Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Estão abertas as inscrições para o Jovens Embaixadores

Estudantes das escolas públicas do DF têm até o dia 09 de agosto para se inscrever no programa da Embaixada dos Estados Unidos. Selecionados participam de intercâmbio de três semanas


 

Estudantes das escolas públicas do Distrito Federal têm até o dia 09 de agosto para realizar a inscrição no Jovens Embaixadores. O programa da Embaixada dos Estados Unidos seleciona estudantes brasileiros para vivenciar um intercâmbio de três semanas em território norte-americano. Durante o período no exterior, os estudantes participam de oficinas sobre voluntariado e projetos sociais. O objetivo do programa é oferecer a esses jovens a oportunidade de expandir seus horizontes e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

 

Os interessados devem comprovar bom desempenho escolar, fluência na língua inglesa, perfil de liderança, boa comunicação, experiência em voluntariado, além de nunca ter viajado para os EUA. Os candidatos devem ainda ter de 15 a 18 anos e estar devidamente matriculado – e cursando – o ensino médio em uma das unidades da rede pública do DF.

 

Na última edição, as estudantes Dayana Aparecida Martins, do CED São Francisco de São Sebastião, e Thalita Rodrigues, do CED 11 Ceilândia, representaram o DF. Elas passaram 26 dias na terra do Tio Sam. Além de desenvolver ações voluntárias, elas conheceram a capital política americana, Washington DC, e participaram da simulação de um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU). As brasilienses integraram o grupo de 50 estudantes brasileiros que foram selecionados todo território nacional.

15 anos de Jovens Embaixadores

Desde sua criação, o Jovens Embaixadores já levou mais de 460 estudantes brasileiros para os Estados Unidos. Desse total, 19 correspondem a representantes do Distrito Federal. Em janeiro deste ano, o programa completou 15 anos de existência, com direito a comemoração na Embaixada norte-americana. Para a ocasião, foram convidados os 50 selecionados da última viagem além de estudantes que participaram de outras edições.

 

Para o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho, o programa tem o mérito de utilizar o potencial e o brilhantismo dos alunos da maneira mais produtiva que se pode imaginar. “Ele faz Os participantes conhecerem o mundo e desenvolverem a semente do compromisso social”, enfatizou.

 

Todas as instruções para a inscrição no programa estão disponíveis no link.
Para mais informações acesse a página do Programa Jovens Embaixadores no Facebook.