Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/11/19 às 10h40 - Atualizado em 5/04/24 às 11h37

Dados educacionais

 

A Diretoria de Informações Educacionais, vinculada à Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (SUPLAV), é responsável pelo processo de coleta, produção e sistematização de dados educacionais, bem como a disseminação das estatísticas, dos indicadores, dos estudos e dos demais produtos de seus sistemas de informação, visando subsidiar análises, pesquisas e planejamentos nos processos de tomada de decisão pelos gestores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

 

O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional acerca das diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica. Os dados coletados são de fundamental importância para a formulação de políticas públicas educacionais, permitindo que o governo e a sociedade possam ter uma visão ampla e precisa sobre a situação da educação básica no DF.

 

Através dele, são coletadas informações sobre a infraestrutura das escolas, matrículas, docentes, turmas e outras variáveis que permitem traçar um perfil da educação básica em cada Região Administrativa (RA). Isso é necessário para o planejamento educacional e a execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF).

 

Os indicadores abrangem as diferentes etapas – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e modalidades – Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

 

Tal coleta é realizada anualmente, com data de referência pré-definida em calendário, e acontece desde 2020 em meio eletrônico pelo site do Censo.

 

Os dados educacionais coletados através do Censo Escolar estão disponíveis no seguinte site

img-responsiva

Educacenso

 

Concomitantemente ao Censo Escolar DF, porém, com data-base diferente, é realizado Censo da Educação Básica – Educacenso, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o qual alcança as escolas da rede pública de ensino do DF, bem como as escolas particulares.

 

Os resultados do Educacenso também norteiam a formulação e a implementação de políticas públicas e de programas na área da educação, tais como: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

 

Dados adicionais ou dúvidas:

Gerência de Disseminação de Informações e Transparência de Dados – GDIT

(61) 3901-3199

 

 

 

Governo do Distrito Federal