma alusiva a estas pessoas. Atualmente é comemorado em 193 países..

A escolha desta data é para referenciar aos 3 (três) cromossomos contidos no par de número 21, os quais são encontrados nas Pessoas com Síndrome de Down, fazendo alusão ao dia 21 de Março.

Este vídeo é uma homenagem da Secretaria de Educação do Distrito Federal aos seus estudantes pelo  Dia Internacional da Síndrome de Down.

 

O programa Mediação em Arte apresenta a obra de arte/imagem a partir da voz do artista/curador e da análise de especialistas de arte
e áreas afins que também sugerem possibilidades pedagógicas para sala de aula.

No programa Mediação em Arte – Sebastião Salgado – a fotografia analisada é da cultura Himba, do Sul da Angola, na África. O renomado
fotógrafo Sebastião Salgado fala sobre seus processos fotográficos. O Coordenador do programa educativo do CCBB – Alexandre Diniz -revela a linha do programa educativo da exposição Gêneses e os Mestres Thiago Sabino e Cristiano Calisto desvelam os processos artísticos da fotografia da cultura Himba, questões pertinentes ao meio ambiente e apontam, ainda, caminhos pedagógicos para trabalhar em sala de aula.