Deficiência mental – o desafio da escola – Educação Especial

O dia 21 de março é o Dia Internacional da Síndrome de Down. Dentro dos 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a Síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21” que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares, chamado trissomia. A ideia surgiu na Down Syndrome Internacional, na pessoa do geneticista da Universidade de Genebra e foi referenciada pela Organização das Nações Unidas em seu calendário oficial.

A Série Deficiência Mental apresentada pela TV Escola apresenta relatos de experiências bem sucedidas de inclusão de crianças portadoras de deficiência Mental na rede pública de ensino. A série tem 6 episódios que incluem todas as faixas etárias da educação infantil à vida adulta. O vídeo “O desafio da escola” mostra projetos bem sucedidos de inclusão de crianças de 7 a 11 anos portadoras de deficiência mental. A experiência de professores de turmas integradas e a utilização da informática no processo de ensino.