Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/05/21 às 15h06 - Atualizado em 3/05/21 às 15h06

Escolas devem informar ao FNDE quantitativo de estudantes cegos

COMPARTILHAR

Dados devem ser enviados até 7 de maio pelo sistema PDDE Interativo/SIMEC

 

As escolas da rede pública do DF devem confirmar o quantitativo de estudantes cegos registrados no Censo Escolar de 2020, no site Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até o dia 7 de maio. As unidades devem acessar a Ferramenta Acessibilidade, no sistema PDDE Interativo/SIMEC. A atualização é importante para que o órgão processe os dados para mapeamento dos estudantes do ensino fundamental e para aquisição dos livros em braille.  As unidades de ensino devem confirmar o número de usuários do sistema Braille desse segmento no ano letivo de 2021.

 

No caso de estudantes com baixa visão e surdo-cegueira que não utilizam o sistema braille, o FNDE distribui o material em formato EPUB que permite a ampliação dos caracteres, a audição do conteúdo do livro e o uso de contraste para leitura. Nesse caso, a escola deve solicitar por meio da Ferramenta EPUB, para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, ou por e-mail (coled_fnde@fnde.gov.br), para os anos iniciais do ensino fundamental.

 

O manual com as orientações para preenchimento do quantitativo de estudantes e professores usuários do sistema braille está disponível para consulta aqui.