Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Dicas da videoteca para EI

MOUK | Chamada

O mês de fevereiro é o mês de estreia dos novos programas veiculados pelo Canal da TV Escola. Para a Educação Infantil a novidade é a Série Mouk, uma turma de bichinhos que vai contar para a criançada como são as paisagens, a vegetação, o clima e a cultura de uma porção de lugares.

A Videoteca grava, diariamente, todos os programas inéditos veiculados pela TV Escola e os disponibiliza para os professores da rede pública.

 


 

O q são as coisas?

A Videoteca indica a  série infantil em 3D, “O que são as coisas?”  baseada originalmente no livro de Oscar Brenifier e Jacques Després “Le livre des grands contraires philosophiques”. Ela é voltada para alunos em idade pré-escolar e, em 52 episódios, trata de questões filosóficas. Hugo, um menino muito curioso e seus amigos Félix e Lili fazem questionamentos tais como “o que é um amigo?”, “o que é amar?” e “o que é medo?”.

 

 


 

Trailer Oficial do filme “Território do Brincar”

Conheça a Série “Território do Brincar”, um passeio pela geografia de gestos infantis que habitam brincadeiras de diversas regiões brasileiras. Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar. Durante dois anos, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks viajaram pelo Brasil registrando o brincar universal de meninos e meninas de dferentes realidades. A série composta por 14 episódios  foi veiculada pela TV Escola e está disponível para empréstimo na Videoteca Central.


KIKA: Trabalho em Grupo

 


Bruno e os Bananamigos
A séire apresenta um macaquinho brincalhão ajuda crianças em idade pré-escolar a explorarem o mundo da imaginação.

 


Série “De onde vem?”

A série tem 20 programas de animação apresentada por uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas, de forma acessível e bem humorada. A série foi produzida pela TV Escola e trata de assuntos interessantes e de perguntas que todas as crianças fazem como:  de onde vem a energia elétrica, o papel, o vidro, o plástico, o dia e a noite entre outras. Cada episódio tem 4 minutos de duração.

 

 


 

Flipos a pracinha leve pesado

Através de histórias alegres, músicas e jogos, a série ensina conceitos básicos de opostos ou antônimos.

Lili, Ponk, Dês e Bebê são quatro amigos que, juntos, exploram o universo numa espaçonave. Nela, eles irão descobrir planetas inabitados, conhecer novos amigos e superar dificuldades. A Série Flipos é uma aventura intergaláctica muito divertida! Prepare-se para aprender com Flipos, em uma colorida animação através de histórias alegres, músicas e jogos.

Neste episódio os Flipos decidem ajudar dois habitantes deste planeta em que acabam de chegar na construção de uma pracinha. Para isso, eles terão que mover objetos pesados!


Ciências: Letrinhas Mágicas: O Aniversário do O

A série de animação “Ping e Pong” apresenta dois coelhinhos muito curiosos que buscam respostas para diversas questões relacionadas à origem dos animais, funcionamento da natureza e à interação dos seres vivos com o ar e com a água, entre outras. A série, de origem coreana, tem 26 episódios e cada um tem duração de 5 minutos.A série de animação “Ping e Pong” apresenta dois coelhinhos muito curiosos que buscam respostas para diversas questões relacionadas à origem dos animais, funcionamento da natureza e à interação dos seres vivos com o ar e com a água, entre outras. A série, de origem coreana, tem 26 episódios e cada um tem duração de 5 minutos.

Assista um trecho do programa “O machucado”