Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/21 às 10h15 - Atualizado em 3/03/21 às 15h11

Início

 

Mensagem do Secretário

 

 

 

Prezados profissionais da educação,

 

Mais um ano letivo se inicia e, assim sendo, não poderia deixar de agradecer e ressaltar toda a dedicação e esforços individuais e coletivos empreendidos pelos profissionais da educação em prol das aprendizagens dos estudantes e do seu bem-estar, no ano de 2020. Fomos pegos de surpresa pela Pandemia causada pela covid-19, e nos deparamos com a adversidade que, “batendo à nossa porta”, nos impôs inúmeros desafios e grande necessidade de reinvenção, inovação, criatividade e profissionalismo. Não foi fácil, mas tenho certeza de que foi dado o melhor de cada um para oferecer educação de qualidade e manter o vínculo dos estudantes com as suas respectivas unidades escolares, não com o prédio em si, claro, mas com tudo e por tudo que cada uma dessas escolas representa na vida de cada um deles. 

 

Já dizia Paulo Freire, que “ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou construção”, e isso foi feito com maestria mesmo diante dos desafios impostos pelo inimaginável contexto social, econômico, socioafetivo, entre outros vividos em 2020. Paulo Freire também dizia que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” e, nesse compartilhar de conhecimentos, mas também de emoções, inspirações, vivências, comoções, sentimentos… muito foi ensinado e aprendido.

 

É fato que suspensão das atividades educacionais presenciais trouxe muitos desafios. No entanto, o que se viu não foi o desânimo, mas as diversas estratégias e iniciativas, especialmente, das equipes gestoras e dos profissionais da educação atuantes nas unidades escolares para contornar essa situação da melhor maneira possível, para que nenhum estudante ficasse de fora desse processo.

 

Sabemos que a escola é, entre os espaços educativos e por sua própria natureza, um lugar privilegiado de promoção de propostas educacionais que sejam capazes de enfrentar as exigências, a seletividade e a imprevisibilidade do mundo contemporâneo, e é com esse entendimento e com a certeza de que podemos vencer os desafios a nós impostos, que me reporto a todos para que novamente, juntos, possamos dar continuidade a esse processo, a essas ações, uma vez que diante da grave situação decorrida da pandemia causada pelo Coronavírus, ainda persistente no Distrito Federal, o retorno às aulas no dia 8 de março de 2021 se dará de forma não presencial.

 

Essa decisão funda-se no fato de que é preciso garantir o direito à vida, previsto no Art. 5º da Constituição Federal Brasileira, de cada profissional da educação das carreiras magistério e assistência, dos contratados temporariamente, dos estudantes e demais colaboradores.

 

É na perspectiva de garantir o direito à educação aos nossos estudantes, e convicto do potencial desta Rede de Ensino, constituído pelos nossos profissionais, é que me reporto a todos e os convido para juntos enfrentarmos, novamente, os desafios que certamente nos serão impostos em 2021. A partir da experiência adquirida em 2020, possamos obter sucesso nas ações e superar as expectativas em prol de uma educação de qualidade social, gratuita e democrática na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.

 

Cordialmente,

 

Leandro Cruz Fróes da Silva

Secretário de Educação

 

Fábio Sousa

Secretário Executivo de Educação