Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/04/21 às 11h40 - Atualizado em 17/05/23 às 18h13

Comunicação Acessível nas redes sociais

Recurso de acessibilidade adotado nos canais EducaDF, da Secretaria de Educação, para alcançar pessoas com deficiência

 

 

O aposentado José Ávila de Paula perdeu a visão aos 35 anos de idade. “Minha perda foi progressiva, eu já sabia que tinha uma má formação da retina e enxergava cada vez menos. Um dia, tudo se tornou escuridão. Mas não me deixei abater, busquei autonomia”, relembra.

 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira possui alguma deficiência. No entanto, apenas 1% dos sites oferece acessibilidade. Para a pedagoga Ada Lima, “recursos inclusivos para falar com o público são importantes porque possibilitam o acesso das pessoas com deficiência à comunicação e informação, o que tem implicações no processo de autonomia”, explica.

 

Pensando nas pessoas com deficiência, a Secretaria de Educação passou a usar a Legenda Acessível a fim de contribuir para acessibilidade e a participação plena e efetiva dessa população. O recurso possibilita a descrição da imagem, fotografia ou arte presente nas redes sociais. Para sinalizar podem ser usadas as hashtags #ParaCegoVer; #LegendaAcessível; #ParaTodosVerem ou #DescriçãoDaImagem.

 

Além disso, redes sociais como o Facebook e o Instagram já oferecem um espaço destinado à legenda acessível. Desse modo, a descrição não precisa estar necessariamente na legenda. Para conferir essa inovação, acompanhe as redes sociais da Secretaria de Educação, nos canais EducaDF:

 

img-responsiva  img-responsiva  img-responsiva   img-responsiva

 

Governo do Distrito Federal