Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Educação atenderá toda demanda de matrículas

Oferta de vagas remanescentes permite que quem não se inscreveu pelo Telematrícula consiga uma vaga na rede


As escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal com vagas remanescentes divulgaram nesta segunda-feira (22) as oportunidades. Os cartazes com as vagas foram fixados nas unidades em locais de fácil visualização. Os pais ou responsáveis podem procurar as próprias escolas de interesse para checagem. Embora a matrícula seja disponibilizada por ordem de chegada, não há necessidade de formação de fila. “Todos que procurarem a rede serão atendidos”, garante o secretário de educação, Júlio Gregório Filho.

 

O processo é destinado a educação infantil, ensino fundamental e médio. O período para inscrição de novos alunos foi de 25 de setembro a 31 de outubro de 2017 e todos os inscritos foram contemplados com vagas próximas ao CEP indicado no ato da solicitação. As vagas remanescentes são abertas depois que inscritos pelo Telematrícula, da Secretaria de Educação, não compareceram à escola para confirmar a matrícula no prazo de 8 a 18 de janeiro. O objetivo é possibilitar quem quem perdeu estes prazos tenha uma nova chance, mas também é o momento para aqueles estudantes que não conseguiram vaga na escola desejada consigam fazer o remanejamento.

 

Júlio Gregório Filho esclarece que não há orientação, em nenhuma hipótese, para que pais ou responsáveis fiquem na fila para pleitear vagas. “Algumas escolas são mais procuradas, mas toda a demanda será atendida. Ninguém ficará fora da rede pública de ensino, então dormir em filas é uma prática desnecessária”, ele assegura. O titular da pasta reforça também que não é permitida a venda de lugares em filas. “Se isto acontecer, é abuso, e crime. A população deve denunciar à polícia”.

 

O objetivo de oferecer vagas remanescentes nas unidades escolares por ordem de chegada é descentralizar o acesso. O secretário observa que a concentração nas Coordenações Regionais de Ensino estimularia uma formação maior de filas. Segundo ele, no há estimativa de quantidade de alunos alocados em escolas diferentes das que solicitaram. “Caso não consiga a vaga na escola pretendida, o interessado deve procurar outra unidade”, observa.

 

Nesta terça-feira (23), ocorre a efetivação das matrículas nas vagas remanescentes. É necessário levar documentos de identificação do responsável e do estudante, declaração de escolaridade do aluno, comprovante de residência e duas fotos 3×4.