Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/20 às 17h54 - Atualizado em 11/09/20 às 10h33

Dia Nacional do Cerrado é comemorado com I Exposição Infanto-Juvenil

COMPARTILHAR

Evento será realizado por videoconferência, na sexta feira (11), e irá premiar obras artísticas de estudantes da rede pública de ensino

 

Marilene Almeida, Ascom/SEEDF
*Estagiária supervisionada

 

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

 

A I Exposição Infanto-Juvenil do Cerrado será na sexta feira (11), das 16h às 17h30, por videoconferência. Estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal irão expor trabalhos artísticos no evento virtual. A data foi escolhida por ser comemorado o Dia Nacional do Cerrado.

 

Na exposição também irá ocorrer a cerimônia de premiação dos trabalhos vencedores. Com o tema “As Belezas do Cerrado, o objetivo é permitir que os estudantes das escolas públicas mostrem a biodiversidade desse Bioma, a partir de obras artísticas confeccionadas por eles.

 

Ao todo, 109 estudantes de unidades escolares públicas do DF do 1° aos 9º anos do Ensino Fundamental encaminharam trabalhos, e desses, dez serão premiados.

 

As inscrições e envios das obras se encerraram em 7 de setembro e os critérios de avaliação foram: criatividade, originalidade, comunicabilidade e a relação com o tema.

 

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação em conjunto com Museu do Cerrado (MUC) da Universidade de Brasília (UnB).

 

O III Fórum Permanente de Educação Ambiental da SEEDF irá ocorrer no mesmo momento da I Exposição Infanto-Juvenil do Cerrado.

 

Para conferir os trabalhos dos estudantes e participar do evento, basta acessar o link.

Prêmios aos vencedores

→ 1° lugar: troféu, certificado de participação, uma coleção de livros sobre o Cerrado e uma camiseta do Museu do Cerrado.

 

→ 2° lugar: troféu, certificado de participação, dois livros, um estojo de lápis de cor e uma camiseta do Museu do Cerrado.

 

→ 3° lugar: troféu, certificado de participação, um livro e uma camiseta do Museu do Cerrado.

 

→ Do 4º ao 10° lugar: um livro e certificado de participação.

O Cerrado

O Cerrado é reconhecido como a savana mais rica do mundo em diversidade biológica, e abriga cerca de 5% da fauna e flora de todo o Planeta.

 

Ele possui função significativa na preservação de todas as espécies de animais e vegetais do território brasileiro, por estar no centro do Brasil e também por fazer contato com todos os outros Biomas do país por meio de suas águas.

 

Nele vivem 80 povos indígenas, além de quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, ciganos, entre tantas outras comunidades tradicionais, que são os conhecedores e guardiões das riquezas do Cerrado.

 

O Distrito Federal é totalmente ocupado pelo Cerrado, que é o segundo maior bioma da América do Sul e comporta a nascente das três maiores bacias dessa parte do continente.