Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Dúvidas sobre a efetivação das matrículas 2019

Atenção pais, responsáveis e novos estudantes contemplados com vagas na rede pública de ensino do Distrito Federal. Tirem suas principais dúvidas sobre a efetivação das matrículas aqui!! E não deixe de efetivar a matrícula na rede até o dia 14 de janeiro!

Quem necessita efetivar a matrícula na rede pública de ensino em janeiro deste ano?

De 8 a 14 de janeiro ocorrerá a efetivação das matrículas somente para novos estudantes inscritos na rede pública de ensino do DF. Esse processo é necessário para confirmar a inscrição de matrícula que já foi feita pelo site da Secretaria de Educação do DF ou pelo 156 em outubro de 2018.

Como ocorre essa efetivação da matrícula?

A efetivação é a confirmação da matrícula que deve ser feita pelo pai/mãe ou responsável do estudante presencialmente na escola indicada. A consulta está disponível no site da SEEDF. Na pesquisa, basta digitar o nome completo (sem acentos ou cedilhas) e a data de nascimento do futuro estudante da rede pública.

Qual é o período de efetivação da matrícula de novos estudantes?

A efetivação presencial nas escolas está sendo feita de 8 a 14 de janeiro na unidade escolar em que cada estudante foi contemplado, de acordo com a consulta do site da Secretaria de Educação. As escolas não vão funcionar no final de semana, por isso, é importante efetivar a matrícula o quanto antes. A efetivação da matrícula vale para todas as etapas de ensino da Educação Básica.

Estudantes que já são da rede púbica precisam confirmar a matrícula?

A confirmação da matrícula, de 8 a 14 de janeiro, é apenas para novos estudantes. Aqueles que já estudam na rede pública têm a vaga garantida. Os estudantes que foram contemplados no remanejamento (mudança de escola) e os que foram encaminhados para escola sequencial também deverão efetivar a matricula.

E os estudantes contemplados que não efetivarem a matrícula no período de 08 a 14 de janeiro, o que acontece?

Esses estudantes perderão a vaga, ficando sujeito às vagas remanescentes, ou seja, vagas que sobrarem nas escolas da rede pública, após a efetivação das matrículas.

Fui contemplado numa escola que não é a de minha preferência, o que devo fazer?

A orientação é que a matrícula seja efetivada e posteriormente se faça a solicitação de mudança de escola no decorrer do ano letivo, que sempre está condicionada à existência de vaga na escola desejada.

É possível mudar de turno ou de escola?

O estudante (novo ou antigo) pode pedir mudança de local ou de turno de acordo com a disponibilidade de vagas nas escolas de interesse e de turno disponível. É importante ressaltar que no caso dos novos estudantes, eles devem fazer a confirmação da matrícula no local indicado, para evitar perder a vaga, e posteriormente tentar a transferência de unidade escolar ou do turno, que está condicionada a existência de vaga.

 

E para os novos estudantes que desejam ingressar na rede pública, mas perderam o prazo. O que pode ser feito?

Os novos estudantes que perderam o prazo de inscrição para matrícula ou de efetivação de matrícula poderão buscar as vagas remanescentes no período de 19 a 23 de janeiro. O processo de vagas remanescentes estará disponível no site da Secretaria de Educação do DF e será completamente on-line para evitar filas nas escolas. As vagas remanescentes serão distribuídas de acordo com o endereço de cadastramento e também observando as vagas que ainda estão disponíveis nas unidades de ensino.