Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Dicas da videoteca para Ensino Médio

E-Notícias | 06/12 – 1817, A Revolução Esquecida

A Revolução Pernambucana de 1817 é tema do documentário produzido pela TV Escola e que comporá a grade de programação da TV Escola a partir do dia 15 de dezembro. A Videoteca Central da Secretaria de Educação grava diariamente a programação inédita veiculada pelo Canal da TV Escola e a disponibiliza por empréstimo aos professores da rede pública do Distrito Federal.

 


Hora do Enem | Especial – Revisão Pré-Enem (Matemática) – Ep. 126

Na semana que antecede o exame, o “Hora do Enem” faz uma revisão geral da área de Matemática. Os Professores João Carlos Cataldo, Diego Viug, Rodrigo Sacramento e Andrea Nazuto comentam os temas que mais caem e dão dicas sobre como os candidatos devem fazer a prova.

 

 


 

Hora do Enem | Filosofia e Redação – Ep. 265

Pela primeira vez, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. Neste domingo, dia 05 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, Matemática e Ciências da Natureza, com quatro horas e meia de exame..

 

 


 

HORA DO ENEM Programa 5 Redação Como Explorar o Tema e Organizar Ideias

As provas do Enem deste ano acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. A TV Escola tem na sua programação um programa dedicado ao Enem e a Videoteca Central grava todos os programas e os disponibiliza em seu acervo para empréstimo. Os programas têm um formato bem dinâmico que proporcionam uma revisão de todo o conteúdo e atendem com êxito este momento final de preparação para a prova.

 

 


 

R$100 Neuras – teaser de lançamento

R$100 Neuras estreou no Canal da TV Escola esta semana. Trata-se de uma Websérie em 13 episódios produzida pela TV Escola, com linguagem voltada ao público jovem, a youtuber Fernanda (Fê), que mora no país “Perrenguistão”, personagem vivida pela atriz Raissa Venâncio, relata os desafios com a gestão das despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro. A Videoteca Central está gravando todos os programas que comporão um DVD sobre Educação Fiscal.

 


 

Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.

Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

 


 

SALTO PARA O FUTURO: REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Em 23 de setembro de 2016, o Diário Oficial da União trouxe o texto da medida provisória que pretende reformar o Ensino Médio. A MP 746/2016 implementa uma nova estrutura para esta etapa da educação básica. Segundo o Ministério da Educação, os estudantes passam a ter a possibilidade de escolher itinerários formativos compatíveis com seus projetos de futuro, com vistas à formação técnica ou ao ingresso na universidade. Nesta edição do Salto para o Futuro, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, esclarece as principais dúvidas em relação ao projeto de Reforma do Ensino Médio e aponta os principais desafios para gestores, professores e alunos..

 


1º Hora do Enem / Matemática e suas Tecnologias – TV Escola

A TV Escola apresenta “A Hora do Enem” uma série pensada para os alunos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. A cada dia, uma área do conhecimento é o ponto de partida para dicas, entrevistas, resoluções comentadas de questões que já caíram nos anos anteriores e muito conteúdo produzido por quem mais entende do Enem.

 


 

Epidemia do Fumo – Extra da TV Escola – Parte 3 de 3

O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O dia visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.

Para discutir este tema com os alunos do Ensino Médio indicamos o vídeo “A epidemia do fumo” apresentado no Programa Sala de Professor e com uma proposta interdisciplinar desenvolvida por professores de Biologia, Sociologia e Psicologia.


 

Biomas Brasileiros 4/5: Mata Atlântica

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado anualmente em 27 de maio. Esta data tem, acima de tudo, o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a necessidade emergencial de proteger e recuperar a Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

A atual condição da Mata Atlântica é bastante preocupante. Estima-se que exista apenas 7% do bioma natural, sendo o restante devastado com o processo de crescimento dos grandes centros urbanos.Também estima-se que 60% de todos os animais em extinção no Brasil dependam deste bioma para a sua sobrevivência.

O vídeo “Mata Atlântica” retratado no documentário Biomas Brasil é apresentado pelo Sr. Walter, mateiro da Reserva Biológica do Tinguá / RJ. O quadro Eco Ação  apresenta o Projeto Redescobrindo à Mata Atlântica, voltado para os professores da rede pública do município Silva Jardim / RJ, promovido pela Associação Mico Leão Dourado na Reserva Poço das Antas.


 

O primeiro programa “Identidade” mostra como a Língua Portuguesa se integrou à cultura de países de todos os continentes.

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura é comemorado anualmente em 5 de maio entre os países que falam a Língua Portuguesa. Esta data celebra a importância cultural e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). A Série “Além-Mar” veiculada pela TV Escola tem cinco programas que mostram como a Língua Portuguesa está presente na cultura dos povos colonizados por Portugal.


Câncer de pele – parte 1

O Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado anualmente em 8 de abril.

A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis, desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

No Brasil, também é considerado a segunda doença que mais mata, em especial o câncer de pele. O principal objetivo do Dia Mundial do Combate ao Câncer é informar as pessoas sobre a importância de consultar sempre médicos e estar atento à saúde, para evitar o crescimento dessa doença.

Na Série Geração Saúde veiculada pela TV Escola , um grupo de adolescentes,discute a partir de situações do
cotidiano,questões relacionados à saúde, mais especificamente aos cuidados com a pele. Os episódios são  ilustrados  por meio de animações de última geração e explicam em detalhes, a pele humana.

Você conhece todas as marcas da sua pele? Manchas, pintas, todo mundo tem alguma marca sobre a pele. Você
já conferiu atrás da sua orelha? No episódio “Câncer de pele” , Antônio descobriu a importância de observar todo
o seu corpo e você vai descobrir a importância do diagnóstico precoce no tratamento do câncer de pele.


Série “Nossa Língua Portuguesa” 

A Série “Nossa Língua Portuguesa” transmitida pelo Canal da TV Escola traz diversos programas com questões e dúvidas mais frequentes no uso da Língua Portuguesa, analisadas pelo Professor Pasquale Neto, que recorre a trechos de músicas populares, anúncios publicitários e textos da imprensa como fonte para o estudo.

 


 

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em 25 de novembro em todo o Brasil.

O Dia Nacional do Doador de Sangue serve para homenagear todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina para ser doador voluntário. Estas pessoas tem o seu sangue coletado para poder ajudar pacientes que precisam de transfusão de sangue.

No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para realizar esta atividade, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior à 50kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, entre outros requisitos.

Em 2011, Orestes Golanovski foi reconhecido como sendo o maior doador de sangue do Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele doou sangue até completar 65 anos, que é a idade máxima para que alguém faça a doação.


Curiosidades: Lúcio Costa 

 

 

 

 


Programa Sala de Professor
Série: “As moléculas”

Cada programa dessa série conta com a participação de três professores de diferentes disciplinas. Os professores sugerem atividades que podem ser realizadas em sala de aula, a partir de um documentário selecionado.A Videoteca Central grava estes programas diariamente e os disponibiliza para empréstimo aos professores.
Nesta sugestão  os três episódios  da Série “As moléculas” mostram, de maneira divertida como a Química está relacionada com as ações e sensações do corpo humano, como o paladar e o olfato.

Documentário – “Vinícius: erudito e popular” 

Apresenta os versos do poeta que reuniram a elegância da Academia Brasileira de Letras e os sentimento das ruas, mostrando como o poeta misturava em seus poemas, suas rimas e a métrica dos sonetos aos temas mais comuns da vida, característica que marcou o seu fazer poético. Fala ainda como o encontro com Tom Jobim foi definitivo para o diálogo entre o erudito e o popular na obra de Vinícius de Moraes, tornando-a fundamental como reflexo do movimento da cultura e da arte no Século 20. O documentário foi produzido em 2013, pela TV Escola e dirigido por Eduardo Nunes. Pode utilizado nas Séries Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas áreas de Música, Literatura e Arte.


Criança, a Alma do Negócio 

Documentário dirigido pela cineasta Estela Renner e produzido por Marcos Nisti que fala a respeito da sociedade de consumo e as mídias que impactam na formação de crianças e adolescentes analisando os efeitos produzidos pela publicidade. Essa indústria descobre que as as crianças são alvos perfeitos para consumir determinados produtos por serem facilmente influenciados pelos efeitos da propaganda.

Crianças, pais e especialistas evidenciam o quão influentes as crianças são dentro de suas casas e o quanto suas atitudes estão vinculadas às propagandas disponibilizadas na mídia, surtindo assim, efeitos negativos na formação desse público alvo.

Esse documentário foi exibido na Faixa do Ensino Médio da TV Escola, no dia 09 de outubro de 2014, gravado e disponibilizado para empréstimo aos professores pela Videoteca Central.