Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Dicas da videoteca para EF Anos Iniciais

As Chaves de Mardum

A Videoteca indica a Série” As Chaves de Mardum” voltada para o público infantil e aborda, de maneira lúdica, o aprendizado da matemática nos anos iniciais, com conteúdos extras em uma plataforma online e jogos digitais com material de apoio ao professor.

O Reino de Mardum está em perigo. Os irmãos Cacá e Nina precisam ajudar o comilão Anonimus a salvar o Reino. As crianças entram no portal que dá acesso a outra dimensão para uma aventura de perigos e mistérios. Elas têm que resgatar as treze Chaves Mágicas Musicais e livrar o reino das garras de Rumpus. O vilão quer tomar o trono do Rei Ghor e ficar com as chaves a qualquer custo.


De Onde Vem o Fósforo? #Episódio 10

A Série “De onde Vem?” produzida e veiculada pela TV Escola tem 20 programas de animação apresentada por uma criança muito curiosa, que procura entender a origem  das coisas, de forma acessível e bem humorada.

 

 

 


Ritmos – piadinha da série Os Cupins

“Os cupins” é uma série infantil com fantoches que ensina conceitos básicos de música, como ritmo, notas musicais e sonoplastia. A história acontece no estúdio de Joca. O rapaz adora tocar seus instrumentos, ouvir música e dançar. Entretanto, durante os ensaios, o barulhoirrita Cupim e Cupincha, dois cupins que moram em seu piano e detestam música. Para acabarem com a algazarra, eles bolam vários planos para atrapalhar o rapaz. Clarinha, amiga de Joca, na tentativa de ajudá-lo, recorre a Queirós, um “sabe-tudo” que, emcada episódio aparece com uma profissão diferente. No episódio “O ritmo” Joca explica, por meio da música, a importância do som para a comunicação e do ritmo para a dança.

O natal do burrinho

Um desenho animado sobre as aventuras de um burrinho no deserto. Triste e solitário, elenão vê sentido na vida que leva. Mas tudo muda quando encontra uma família de peregrinos. Juntos, enfrentam patrulhas romanas, tempestades de areia e outros perigos. um  desenho animado sobre as aventuras de um burrinho no deserto. Triste e solitário, elenão vê sentido na vida que leva. Mas tudo muda quando encontra uma família de peregrinos. Juntos, enfrentam patrulhas romanas, tempestades de areia e outros perigos.


Hino Nacional do Brasil – Oficial

O Dia do Hino Nacional Brasileiro é celebrado em 13 de abril. A escolha dessa data deve-se ao fato de que, na noite do dia 13 de abril de 1831, a música do nosso hino foi tocada pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. O responsável pela criação da música do hino, isto é, da parte instrumental, foi o maestro Francisco Manuel da Silva e a letra é do professor e poeta Osório Duque-Estrada. A Videoteca Central disponibiliza em seu acervo várias interpretações do Hino Nacional: oficial, legendado, em Libras, em ritmos brasileiros e instrumental. O destaque é para a interpretação artística realizada pelos alunos do CEM 10 de Ceilândia produzida e gravada pelo Canal E da SEEDF.


ESCOLA X DENGUE

O Aedes Aegypti parece indefeso, mas é conhecido por ser o transmissor de diversas doenças como a dengue e a febre amarela. A campanha educativa fala sobre o desenvolvimento desse mosquito, desde a sua provável origem, na África Tropical, e as tentativas de sua eliminação. O material mostra também as principais características do Aedes Aegypti e as condições em que ele se reproduz, como forma de prevenção às doenças.

 


10 – Dia da Declaração de Direitos Humanos

O Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos ou Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado em 10 de Dezembro. A data tem um significado de extrema importância para a história da humanidade e para o modo como as sociedades são constituídas na contemporaneidade. A Declaração Universal dos Direitos Humanos garante à todos os seres humanos o direito à liberdade, à vida, à segurança e à dignidade.
Os lideres mundiais se reuniram e prometeram fazer com que a humanidade nunca mais tivesse que presenciar atrocidades como as que haviam sido registradas nas duas grandes Guerras Mundiais. Para isso, criaram ainda em 1945, ano em que a 2ª Guerra Mundial chegou ao fim, aOrganização das Nações Unidas – ONU.A Declaração Universal dos Direitos Humanos começou a ser pensada logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O mundo ainda sofria com as consequências bárbaras e violentas da guerra. Durante a primeira Assembleia Geral da ONU, em 1946, já foi apresentado um rascunho sobre o que viria a se tornar um esboço preliminar da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1947. No dia 10 de Dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi apresentada e proclamada durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Em 1950, a ONU oficializou a data como homenagem ao dia histórico para os direitos da humanidade.


Espaçonave Terra – semana 09 – ano bissexto; noções de calendário

O Dia da Astronomia é comemorado em 02 de Dezembro no Brasil.

A data homenageia a ciência que explora, observa e estuda o universo e tudo que existe nele: planetas, estrelas, satélites naturais, galáxias e etc.

A astronomia é uma das ciências mais antigas que existem no mundo, responsável pela descoberta da origem, movimentação, composição e demais comportamentos dos corpos celestes que estão espalhados por todo o universo.

O Dia da Astronomia no Brasil surgiu em homenagem à data de nascimento do imperador Dom Pedro II, 2 de dezembro, que era considerado um astrônomo amador e o patrono da astronomia brasileira.

A Série Espaçonave Terra tem 52 programas, número que corresponde às semanas de um ano, mostrando o que ocorre quando a Terra gira em torno do Sol. A translação é pretexto para a observação de fenômenos astronômicos e de suas relações com a vida na Terra.


Uma árvore não é apenas uma árvore

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul.

A Série “Natureza Sabe Tudo” apresenta programas de desenho animado com Albert, um pássaro de bico largo que usa calça e suspensório. Ele se preocupa com questões ambientais, passeia pela natureza, conversa com outros animais e ensina o que vai observando em cada lugar.

O episódio “Uma árvore é mais que uma simples árvore” Albert mostra a função e a importância das árvores e as consequências da devastação das matas.


O menino Nito

A criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

A Videoteca Central possui inúmeros títulos que contemplam a Literatura Infantil. A sugestão desta semana traz a história de Nito, um menino que chorava bastante. Fala também das diferenças entre meninos e meninas.


Juro que vi: Saci

O dia 22 de agosto é o Dia do Folclore e foi criado para valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Este dia  é importante, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

O episódio Saci Pererê da Série “Juro que vi” mostra as características e conta a história de um dos mais populares personagens do folclore brasileiro: o Saci.  O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.Um homem há muito tempo cortava caminhos em sua fazenda em busca de algo perdido, mas tem seu trabalho atrasado com a visita do Saci. Quando este menino aparece, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto. O fazendeiro, então começa uma aventura para tentar capturá-lo.

Outros episódios da série são Iara, o boto, o curupira e Matinta Perera.


Ping pong: Machucado

 

 

 


Christopher, por favor, limpe o quarto

Nesta animação conhecemos o menino Christopher que só tinha um defeito: não arrumava o quarto. Por estar muito sujo, o lugar é invadido por milhares de baratas. Isso leva Christopher a limpar o quarto e mantê-lo assim. Uma ótima oportunidade para se trabalhar higiene do ambiente como fator de saúde.

 


Matemática – Tik tak tok Mosquitos

Tik tak tok é uma produção da En ce Miroir–La Cinquième, da França. São 122 programas com desenhos animados de curta duração, de 9 a 10 minutos, que propõem desafios curiosos utilizando cálculos matemáticos.