Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Conselho de Educação do DF tem nova presidência

Em solenidade na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Álvaro Moreira Domingues Júnior e Fernando Rodrigues Figueiredo tomaram posse nos cargos de presidente e vice do órgão

 


 

Camila Denes – Ascom

 

O secretário de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho, oficializou na tarde desta terça-feira (2) o termo que dá posse aos membros da presidência do Conselho de Educação do Distrito Federal. Os professores Álvaro Moreira Domingues Júnior e Fernando Rodrigues Figueiredo assumem, respectivamente, as posições de presidente e vice-presidente do biênio (de 19 de dezembro de 2015 a 19 de dezembro de 2017), no órgão. A solenidade que marcou a assinatura do termo ocorreu no auditório da Secretaria.

 

O novo presidente foi enfático ao argumentar a necessidade de readequar o sistema de educação ao contexto contemporâneo. Para tal, ele propõe o uso mais eficiente de recursos e ampliação do debate para mudanças que sejam positivas tanto para a educação pública quanto particular. “Queremos criar ferramentas para aprimorar a Educação no Brasil, de forma que o Distrito Federal venha a se firmar como referência para todo o país”, disse o dirigente.

 

Representando o MEC, Geraldo Grossi espera que o conselho distrital fomente discussões positivas e auxiliem na implantação das metas do Plano Nacional de Educação. As proposições são fruto da Conferência Nacional de Educação (CONAE-2010). Já o secretário Júlio Gregório Filho salientou a necessidade de fornecer maior autonomia aos gestores de educação, com o intuito de reduzir a burocratização e concretizar os planos idealizados. “É preciso coragem para romper com o regramento excessivo e dar autonomia para a escola, pois muitas ações são bem elaboradas em papel, mas na ponta – na unidade – não sai a execução”, argumentou.

O Conselho de Educação do Distrito Federal é um órgão consultivo-normativo de deliberação coletiva e de assessoramento, superior à Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer. Entre as atribuições do conselho estão a de definir normas e diretrizes para o sistema de ensino do DF, bem como orientar, fiscalizar e acompanhar o ensino das redes pública e privada.

 

Estiveram presentes na cerimônia o diretor de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação (MEC), Geraldo Grossi Júnior, o representante do Conselho de Educação do DF, Mario Sérgio Mafra, os demais conselheiros membros do órgão e dirigentes de escolas públicas e privadas.