Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Dica da Videoteca para o Professor

Salto Para o Futuro | Chamada | Arte e Educação

Arte e Educação é o tema do programa do Salto para o Futuro. Os convidados são Roseli Alves, coordenadora do Instituto Arte na Escola e Luís Pisarro, pintor e arte-educador. Neste programa é debatido como o espaço da escola pode ser um lugar de formação estética de alunos com o incentivo dos professores.

A Videoteca Central grava diariamente todos os programas inéditos veiculados pelo Canal TV Escola e os disponibliza para os professores da rede pública de ensino.

 

TV Escola apresenta nova grade para o Ministro Mendonça Filho

Início de ano é tempo de mudança e na TV Escola não é diferente. Muitas novidades estão por vir no ano de 2018, uma delas é a nova programação. Esta mudança foi realizada após a realização de uma pesquisa realizada nas cinco regiões do Brasil.A nova programação voltada para as crianças, adolescentes e educadores é dedicada a atender ao interesse, desejo e a vontade do telespectador.

A identidade visual da marca também foi alterada e com o slogan de “É bom saber” esta nova programação e nova marca entrou no ar a partir do  dia 15 de janeiro.

A  Videoteca Central da SEEDF grava diariamente todos os programas inéditos da TV Escola e os disponibiliza aos professores da rede pública de ensino. Confira as novidades!


 

Salto Para O Futuro 2017 | O fenômeno dos Youtubers

No ano de 2017, a pesquisa “Os influenciadores de 2017 – quem brilha na tela dos brasileiros” apontou o youtuber Whindersson Nunes como a personalidade mais influente do Brasil. Encomendado pelo Google e realizado pelo Instituto Provokers, o estudo ouviu duas mil e quinhentas pessoas, entre 14 e 34 anos. Outra pequisa, “Geração Youtube”, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, aponta que, em 2017, cinco canais entre os cem mais populares do brasil são produzidos ou consumidos por crianças.

Neste Programa Salto para o Futuro especialistas analisam o fenômeno dos Youtubers e como ele tem alterado a dinâmica da comunicação, porque fascinam tanto crianças e adolescentes e como este fenômeno está relacionado a temas mais sérios como o consumismo, por exemplo.

 


Salto Para o Futuro 2018 | Chamada | Leitura: desafios, descobertas e diversão

O Programa Salto para o Futuro veiculado pela TV Escola tem como objetivo possibilitar a atualização dos professores. Neste programa a convidada especial é a escritora brasileira contemporânea Ana Maria Machado e o escritor Henrique Rodrigues.. O programa debate o ensino da leitura e discute os desafios, as descobertas e a diversão que a leitura pode trazer para o nosso cotidiano.

 


Salto para o Futuro 2017 – Chamada – A Vida Depois do Zika

Detectado pela primeira vez no país ano passado, o Zika vírus vem se disseminando rapidamente, sendo apontado como possível causa do surto de microcefalia em bebês e, também, do aumento na incidência da Síndrome de Guillain-Barré. O contágio principal pelo ZKV se dá pela picada do mosquito que, após se alimentar com sangue de alguém contaminado, pode transportar o ZKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele.

Uma gestante pode transmitir o ZKV para o feto durante a gravidez e essa forma de transmissão está relacionada a ocorrência de microcefalia e outros defeitos cerebrais graves do feto, além disso, alterações articulares, oculares e outras malformações.

Este programa do Salto para o Futuro debate as políticas públicas voltadas para crianças com microcefalia no Brasil


20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei de número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A Videteoca possui em seu acervo várias indicações para as escolas trabalharem este dia com títulos que atendem desde os alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, bem como conteúdos para os professores se apropriarem desta temática.


Caminhos da Escola – Saúde do Professor – Ep 36

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data em que são homenageados os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Neste dia tão especial nada melhor do que refletirmos sobre a importância da saúde do professor. A Série Caminhos da Escola vai a Cuiabá, Mato Grosso, na Escola Estadul Souza Bandeira para apresentar o programa “Saúde do Professor” e apresenta os cuidados tomados com a saúde do professor que influenciam na qualidade do ensino.


Salto Para o Futuro 2017 | Chamada | A Escola na Era Digital

De acordo com a sétima edição da pesquisa TIC Educação, 74% dos estudantes do 2º ano das escolas de ensino médio localizadas em áreas urbanas revelaram já ter utilizado dispositivos móveis em atividades pedagógicas.

Nesta edição do “Salto para o Futuro”, os convidados discutem a presença das tecnologias nas escolas brasileiras e falam de estratégias para fazer dos recursos disponíveis aliados poderosos no processo de ensino-aprendizagem. A presença e a utilização das tecnologias nas escolas brasileiras são assuntos em discussão nesta edição do “Salto”

 


A TV Escola exibe a partir desta semana o Programa Sua Escola, Nossa Escola – Educação Finanaceira.

A produção é uma das iniciativas da parceria entre a AEF-Brasil e a TV Escola / Roquette Pinto Comunicação Educativa. Com exibição pela TV Escola, a série vai abordar a Educação Financeira baseada em experiências realizadas em escolas públicas de cinco cidades brasileiras – Macapá (AP), Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas (TO). Com cinco episódios de 26 minutos, “Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira” é totalmente gravada na escola, por meio de entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto.

A Videoteca está gravando e vai montar um DVD com toda a série e este material estará disponível para empréstimo aos professores da rede pública de ensino.

 

 


 

O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Para marcar esta data nada melhor do que conhecer a história da educadora Berha Lutz que faz parte da Série Educadores Brasileiros veiculada pela TV Escola.

Este episódio mostra a trajetória política da bióloga responsável pelas conquistasdos direitos civis das mulheres brasileiras, contada por quem a conheceu. Principal responsável pelo ingresso das mulheres na educação e vitoriosa nas lutas pelo acesso feminino ao voto e ao trabalho.


 

Especial semana de poesia

O dia 04 de outubro é o dia internacional do poeta. Os poetas são pessoas indecifráveis, mas são também gênios que conseguem passar para o papel coisas que acontecem na realidade ou na ficção.

A Semana de Poesia da TV Escola  completou 10 anos. Nesse período, já entrevistou grandes nomes da literatura e incentivou o surgimento de novos escritores e leitores. Em sua 10ª edição,  o grande homenageado foi Vinicius de Moraes, que estaria completando 100 anos.

A cada dia da semana, é exibido um programa de uma hora de duração que se dedica a falar de literatura em suas mais diversas formas: poesia, crônica, conto, romance, entre outros.

A programação do Especial Semana de Poesia conta com uma série inédita, produzida pela TV Escola, sobre esse grande escritor e sua obra, matérias em escolas de todo o país sobre seus projetos literários, curiosidades da literatura brasileira, entrevistas com renomados escritores e a participação dos vídeos autorais de alunos e professores participantes do Concurso Pequenos Leitores, Futuros Poetas.

A dica desta semana apresenta uma pequena retrospectiva deste período e a Videoteca Central tem em seu acervo todas as semanas de poesia da TV Escola gravadas. Um material rico e interessante para desenvolver bons projetos nas escolas e incentivar a produção poética de nossos alunos.

 


Semana da educação física: programa 1/5

A “Série Educação Física – Semana Temática” aborda como a atividade física compõe a nossa cultura dentro e fora da escola, por meio de documentários e matérias com alunos e professores de todo o país. Na entrevista, o convidado é o professor Caio Martins que discute os parâmetros curriculares da disciplina de Educação Física.

 

 

 


 

Alfabetização e letramento

O dia 8 de setembro foi declarado em 1967, pela ONU e pela UNESCO, como o Dia Internacional da Alfabetização, com o objetivo de despertar a consciência da comunidade internacional e chegar a um compromisso mundial com relação ao desenvolvimento e à educação.
Talvez a definição mais correta de alfabetização seja do pedagogo brasileiro Paulo Freire: “A alfabetização é mais, muito mais, que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, é a habilidade de continuar aprendendo e é a chave da porta do conhecimento”.

A Série “Alfabetização, Leitura e Escrita” tem como objetivo colocar em discussão a alfabetização e o letramento, enfocando as principais perspectivas para fazer com que cada criança tenha assegurado o seu direito a aprender a ler e a escrever e, assim, participar do mundo da escrita.

O programa “Alfabetização e letramento: os desafios contemporâneos” caracteriza os desafios contemporâneos da alfabetização e do letramento. Para isso, apresenta e discute dados sobre os índices escolares e não-escolares da alfabetização e do letramento no Brasil. Esses índices mostram um persistente fracasso na alfabetização. O programa também levanta e discute possibilidades de explicação desse fenômeno.

 


 

Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável

 


Linguagem Teatral e Práticas Pedagógicas

A Série do Programa Salto Para o Futuro visa criar um espaço de diálogo e de reflexão sobre o papel da arte, especialmente do teatro, na formação das pessoas, e sua relação com a escola. Para explorar o tema, a série tem três eixos norteadores: sentidos do teatro, linguagem cênica e aprendizado e ensino de teatro.

Os sentidos do teatro o primeiro programa da série propõe uma reflexão sobre a necessidade e o sentido do teatro. Como essa arte que nasceu ligada a antigos rituais perdura até os dias atuais? Qual a dimensão social e política do fazer teatral? Quais os  marcos mais importantes no desenvolvimento do teatro brasileiro?

Os demais programas da série são: A linguagem cênica, Aprender e ensina teatro, Outros olhares sobre linguagem teatral e Práticas Pedagógicas em debate.


18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes 2015


A série Salto para o futuro

Gestão Educacional para Diversidade, veiculada pela TV Escola pretende discutir a responsabilidade dos sistemas de ensino quanto ao enfrentamento de preconceitos e discriminações respaldando-se na garantia constitucional de educação enquanto direito fundamental de todos (as).

Informar é o primeiro passo para a quebra do preconceito.
O programa Diversidade e Educação Infantil faz uma reflexão sobre uma educação antirracista desde a infância: como a Educação Infantil pode contribuir para superar preconceitos, atitudes discriminatórias e promover a autoestima das crianças. Na linha do tempo, a infância em discussão, os mitos e as visões sobre a diversidade nos primeiros anos de vida. Preconceito e discriminação: como estas atitudes se formam na infância e como a escola pode ajudar a superá-las. Apresenta também experiências de valorização da cultura afro-brasileira em escolas de São Paulo e Belo Horizonte e uma entrevista com a psicóloga e pesquisadora Cida Bento que fala das relações sociais e o respeito à diversidade na Educação Infantil.

Quiz da escola

Para Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, a língua era sua pátria. A língua nos dá identidade, nos possibilita uma comunicação eficiente de norte a sul do nosso país e com outros povos, nos transmite os valores da pátria.
Na seção de Língua Portuguesa do catálogo da Videoteca Central o professor encontra ideias e dicas para seu trabalho com os alunos, norteado pelo objetivo de formar leitores, escritores e usuários da linguagem oral. Para isso é necessário trabalhar com a diversidade textual e com a compreensão de que existe diferença entre produzir um texto e saber escrevê-lo, usando uma língua viva, mas que não
dispensa o domínio de normas.

SÉRIE – Salto para o Futuro

O que faz uma região crescer do ponto de vista econômico sem desconsiderar o ambiente e tudo o que faz parte dele como a cultura local e os recursos naturais? Promover o desenvolvimento exige uma série de ações do governo e da sociedade civil que tem uma ligação direta com a educação nos seus mais diferentes níveis de ensino. A série do Salto para o Futuro “Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável” cita exemplos pelo Brasil de como a educação se relaciona com o mundo do trabalho e o desenvolvimento sustentável.

A Série tem cinco vídeos e pode ser estudada e debatida nas coordenações gerais e com a comunidade escolar.