Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/05/18 às 15h51 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Estudantes conhecem faces da Espanha 

Thaís Rohrer, Ascom | SEEDF

 

Os módulos  hexagonais, parecidos com colmeias,  que formam a arquitetura da embaixada da Espanha no Brasil, guardam muito da história do país. Aspectos da arte, cultura, esporte e curiosidades foram revelados aos 35  estudantes do Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima de Planaltina nesta quinta-feira (17). Essa foi mais uma visita do programa Embaixadas de Portas Abertas.

 

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O projeto arquitetônico de Rafael Leoz agradou os alunos logo no primeiro impacto. Depois de receberem o passaporte carimbado, eles tiveram um dia de aula diferente conhecendo mais da geografia e política do país.

 

Algumas curiosidades da Espanha foram lembradas, como: a existência de quatro idiomas falados no local, 17 comunidades autônomas que integram o país e a forma de governo monárquico com a família real.

 

“O lema da nossa escola é ser simples, porque isso que nos torna grandes. E vi que a embaixada da Espanha faz isso muito bem. Gostei do acolhimento dos diplomatas com os alunos. Essas atividades fora dos muros dos escola agregam muito aprendizado. São fantásticas!”, comenta o professor João Roberto.

Arte em ação

Uma atividade especial manifestou o talento dos estudantes. Divididos em cinco grupos, eles pintaram delas inspirados em obras de Salvador Dalí, Pablo Picasso e Miró. O dia na Espanha terminou com almoço tradicional com uma comida típica da Espanha, a paella. “É uma oportunidade única e plural que os alunos do DF têm porque podem conhecer as embaixadas e muitas culturas. Para nós, foi uma honra participar desse projeto”, frisa Fernando Villalonga, embaixador da Espanha no Brasil.

 

O estudante Igor Felipe, do 9º ano, contou um pouco dessa experiência: “Foi maravilhoso conhecer mais da cultura da Espanha diretamente com eles. Saber mais da arte e cultura foi o mais interessante”.

Governo do Distrito Federal