Governo do Distrito Federal
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16/11/20 às 18h55 - Atualizado em 2/03/21 às 10h32

Ensino Fundamental em Tempo Integral – EFTI

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Descrição

A Educação em Tempo Integral na rede pública de ensino do Distrito Federal ancora-se na perspectiva de ampliação de tempos, espaços e oportunidades educacionais possibilitando a crianças, adolescentes e jovens envolverem-se em atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer, a fim de reduzir a evasão, a reprovação e a defasagem idade-ano, bem como promover uma prática pedagógica que otimize a formação integral e integrada do estudante. Nesse sentido, é importante destacar que a Educação Integral, conforme preconiza o Currículo em Movimento do Distrito Federal (2014), insere uma visão mais ampla de educação garantindo o direito à aprendizagem nas diferentes áreas e formas do saber, por meio de várias linguagens e pela utilização de diversos espaços para além do universo escolar.

 

As escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EFTI) têm como proposta pedagógica a formação integral e integrada dos estudantes, a ampliação da jornada escolar e o favorecimento de suas aprendizagens e de seu desenvolvimento nas dimensões cognitiva, física, social, emocional, histórica e cultural. O trabalho pedagógico visa a promover uma educação multidimensional pautada na realização de atividades interdisciplinares e transversais. As aprendizagens supõem novos arranjos educativos que devem ser definidos considerando-se os interesses, as necessidades e as possibilidades dos diversos sujeitos envolvidos.

 

Os atendimentos podem ser de:

10 horas semanais, com atendimento a 100% dos estudantes (Projeto Educação Integral em Tempo Integral – PROEITI);

10 horas semanais, com atendimento a somente um dos turnos escolares (Rede Integradora);

8, 9 ou 10 horas semanais, com atendimento parcial em turmas mistas de estudantes (Ampliação Progressiva).

 

A frequência de dias de oferta do tempo ampliado pode ser:

3, 4 ou 5 dias (Ampliação Progressiva);

5 dias (PROEITI e Rede Integradora).

 

Para a organização pedagógica, existem duas possibilidades:

Poderá ser entremeada, isto é, as atividades da Base Nacional Comum e as complementares da Parte Flexível encontram-se distribuídas nos dois turnos;

Ou separada, as atividades referentes à Base Nacional Comum serão ministradas em um turno e as complementares, referentes à Parte Flexível do currículo, serão desenvolvidas, de modo articulado, em outro turno.

 

Visando a um atendimento integrado, significativo, prazeroso e atrativo, ressalta-se que a organização pedagógica entremeada, no PROEITI e Rede Integradora, deve ser priorizada. A modulação referente aos coordenadores pedagógicos deverá seguir as orientações vigentes.

 

Organização da Matriz Curricular

Para a Matriz Curricular de Referência com Jornada Escolar de Tempo Integral de 10h a 100% dos estudantes (PROEITI), nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental somam 25h de Atividades da Base Nacional Comum e mais 25h de Atividades da Parte Flexível. As atividades de Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática têm caráter obrigatório e devem ser organizadas em 10 horas semanais, necessariamente, distribuídas em 5 horas de Língua Portuguesa e 5 horas de Matemática. As atividades culturais, artísticas e esportivas e atividades de formação pessoal e social, somam mais 15 horas semanais e serão organizadas por reagrupamentos ou mantida a formação das turmas, respeitando, preferencialmente, os anos afins do Ensino Fundamental, bem como a estrutura física necessária ao desenvolvimento das atividades. A matriz curricular proposta para a Educação em Tempo Integral – Anos Finais do Ensino Fundamental contempla 12 módulos-aula diários de 50 minutos cada, totalizando 10 horas/relógio diárias, abrangendo 50 módulos- aula semanais em cada atividade.

 

Para as UE que compõem a Rede Integradora a distribuição da carga horária e atividades encontra-se organizada da seguinte maneira:

Na Escola Classe – 17h de atividades da Base Nacional Comum e 8h de Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, totalizando 25 horas.

 Na Escola Parque – 10 horas de atividades de Formação de Hábitos Individual e Social, 8h de atividades da Base Nacional Comum – Educação Física e Artes e 7h de atividades Artísticas, Culturais, Esportivas e Motoras, totalizando 25 horas.

 

No caso da modalidade 8, 9 ou 10 horas, atendimento parcial em turmas mistas, as atividades de Acompanhamento Pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática têm caráter obrigatório, mas as atividades culturais, artísticas e esportivas e atividades de formação pessoal e social serão desenvolvidas de acordo com as especificidades de cada UE que oferta a Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental.

 

Documentos e/ou Requisitos

Para ter acesso a esse serviço, o estudante deverá estar matriculado em escola regular, sendo que, se a Unidade Escolar (UE) oferta atendimento de 10 horas a 100% dos estudantes (PROEITI), estes estarão automaticamente matriculados na Educação em Tempo Integral, as atividades referentes à Base Nacional Comum e Parte Flexível.

 

No caso do atendimento nas escolas da Rede Integradora, o estudante matriculado no turno que oferta a Educação em Tempo Integral, na Escola Classe, terá atendimento garantido na Escola Parque, mediante orientações emitidas pela Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto.

 

Nas escolas que não possuem atendimento a 100% dos estudantes (atendimento parcial em turmas mistas – modalidade 8h, 9h e 10h parcial), o acesso à Educação em Tempo Integral será efetuado respeitando os critérios estabelecidos nas Diretrizes Pedagógicas e Operacionais para a Educação em Tempo Integral e por meio de um termo de adesão, assinado pelos pais e/ou responsáveis. Para isso, é preciso procurar diretamente as secretarias das Unidades Escolas que ofertam a Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental.

 

Setor Responsável

Gerência de Escola Integral – Equipe EFTI – Ensino Fundamental em Tempo Integral

 

Endereços

CED Pompílio Marques de Souza

CEd Taquara (EMTI)

CEF 03

CEF São José

EC 07

EC Aprodarmas

EC Eta 44

CED Stella dos Cherubins Guimarães Troi

EC 04

EC 14

EC Estância de Planaltina

EC Córrego do Atoleiro

EC Córrego do Meio

EC Pedra Fundamental

EC Frigorífico

EC Reino das Flores

EC Monjolo

CEF 01

CEF 02 de Araporanga

CEF Juscelino Kubitschek

CEF Nossa Senhora de Fátima

CEF Arapoanga

CEF Cerâmicas Reunidas Dom Bosco

CEF Bom Sucesso

CED Condomínio Estância III

CEd Pipiripau II

 

Horário de Atendimento

8h às 12h – 14h às 18h

 

Contatos

Gerência de Escola Integral: geint.subin@edu.se.df.gov.br

Equipe de acompanhamento do Ensino Fundamental em Tempo Integral – EFTI: (61) 3901-8006 / ed.integral@edu.se.df.gov.br