Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Dicas da videoteca para EF Anos Finais

 

E-Notícias | 4/10 – Prática esportiva nas escolas é complemento da educação.

Os programas da seção de Educação Física do Catálogo da Videoteca apresentam esportes, jogos, brincadeiras e danças – atividades muito importantes para o desenvolvimento e socialização das crianças e dos jovens. Alguns ensinam os fundamentos, as principais técnicas e os treinamentos de vários esportes. Outros ressaltam o papel dos jogos e brincadeiras não apenas como diversão e passatempo, mas também como aprendizagem de conceitos, comportamentos e valores, lembrando que Educação Física é para todos.

 

 


E-Notícias | 9/10 – Uso de materiais alternativos em sala de aula.

Os programas da área de Educação Física veiculados pela TV Escola e presentes no catálogo da Videoteca apresentam esportes, jogos, brincadeiras e danças – atividades muito importantes para o desenvolvimento e socialização das crianças e dos jovens. Alguns ensinam os fundamentos, as principais técnicas e os treinamentos em vários esportes. Outros ressaltam o papel dos jogos e brincadeiras não apenas como diversão e passatempo, mas também como aprendizagem de conceitos, comportamentos e valores.

 

 


Dicas da TV Escola [34] – Português

A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo e a terceira do mundo ocidental, superada pelo inglês e pelo castelhano. Atualmente, aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam português e o Brasil responde por cerca de 80% desse total.

Diante disso, a língua portuguesa é instituída como oficial em Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Princípe e Guiné Equatorial. Diante da grandiosidade da língua, em países do MERCOSUL é obrigatório o ensino do português como disciplina escolar.

A Videoteca indica a Série Língua Pátria veiculada pela TV Escola com dez programas em que poetas, músicos, jornalistas e cineastas falam sobre a Língua Portuguesa dos países colonizados por Portugal. Os depoimentos são comentados pelo poeta baiano Wally Salomão.

 

 


Dicas da TV Escola [9] – Obesidade

A obesidade é uma doença. Isso mesmo, uma doença! Não se trata de uma questão estética ou mera consequência dos maus hábitos. É um problema multifatorial que deve ser prevenido desde os primeiros meses de gestação.

O preocupante é que a obesidade vem crescendo entre as crianças no mundo inteiro e se expandindo de forma alarmante em todo o Brasil. Estudos recentes mostram que metade das nossas crianças está acima do peso considerado adequado para a idade.

No acervo da Videoteca existem muitos títulos que tratam desse assunto que merece a atenção de todos nós.

 

 


Espaçonave Terra – 52 PROGRAMAS

A Videoteca indica a Série Espaçonave Terra composta por 52 programas – número correspondente às semanas de um ano – mostrando o que ocorre quando a Terra gira em torno do Sol. A translação é pretexto para a observação de fenômenos astronômicos e de suas relações com a vida na Terra.

 

 


Mentes Brilhantes

A Série de animação em 2D “Mentes Brilhantes” apresenta, de forma descontraída e divertida, os acessos de genialidade de personalidades que mudaram o rumo da História. O Barão Munchhausen e Beth são os anfitriões de um espetáculo extraordinário e, em cada noite, um convidado especial entra em cena para fazer, literalmente, a cabeça da plateia explodir. São apresentados nomes diversos como Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei, Marie Curie, Charles Darwin, Santos Dumont, Louis Pasteur, Leonardo da Vinci entre outros.

 


Vem ai O Futuro Que Eu Escrevo – 2ª Temporada 

Nesta terça feira (02/05), estreia na TV Escola a série “O Futuro que Escrevo”. A TV Escola acompanhará estudantes da rede pública de todo Brasil que escreveram para a 5º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Estudantes da rede pública de ensino desenvolveram textos de poesia, crônica, artigos de opinião e memórias literárias para participar de um concurso bienal de redação. A série documental “O Futuro que Escrevo” acompanha a viagem desses jovens escritores e seus professores, vindos de diversos lugares do país, para as etapas regionais e final da Olimpíada de Língua Portuguesa. Em cada episódio, uma cidade-sede os recebe para atividades como saraus, oficinas e, claro, a premiação. Nesses encontros, eles compartilham não apenas os seus textos, mas também suas inspirações e experiências de vida.

A Videoteca da SEDF vai gravar todos os programas e disponiblizará por empréstimo aos interessados
Você não pode deixar de conhecer cada um deles, seus textos e suas inspirações.

 


 

Expresso Brasil – A Paraíba de Chico César

A Série Expresso Brasil tem 27 programas emq ue personalidades da cultura brasileira apresentam a arte, os costumes, os mitos elendas, as características geográficas e a história dos estados em que nasceram. Cada programa apresenta um dos estados brasileiros. A série foi veiuclada pela TV Escola e está disponível na Videoteca.

 

 


Pergunte à Lara – Maldita Espinha

A Série Pergunte à Lara é destinada ao público de 9 a 13 anos, a animação acompanha o trajeto de Lara e seus colegas para a puberdade, em ambiente de intercâmbio escolar. As perguntas de Lara para o seu público são apropriadas e interessantes. As opções de resposta apontam a diversidade do mundo pré-adolescente.

No episódio “Maldita espinha” Lara fica muito feliz quando um garoto da escola, chamado Deon, a convida para um passeio de bicicleta. Porém, na manhã anterior ao encontro, Lara fica apavorada ao acordar com uma espinha enorme no seu rosto. Envergonhada, ela se recusa a sair de casa. Suas amigas a ajudam a enfrenar esse problema com naturalidade.


Pluralidade Cultural – Índios no Brasil – Quem são eles 1/2

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.

A Série “Índios do Brasil” produzida e veiculada pela TV Escola tem 10 programas e traça um perfil da população indígena brasileira e mostra a relação dessa população com a natureza, o sobrenatural e os não-índios.

 


 

Capoeira – Com libras (parte 1)

A série Atividade é uma produção da TV Escola voltada aos professores de Educação Física. Em 14 documentários, são enfocadas sete modalidades esportivas, com suas histórias, regras e fundamentos: Atletismo, Basquetebol, Capoeira, Futsal, Ginástica para Todos, Handebol e Voleibol. Cada uma delas é o tema de dois programas, de 13 minutos cada, que trazem, além das informações técnicas, efeitos de computação gráfica em 3D, nos quais se pode perceber reações do organismo em seu esforço muscular e cardiovascular, e depoimentos de atletas brasileiros de renome nacional e internacional.

O quinto programa da série vai até Salvador, na Bahia, para falar sobre a Capoeira, prática que mistura esporte, arte, dança, música e filosofia. Presente em mais de 180 países, a modalidade integra pessoas independente de idade ou nível social. Com participação especial do Mestre China, o documentário mostra as possíveis origens da atividade, desde o Brasil Colônia até os anos 1970, quando passou a ser considerada modalidade esportiva pelo Conselho Nacional de Desportos. Também fala sobre os movimentos da atividade e formas para inseri-la em aulas de Educação Física.


 

Dicas da TV Escolas – Fração

Os vídeos da seção de  matemática que compõem o acervo da Videoteca Central são instigantes e auxiliam o professor na tarefa de deixar a matemática prazerosa e fácil. O professor poderá trabalhar com taxas e índices, com atividades com jogos esportivos e brincaderias, a exemplo do futebol e da confecção de pipas, e poderá também aproveitar o conhecimento  que os alunos já têm dos números e respeitar suas estratégias de cálculo.

 


 

TV Escola (HD): Mentes Brilhantes – Leonardo Da Vinci (Episódio 1)

A Videoteca indica a Série Mentes brilhantes que apresenta de forma descontraída e divertida, os acessos de genialidade de personalidades que mudaram o rumo da História. O Barão Munchhausen e Beth são os anfitriões de um espetáculo extraordinário e, em cada noite, um convidado especial entra em cena para fazer, literalmente, a cabeça da
plateia explodir.

O primeiro episódio é  Leonardo da Vinci.  Em sua primeira apresentação, o Barão de Munchhausen vai mostrar para a plateia todos os tesouros preciosos que acumulou durante vários anos. Ele liberta um gênio da lâmpada que estava entre esses objetos. O gênio faz todos os ítens preciosos desaparecerem. Para tê-los novamente, o Barão e seus colegas terão que desvendar o enigma: por que Leonardo da Vinci é um verdadeiro gênio?

Os outros episódios da série são Louis Pasteur, Tomas Edison, os irmãos Lumière, Santos Dumont, Charles Darwin, Marie Curie, Galileu Galilei, Isaac Newton, Dimitri Mendeleiev e Albert Einstein.


 

Imperio Inca parte 1

A Série “Grandes Civilizações”, conta de maneira didática a história de povos importantes para a evolução da humanidade, como o Império Romano, Grécia, Índia, Mesopotâmia, Japão, Maias, Hebreus, Vikings e Celtas.
A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532.


 

 

Matemática em toda parte – Sítio / Alqueire

Os vídeos da área de Matemática pretendem auxiliar o professor na tarefa de deixar esta matéria prazerosa e fácil. Para isso o professor poderá trabalhar com taxas e índices, com atividades como jogos esportivos e brincadeiras, a exemplo do futebol e da confecção de pipas, poderá aproveitar o conhecimento que os estudantes já têm dos números e respeitar suas estratégias de cálculo.


 

A Série “Matemática em toda parte” tem sete episódios que,  a partir de atividades sugeridas pelo Professor Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia, como a matemática nas finanças, na música, no futebol, no sítio, na cozinha, na construção e na arte.

O voleibol (parte 1)

O Rio de Janeiro será a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016 ou 36ª Olimpíada. Os Jogos Olímpicos serão abertos no 5 de Agosto e encerrados no dia 21 de Agosto de 2016. As Paralimpíadas serão abertas em 7 de Setembro e finalizadas em 18 de Setembro do mesmo ano.

A Série Atividade, veiculada pela TV Escola, apresenta a diversidade das modalidades esportivas, como atletismo, basquetebol, ginástica, handebol e voleibol. Destaca também a saúde do corpo e os benefícios proporcionados por elas. Enfoca os benefícios do esporte no desenvolvimento dos valores ligados à cidadania, tais como postura
ética, inclusão, solidariedade, sociabilidade e convívio com a diversidade.


 

“Museu Vivo da Memória Candanga”

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio. O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

Os museus são espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas e estilos. O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A cada ano a ICOM escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus. Em 2016, o tema será “Museus e Paisagens Culturais”.

A Série “Conhecendo Museus” veiculada pela TV Escola apresenta os principais museus do Brasil O objetivo é divulgar bens e valores culturais da humanidade democratizando o conhecimento gerado por essas instituições. O vídeo “Museu Vivo da Memória Candanga” mostra o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira que foi o primeiro de Brasília. As casas ali montadas são o mais íntegro conjunto de arquitetura de madeira da época da construção de Brasília. É nesse local onde funciona o Museu Vivo da Memória Candanga. Seu acervo é composto não só pelas edificações históricas, mas também por peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital. Cinco coleções compõem a exposição permanente. A do HJKO, a Coleção Mário Moreira Fontenelle, a Coleção Seu Pedro de Oliveira Barros, a Coleção Artesanato e Arte Popular e a Coleção Artesanato Renovado. O Museu oferece cursos de artesanato, marcenaria, tecelagens entre outras atividades.


 

Dos Grilhões ao Quilombo – 500 Anos: O Brasil Colônia na TV

O Dia da Abolição da Escravatura é celebrado em 13 de maio no Brasil. Esta data homenageia a Lei Áurea sancionada em 1888 e pôs ao fim a escravidão no Brasil. Quem assinou a lei da Abolição da Escravatura foi Dona Isabel, princesa imperial do Brasil. O Brasil foi o último país livre da América a abolir totalmente a escravatura.

A Série “O Brasil Colônia na TV” veiculada pela TV Escola tem 8 programas em que bonecos animados contam uma versão sobre alguns dos principais aspectos da história da colonização do Brasil. O programa “Dois grilhões ao quilombo” mostra que Portugal comercializava escravos com a África e os costumes dos negros africanos que foram incorporados pelos brancos e o papel dos quilombos.


Pluralidade Cultural – Índios no Brasil – Quem são eles 1/2

A Série “Índios no Brasil” tem dez programas produzida e veiculada pela TV Escola e traça um perfil da população indígena brasileira. mostra também a relação dessa população com a natureza, o sobrenatural e os não-índios. O programa “Quem são eles” consta da relação de obras do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília.

 

 


Caminhos da escola – alimentação da escola – ep 25

Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Esta data é importante para que possamos refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação e essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.

A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.

Para trabalhar este assunto em sala de aula indicamos o vídeo “Alimentação na Escola” da Série Caminhos da Escola veiculada pelo Canal da TV Escola. O programa viaja até Bagé (RS), para conversar sobre alimentação na E.M. Peri Coronel e mostrar como os hábitos alimentares repercutem diretamente na educação.


Festival Curta um Curta

Professores e alunos do Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro realizaram o Festival Curta um Curta. Uma mostra de vídeos produzidos pelos alunos.

 

 

 


Adhemar Ferreira da Silva (1927 – 2001) – Heróis de Todo Mundo

20 de novembro – Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de Novembro em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de Novembro de 1695.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africana. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.


A Série “Heróis de Todo Mundo – A Cor da Cultura” veiculada pelo Canal TV Escola, com 30 episódios com duração de 2 minutos apresenta com uma linguagem coloquial que mistura elementos documentais a vida de uma personalidade negra já falecida, ressaltando sua importância nos cenários cultural, histórico, político ou científico do Brasil. A biografia deste personagem ganha corpo através de encenação, feita por uma celebridade viva que tenha sido, de forma subjetiva, influenciada pela vida ou trabalho desta figura histórica.

Nste episódio Toni Garrido apresenta Adhemar Ferreira da Silva (1927-2001) um atleta paulista, o primeiro bicampeão olímpico, em salto triplo do país, cuja história é apresentada por Róbson Caetano, dono de duas medalhas olímpicas nos Jogos Pan-Americanos, o maior velocista da história do atletismo brasileiro.

 


 

Tik tak tok: Mosquitos

 


Quiz: Quantas Pessoas Falam Português?

 


Vacinação

A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la, e é isso que as vacinas fazem.

A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – seja contaminada.

 

 


 

ABC da Astronomia

Série que viaja pelo alfabeto da língua portuguesa e, em 30 episódios, apresenta os principais conceitos da ciência que estuda as estrelas. A cada programa, o professor e astrônomo Walmir Cardoso nos mostra um tema derivado de uma letra. Animações, fotos espaciais e imagens de arquivo complementam a viagem espacial que traz, como grande diferencial, o ponto de vista do hemisfério sul sobre os temas e conceitos.

A Astronomia é a mais antiga dentre as ciências. Desde os primórdios o ser humano observava o céu. Do grego “lei das estrelas”, a Astronomia foi estudada desde cedo por povos em todo o mundo. Os movimentos dos astros foram estudados pela mecânica celeste, no século XVIII. Para estudar o nascimento, vida e morte das estrelas veio a Astrofísica e para estudar o surgimento e evolução do Universo, a Cosmologia. Hoje, temos telescópios espaciais como o Hubble e Spitzer, que trouxeram imagens fantásticas de nebulosas, galáxias. No episódio de abertura da série ABC da Astronomia, o professor e astrônomo Walmir Cardoso te convida a viajar por essa evolução: desde os primeiros olhares à astronomia extragaláctica.


Guimarães Rosa

O mágico do reino das palavras da Série Mestres da Literatura, produzida pela TV Escola mostra a história da vida do escritor, que também foi médico, diplomata e estudioso de línguas. Em sua obra, a presença do universo sertanejo, com histórias de jagunços, conflitos e andanças. O programa mostra narrações de trechos de textos consagrados do autor, como Grande sertão: veredas, Sagarana, Tutaméia, entre outros. Participações dos “Miguelins” jovens de Cordisgurbo, MG, que resgatam a obra de Guimarães Rosa, por meio da tradição oral. O programa analisa seu principal livro, Grande sertão, veredas.

 

 


Série Arte no Brasil: Arte Barroca

 

A Série Arte no Brasil tem cinco programas e aborda a pluralidade da arte brasileira. Mostra também a relação entre a arte, a etnia e a história do país. As diferentes fases da Arte no Brasil e suas simbologias. Os episódios da série são: Arte Indígena, Arte Barroca, O Olhar Estrangeiro, a Arte Moderna e a Arte Contemporânea.  Cada episódio tem a duração média de 11 minutos.


Meio ambiente e desmatamento

As questões de Meio Ambiente estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos e é importante que os professores estejam preparados para falar sobre a importância de sua preservação. Os programas sobre Meio Ambiente podem orientar o professor no debate sobre preservação das espécies, aproveitamento das fontes de energia, equilíbrio ecológico e reciclagem de lixo.

 


 

Educação  – “Quem disse que eu estou só brincando?”

Mostra desde as simples brincadeiras da infância, até a prática do esporte como atividade profissional.

A Educação Física pode além de desenvolver, fortalecer e manter o organismo em ordem, formar os jovens cidadãos em diversos aspectos. A série destaca as vertentes inovadoras desta disciplina das escolas básicas, com uma abordagem que vai além da competição, ou da prática das atividades físico-esportivas.

No episódio “Esporte e trabalho” pode-se perceber que nem  só de pódio e medalhas é formada a vida de quem decide se dedicar integralmente esporte. O programa mostra as dificuldades, obstáculos, alegrias e glórias que fazem parte da vida dos atletas profissionais. O convidado é o treinador da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei, Bernardinho, que integrou a chamada “geração de prata”, responsável pela popularização do voleibol no país. Ele dá dicas e aponta caminhos para o jovem Brian, de 13 anos, atleta confederado em início de carreira e aluno da Escola Municipal João Saldanha.


Um jovem explorador na Ásia que responde perguntas sobre o mundo

Como é que aparece o arco-íris? O que é uma estrela cadente? O que é a primavera? Estas são algumas das perguntas que uma criança de 6 anos faria e Moko vai viajar pelo mundo, continente por continente para as responder. Nas suas viagens ele vai descobrir muitos fenômenos naturais que  irão despertar o interesse e a curiosidade . Cada episódio começa com uma aventura e acaba com uma explicação de algo que parecia inexplicável.
A série é uma produção franco-canadense e traz como protagonista um menino africano que viaja para o continente asiático, onde depara com diversos tipos de fenômenos naturais, e explica o que é um eco, uma monção, uma ilha, corais, vulcão, tsunami, inundação, areia movediça, correntes marítimas e terremoto. O objetivo da série é que os professores iniciem uma discussão sobre o meio ambiente com os alunos de uma forma lúdica e muito interessante.