Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
12/08/20 às 7h59 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

CIL 01 de Brasília comemora 45 anos de atividades

Escola conta com mais de 7 mil estudantes, nos cursos de espanhol, francês, inglês e alemão

 

Nathália Borgo, ASCOM/SEEDF

 

Foto: Divulgação

 

Este mês, o Centro Interescolar de Línguas 01 de Brasília comemora mais de quatro décadas de criação. São 45 anos oferecendo à comunidade escolar, exclusivamente, espanhol, francês, inglês e alemão em regime de intercomplementaridade. Hoje, mais de sete mil estudantes estão matriculados no CIL, que trabalha não somente a fluência da língua, mas uma formação para a cidadania.

 

“Ao longo dessas quatro décadas de vida, o CIL 01 de Brasília tem sido um espaço de convivência dos estudantes, de aprendizado e grande impacto na vida de toda a comunidade escolar, melhorando as perspectivas para o futuro dos alunos da rede pública de ensino e gerando oportunidades”, destacou o secretário de Educação, Leandro Cruz, ao parabenizar a unidade.

 

A comemoração oficial de aniversário foi on-line, no sábado passado. Um canal necessário em meio à pandemia da covid-19. “Nada substitui o contato visual e a presença do professor e do estudante. Mas nossa expectativa para o futuro é fomentar mais projetos utilizando as ferramentas tecnológicas, aprimorar as salas virtuais, como a sala de leitura e o Cine Cil, onde o estudante tem acesso a livros, filmes e curtas, entre outros”, conta a diretora da unidade, Dóris Scolmeister da Silva.

 

Além disso, a unidade vai dar continuidade aos projetos que fazem parte da proposta pedagógica, como a monitoria, feira internacional, feira do livro, semana de inclusão e as semanais em que trabalhamos as línguas específicas.

 

Ensino remoto

 

Júlia Rocha Fortunato | Foto: Arquivo pessoal

 

Todos os estudantes dos CILs estão cadastrados na plataforma Google Sala de Aula. Para a estudante Júlia Rocha Fortunato, de 16 anos, a experiência tem sido um momento novo e de muito aprendizado. “As aulas estão sendo bem dinâmicas, com o uso de outras plataformas, e fica bem mais fácil o ensino”, diz a adolescente, que cursa alemão no CIL e está na 2ª série do Ensino Médio no CEM Paulo Freire.

 

“Aprender alemão é uma diversão, às vezes um desafio, mas, com certeza, em todos os momentos é bom. São sempre aprendizados novos, cheios de bagagem, com os quais fico muito feliz de ter contato. Quando entrei no alemão já fazia inglês há um tempo e sempre vi que os idiomas eram parecidos em algumas coisas, o que me despertou bastante interesse. Fácil não é, mas a adaptação é importante”, completa Júlia.

 

História

 

Nilce do Val Galante | Foto: Acervo CIL 01

 

A ideia para a criação do CIL 01 foi da coordenadora de inglês da Fundação Educacional do Distrito Federal (FEDF), professora Nilce do Val Galante (1922-2018), que trouxe a experiência dos Estados Unidos, onde o ensino de um novo idioma era feito em um centro especializado em língua estrangeira. Foi, então, com a Resolução nº 40, de 14 de agosto de 1975, que a unidade foi oficialmente fundada na capital federal.

 

O CIL 01, no início, funcionava em outros espaços de escolas que ofertavam a aprendizagem em um novo idioma no contraturno. Hoje, atende 7.030 mil estudantes nos turnos matutino, vespertino e noturno, em uma estrutura formada por 28 salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura/biblioteca e sala de recursos.

 

O centro de línguas também conta com o Serviço de Orientação Educacional (SOE), com ações internas que complementam o ensino. Desde sua fundação, mais de 100  mil pessoas passaram pela unidade.

Governo do Distrito Federal