26/02/21 às 15h42 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Encontro Pedagógico abre ano letivo de 2021

Grande reunião anual de preparação de professores, coordenadores e dirigentes antes da volta às aulas será de 3 a 5 de março, totalmente on-line

Cláudia Diegues – Ascom/SEEDF

O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, abre na quarta-feira, 3, o Encontro Pedagógico 2021. O evento vai acontecer até 5 de março, simultaneamente, nas 686 escolas da Secretaria de Educação do Distrito Federal. A grande reunião anual é uma iniciativa da rede pública de ensino do DF para a volta às aulas, e antecede o retorno das atividades escolares de cerca de 460 mil estudantes, em 8 de março, que será feito de forma remota.

O Encontro Pedagógico também será realizado virtualmente, pelo motivo da pandemia da Covid-19. O evento tem o objetivo de reunir os profissionais da educação para que realizem um diagnóstico de suas escolas com base nos dados das avaliações educacionais; implementem o novo Currículo da Rede (Currículo em Movimento, alinhado à Base Nacional Comum Curricular – BNCC); e planejem o ano letivo que se inicia.

Leandro Cruz, secretário de Educação

Em 2020, a educação enfrentou o maior desafio de sua história, por causa da pandemia de Covid-19. Toda a comunidade escolar sofreu, teve que se reinventar. Eu tenho muito orgulho em olhar para trás e ver o que fizemos, como enfrentamos, como nos unimos, nos entregamos. E tenho muita esperança agora, ao olhar para frente, e saber que a nossa rede está pronta para ir ainda mais longe, em fazer nossos jovens virarem o jogo na educação”, diz o secretário Leandro Cruz.

Este ano, a grande novidade é a participação dos cerca de 10 mil professores temporários no evento. Eles estarão juntos aos efetivos da rede pública de ensino do DF, com o objetivo de entender a proposta sugerida e as diretrizes para 2021. Também irão planejar conjuntamente as ações para a acolhida dos estudantes neste novo ano letivo.

Nos anos anteriores, somente os 26 mil professores efetivos da Secretaria de Educação faziam parte do público, junto com coordenadores, diretores de escolas e os gestores.

Três dias de ações conjuntas para a volta às aulas

A partir da programação do Encontro Pedagógico – distribuída em três dias – cada uma das Unidades de Educação Básica (UNIEBs) das catorze Coordenações Regionais de Ensino (CREs), e suas respectivas unidades escolares tem autonomia para realizar o próprio planejamento. Há uma proposta apresentada pela Secretaria de Educação e as adequações podem ser feitas conforme a realidade de cada etapa e modalidade de ensinos.

Segundo o subsecretário de Educação Básica, Tiago Cortinaz, o Encontro Pedagógico é um espaço privilegiado para o planejamento inicial do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no ano letivo de 2021. “Assim como nos anos anteriores, temos uma programação específica para as diferentes etapas, modalidades e atendimentos da Educação Básica. Esse é um passo inicial, que se desdobra nos espaços de coordenação pedagógica, de formação continuada, de construção coletiva do trabalho pedagógico em cada uma de nossas unidades escolares, segundo as suas realidades”, conclui.

o Encontro Pedagógico é um espaço privilegiado para o planejamento inicial do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no ano letivo de 2021❞

Tiago Cortinaz,

subsecretário de Educação Básica

O encontro inclui diferentes ações de planejamento, com troca de informações entre gestores escolares e professores. O objetivo é aprimorar as perspectivas dos processos de desenvolvimento das aprendizagens, bem como outros temas importantes para a Educação.

As diretrizes e temáticas a serem desenvolvidas pelas Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, Educação Especial, Educação em tempo Integral, Escolas do Campo, Escola de Meninos e Meninas do Parque e Escola do Parque da Cidade, Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas, Educação de Jovens e Adultos e ainda Educação Profissional de Tecnológica constam na programação.

A Secretaria de Educação preparou uma página eletrônica sobre o Encontro Pedagógico 2021 – publicada em seu site – onde estão todos os conteúdos necessários para o bom desenvolvimento do evento. Programação, orientações e materiais de apoio, normativos, Currículo em Movimento, cursos de formação continuada e ainda os calendários do ano letivo de 2021 estão disponíveis na página.

Virando o Jogo na Educação

O programa Virando o Jogo na Educação será lançado em breve, para que a rede pública de ensino trabalhe com as ações propostas, durante o ano letivo de 2021. Ele possui um grande número de iniciativas simultâneas em todas as etapas do ensino básico – com destaque para integração do modelo pedagógico com prática esportiva, cultura e ações de promoção do protagonismo estudantil.

Ao todo, são 15 programas e projetos, que buscam, principalmente, melhorar a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, bem como aproximar estudantes, comunidade escolar e sociedade.

O programa Virando o Jogo vai trabalhar também em frentes como alfabetização de jovens, adultos e idosos, educação profissional, preparação para o Enem e reforço escolar, entre outros. Os detalhes serão esmiuçados no lançamento do programa, em fevereiro.