Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Escolas têm reforço de limpeza para receber os alunos no dia 29

Na semana que antecede o início do ano letivo, Novacap faz roçagem do mato e retira entulhos das escolas públicas. Ação também serve para eliminar focos do Aedes aegypti

 


 

Com informações da Agência Brasília

 

Desde a segunda (22) e até a sexta-feira (26), equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estarão em todas as 663 unidades escolares públicas do Distrito Federal para roçagem do mato alto e, em algumas delas, para poda de árvores e retirada de entulho. O objetivo é preparar o ambiente para a chegada dos estudantes e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, das febres amarela e chikungunya e do zika.

 

A pedido da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer — que acionou a Novacap para que houvesse a limpeza —, a ação ocorre durante esta semana justamente por causa do início do ano letivo em 29 de fevereiro. “Se fizéssemos o serviço com 15 ou 30 dias de antecedência, o mato já estaria alto no começo das aulas”, justifica o diretor-administrativo da companhia, Júlio Menegotto. “Em todos os anos, fazemos esse trabalho. Aproveitamos agora a mobilização de combate ao mosquito para intensificar a atividade”, acrescenta.

 

Para o trabalho estão disponíveis 110 funcionários da Novacap, 50 máquinas costais — para corte de grama — e dez caminhões. São 14 equipes, uma por regional de ensino. A ação começou por Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Plano Piloto e Taguatinga e, no decorrer da semana, seguirá para outras regiões administrativas. Em Taguatinga, por exemplo, uma das unidades a receber a iniciativa nesta segunda foi a Escola Classe 12, na Quadra QNH 6/7. Houve poda de árvores e corte de grama.