Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/17 às 13h27 - Atualizado em 30/10/18 às 14h11

CIL’s abrem vagas remanescentes à comunidade

  Inscrições poderão ser feitas a partir das 8 horas do dia 13 até às 12 horas do dia 14


Os interessados em estudar algum idioma e que ainda não tiveram a oportunidade de garantir uma vaga em um dos 15 Centros Interescolares de Línguas (CILs) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), poderão concorrer a uma vaga remanescente, ou seja, aquelas que não foram preenchidas por estudantes da rede pública durante o período de matrículas regulares.

 

As inscrições para a comunidade serão feitas a partir das 8 horas do dia 13 até às 12 horas do dia 14 deste mês, nas secretarias de cada unidade pretendida ou nos sites dos centros. Podem participar todas as pessoas que cursam a partir do 6º ano – na rede particular ou na rede pública – ou que tenham ensino médio completo Independente da idade. As vagas remanescentes também estão abertas para aqueles que não são estudantes.

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por mais de um turno. Depois que o cadastro for feito, o aluno deverá aguardar o resultado do sorteio, que será realizado ainda no dia 14, a partir das 15 horas. Todo o processo é aberto à população e poderá ser acompanhado pelos inscritos. Em alguns centros, por exemplo, o sorteio será por meio eletrônico, disponibilizado em telões na própria unidade escolar. Em outras escolas de línguas, poderá ser feito manualmente, com papéis constando os nomes dos candidatos que preenchem os pré-requisitos necessários para cada uma das vagas. A forma que a eleição deve acontecer é determinada por regulamento específico de cada uma das unidades de línguas.

 

Se o aluno novo tiver conhecimento prévio da língua, poderá fazer um teste de nivelamento. De acordo com a diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional da Secretaria de Educação, Raphaella Cantarino, as vagas ofertadas para a comunidade são de nível básico. “O nivelamento é feito no momento da matrícula para aqueles que já foram sorteados. No entanto, o teste só será disponibilizado se houver vaga no nível posterior”, esclarece.

Os CILs oferecem cursos de inglês, espanhol, francês ou alemão, contudo, a disponibilidade de vagas em cada idioma varia de unidade para unidade. O quantitativo por nível, turno e língua estrangeira será divulgado antes do início do sorteio. As aulas começarão cinco dias depois da rede pública, em 15 de fevereiro. Já foram realizadas duas chamadas para os Centros de Línguas: a primeira foi em janeiro e a segunda no começo de fevereiro.