Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/03/20 às 18h46 - Atualizado em 6/10/22 às 18h54

Combate ao Aedes, permanente na rede, tem reforço nesta quarta (11)

Quase metade da rede já faz ações preventivas por meio do programa Saúde na Escola

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

 

O secretário de Educação, João Pedro Ferraz, dá início nesta quarta-feira, 11/3, às 10h, em Ceilândia, a uma série de ações do Dia D – A Educação de Mãos Dadas Contra o Aedes, projeto realizado em parceira com a Secretaria de Saúde. Ele participará de caminhada nesta regional de ensino, também a partir das 10h, com saída no Centro de Ensino Médio 3. As outras 13 regionais vão realizar caminhadas, a partir das 8h30, com o objetivo de mostrar a importância de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. Serão distribuídos materiais de auxílio para a prevenção da dengue.

 

O combate ao Aedes é um velho conhecido da rede. Quase metade das escolas já assinou o termo de adesão ao Programa Saúde na Escola, criado em 2007 pelos ministérios da Educação e da Saúde, comprometendo-se a seguir as doze ações de prevenção e melhoria da saúde, entre as quais está o compromisso de combater o Aedes aegypti. Estes termos de compromisso são assinados a cada dois anos.

 

A rede vem aderindo cada vez mais. Enquanto em 2017 somente 187 escolas faziam parte, em 2018 este número saltou para 262 e em 2019 para 291, dentre as 683 escolas que compõem a rede pública de ensino do DF. As unidades que aderiram têm parceria automática com a unidade de saúde mais próxima da região em que estão localizadas. Com isso, contam com informações permanentes e atualizadas sobre como lidar com os temas relacionados à saúde.

 

A SEEDF lançou a Página Rede Saúde com informações sobre a dengue, dicas de como combater o Aedes aegypti e ainda material informativo que deve ser impresso pela comunidade escolar.  A SEEDF também mandou circular às regionais de ensino a fim de orientar quanto às ações necessárias que devem ser seguidas para prevenir a dengue e o coronavírus.

 

Confira o Plano de Contingência Coronavírus.

 

Concentração em cada uma das regionais
Brazlândia Posto de Saúde nº 01
Ceilândia Centro de Ensino Médio 3
Gama Coordenação Regional do Gama
Guará Administração Regional do Guará
Núcleo Bandeirante CEF 02
Candangolândia CEF 01 Candangolândia
Riacho Fundo I EC 01 Riacho Fundo I
Riacho Fundo II CEM 01 Riacho Fundo II
Paranoá Coordenação Regional de Ensino do Paranoá
Planaltina Centro de Ensino Médio 01
Plano Piloto Ginásio do Cruzeiro
Recanto das Emas Paróquia São Miguel Arcanjo
Samambaia QS 410, em frente a uma confeitaria
Santa Maria Shopping de Santa Maria
São Sebastião Centro Educacional São Francisco
Sobradinho EC Engenho Velho na Fercal
Taguatinga  – Taguaparque (confirmar local de concentração)

 

Veja os projetos desenvolvidos nas escolas

 

Plano Piloto
Escola Projeto
Escola da Natureza

Diretoras: Renata Potolski Lafetá

Ednéa Sanches (diretora da peça)

Contato: 3901-7756

Aula espetáculo “Xô mosquito”

A unidade realiza apresentação teatral sobre a problemática da proliferação do mosquito Aedes aegypti e o que deve ser feito para combatê-lo. Após a apresentação, a equipe faz uma roda de conversa com os estudantes e incentiva a criação de agentes mirins de combate ao mosquito.

Planaltina
Escola Projeto
EC Vale do Sol

Diretor: Rogério Messias Holanda

Contato: 3901-4431

Dengue, o combate é todo dia

Dentro do projeto, os estudantes fazem uma busca ativa dentro do perímetro da escola à procura de possíveis criadouros do mosquito da dengue. A ideia é que elas, com essa ação, mobilizem os pais a fazerem o mesmo em casa.

Escola Classe 14

Diretor: Keila Gonçalves dos Santos

Contato: 3901-4448

Escola sem Aedes

O projeto Escola sem Aedes está trabalhando dentro de sala de aula a conscientização dos estudantes quanto ao combate ao mosquito. Eles estão preparando trabalhos e apresentações que serão apresentadas à comunidade escolar, envolvendo pais e responsáveis para que eles também se conscientizem quanto à prevenção da doença.

Recanto das Emas
Escola Descrição
Jardim de Infância 603

Diretora: Fabíola da Costa Farias

Contato: 3901-8208

Xô Dengue

Todos os anos a escolas desenvolve o projeto Xô Dengue. Durante uma semana, a escola realiza ações sobre o uso correto da água e como ela pode ser prejudicial, por exemplo, a água parada, que é local de proliferação do mosquito da dengue. Dessa forma, a unidade realiza teatro, circuito para que as crianças identifiquem locais de criadouro do mosquito e ainda ação junto à comunidade local.

Escola Classe 803

Diretora: Mônica Cunha Rezende

Contato: 3901-6083

A comunidade escolar fará uma ação junto à vizinhança da escola, distribuindo panfletos e conversando com os moradores sobre a importância de manter o local sempre limpo.
Sobradinho
Escola Descrição
Escola Classe 4

Diretor: Maria da Conceição Geraldo

Contato: 3487-6444

Sempre é hora de combater a dengue

A unidade receberá teatro e musical Sempre é hora de combater a dengue, realizado com a participação de agentes de saúde da região. Também haverá campanha de conscientização junto à comunidade escolar.

 

Taguatinga
Escola Descrição
Escola Classe 12

Diretor: Keith Soares Barros Alves

Contato: 3901-6742

O Dia D

A escola trabalha o tema todos os anos. O Dia D será o início das ações contra a dengue deste ano. Os estudantes vão à caminhada fantasiados de mosquito e vão distribuir panfletos com informações sobre a prevenção ao mosquito. Depois, a escola realizará panfletagem na vizinhança e reunião de orientação com os pais.

Samambaia
Escola Descrição
Escola Classe 410

Diretor: Paulo Gileno Ribeiro

Contato: 3901-7698

A escola vai divulgar vídeo educativo para conscientizar os estudantes quantos aos cuidados que devem ser tomados para que o mosquito não prolifere. Também haverá debates sobre o tema envolvendo estudantes, equipe pedagógica e direção da unidade. Além disso, também foram confeccionados cartazes pelos estudantes sobre o tema.
Guará
Escola Descrição
Escola Classe 02 da Estrutural

Diretor: Maria Leodenice Alves

Contato: 3901-3546

A escola vai instituir o agente mirim. Os estudantes vão tentar identificar pontos de foco de dengue na unidade e combatê-los. Além disso, vão distribuir folderes explicativos para conscientizar a comunidade escolar. Haverá exposição de trabalhos dos alunos sobre o tema.
Ceilândia
Escola Descrição
Centro de Ensino Médio 3

Diretor: Divaldo de Oliveira

Contato: 3901 7993

Serão realizadas atividades educativas, palestras e teatro sobre o combate ao Aedes aegypti. A unidade será uma central de monitoramento das ações do Dia D em Ceilândia.

 

______
Leia também:

Educação faz nesta quarta Dia D de Combate à Dengue

 

 

 

Governo do Distrito Federal