Governo do Distrito Federal
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10/12/20 às 13h00 - Atualizado em 10/12/20 às 19h07

Estudantes da rede pública estão na final de mostra internacional de ciências

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Alunos do Cemi participam com projetos sobre tecnologia, leitura e engenharia

 

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF
Edição Ugo Braga, Ascom/SEEDF

 

Monitoramento de cisternas. Foto divulgação

 

Três projetos de estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (Cemi) são finalistas na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. A edição de 2020 está ocorrendo virtualmente, de 9 a 10 de dezembro, com votações no pelo site.

 

“É muito gratificante ver o fruto da iniciação científica aqui no Cemi, que é um projeto que a gente já desenvolve há vários anos, com três trabalhos selecionados para Mostratec, uma das feiras mais importantes do país”, frisa Carlos Lafaiete, diretor do Cemi Gama.

 

Dois projetos dos alunos do Cemi concorrem a votação popular na categoria Educação e Humanidades. Um é o Metodologias de Ensino com o Uso de TIC’s no Ensino Médio. O outro tem o tema Metodologias de Leitura em Sala de Aula: Caminhos para o Hábito da Leitura.

 

O Metodologias de Ensino com o Uso de TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no Ensino Médio foi realizado pelos estudantes Pedro Bulhões, Pedro Zago e Igor Rocha mostrando que óculos de realidade virtual ou de realidade virtual aumentada podem ser utilizados como técnica eficaz de memorização e aprendizado.

 

“A pirâmide do conhecimento feita a partir do experimento de William Glasser mostra que a maior parte do conhecimento é abstraído a partir do assistir, ver e fazer. Assim, o tema que o aluno teve em sala de aula é colocado em prática”, conta Pedro Zago.

 

No experimento, um óculos de realidade virtual foi acoplado no celular com o vídeo sobre o mesmo tema que os alunos tiveram aula. Depois, uma pesquisa foi feira com estudantes e constatou que o entendimento do assunto da aula foi maior com a utilização dessa tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

 

O projeto do trio deseja incentivar o uso das TICs para melhorar e maximizar o processo de aprendizagem.

 

Metodologias de Ensino com o Uso de TIC’s no Ensino Médio. Foto divulgação

 

Incentivo à leitura para crianças

 

As autoras do Metodologias de Leitura em Sala de Aula desenvolveram uma pesquisa sobre pedagogias que colaborem com a incentivo à leitura de forma dinâmica para crianças em fase de alfabetização.

 

As estudantes Larissa de Fátima, Luiza Vergine e Samara Elonim D’Ávila de Carvalho fizeram uma pesquisa com professoras de uma escola da rede pública e constatam técnicas mais eficientes para despertar o interesse pela leitura.

 

“Percebemos a partir das pesquisas realizadas que existem várias formas de tornar a leitura uma atividade mais interessante, tais como leitura em grupo, utilização de fantoche e interpretação de textos, entre outros”, conta a estudante Larissa de Fátima.

 

A pesquisa concluiu que é benéfico despertar o interesse pela leitura logo no início do processo de alfabetização, já que é um hábito importante de estímulo para a imaginação e uma chave para a criatividade.

 

Larissa de Fátima, estudante. Foto divulgação

 

Monitoramento de água nas cisternas

 

Um terceiro projeto do Cemi participa da votação na categoria engenharia eletrônica da Mostratec, intitulado DisCis: uma solução moderna para o antigo problema de monitoramento do nível de água em cisternas.

 

Em algumas regiões da cidade do Gama-DF, o uso de cisternas é comum devido a indisponibilidade do serviço de distribuição de água potável. Isso exige constante controle da quantidade de água disponível através de técnicas rudimentares que podem ser inseguras, imprecisas, e ainda, contaminar a água.

 

Pensando numa solução criativa para o problema, os alunos Luigi Gallo, Kauã Vieira e Wander de Castro desenvolveram um dispositivo para monitoramento de água em cisternas. Ele utiliza um aparato micro controlador associado a um sensor ultrassônico e um módulo bluetooth para comunicação com um celular ou tablet que indica o nível de água. Esse sistema pode ser utilizado com facilidade pelos usuários das cisternas.

 

Importância da Mostratec

 

A Mostratec está na 19ª edição com objetivo de promover a iniciação científica entre os jovens, estimular a pesquisa e desenvolver produtos e soluções que são apresentadas para empresas e setores acadêmicos.

 

Os projetos dos estudantes do DF concorrem com os de alunos de instituições públicas e privadas de todas as regiões do Brasil e de mais 20 países, como Turquia, México, Cazaquistão e Índia.