Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/04/19 às 18h52 - Atualizado em 23/04/19 às 18h53

Estudantes de espanhol do CIL colaboram com Wikipédia

COMPARTILHAR

 

Rossana Gasparini, Ascom/SEEDF

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

A Wikipédia – enciclopédia on-line e colaborativa – conta agora com uma participação especial: nesta terça-feira (23), estudantes de espanhol dos Centros Interescolares de Línguas (CIL) do Paranoá, de Taguatinga (CILT), 01 e 02 de Brasília elaboraram artigos em espanhol sobre a capital federal. O trabalho faz parte do projeto Editatón – do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha – que é uma maratona de edição de artigos para a Wikipédia, todos em espanhol e sobre Brasília.

 

Cerca de 70 estudantes dos cursos de espanhol dos quatro CILs participaram da edição de textos. Na tarde desta terça, 34 estudantes saíram das salas de aulas dos Centros de Línguas do Paranoá e de Taguatinga e foram até o Território Criativo, na Biblioteca Nacional, onde o trabalho foi realizado. Logo que chegaram, assistiram a uma palestra, por Skype, com o especialista em Wikipédia na Espanha, Rubén Ojeda. Diretamente de Madri, ele explicou aos alunos como editar, publicar e indicar referências na enciclopédia on-line, tudo isso em espanhol.

 

Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

Depois, ouviram a especialista em história do Distrito Federal, Andrea Borghi Jacinto, que os incentivou a escrever com um olhar diferente sobre a capital do Brasil. “A ideia da conversa foi mostrar a eles como aproveitar as vivências que têm com a cidade e pensar Brasília de uma forma mais ampliada, lembrando as relações entre os lugares, as regiões administrativas e o entorno e a relação deles com a própria cidade, proporcionando um elemento a mais para a Wikipédia”, conta.

 

Em dupla, os estudantes começaram, então, a desenvolver os artigos. Mas todo esse trabalho teve início muito antes, com uma pesquisa detalhada sobre cada tema escolhido. As alunas Elkllys Andrade e Letícia Bernades, por exemplo, contaram a história da Ponte JK toda em espanhol. Durante a pesquisa, descobriram fatos antes desconhecidos para elas sobre o monumento. “A gente sempre achou que a arquitetura da JK seria de Oscar Niemeyer, mas é de um arquiteto chamado Alexandre Chan”, disse Elkllys. “Também achamos muito legal a inspiração dele para a ideia da ponte, que vem do movimento que uma pedra lisa faz ao quicar na água”, acrescentou Letícia.

 

Letícia e Elkllys finalizam artigo em espanhol sobre Ponte JK – Foto: Luis Tavares, Ascom/SEEDF

O estudante do CIL Paranoá Welton de Almeida Braga pesquisou sobre a cidade em que mora desde que nasceu: o Paranoá. Para ele, a parte mais difícil da tarefa foi passar toda a pesquisa para o espanhol. “A gente não sabe direito como fazer a tradução correta, mas essa atividade nos ajuda muito a treinar o idioma”.

 

Todos os participantes contaram com a supervisão de seus respectivos professores do CIL e ainda com o apoio de assessores do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha. Para  a coordenadora do CILT, Márcia Rodrigues, além de ser um momento de treino do idioma, é ainda um grande prestígio para os estudantes terem suas assinaturas na Wikipédia. “É um reconhecimento do trabalho deles e uma oportunidade de mostrar que são colaboradores voluntários da enciclopédia on-line”.

 

O trabalho realizado por eles pode ser conferido na página Encuentros, na Wikipédia. No final do dia, os estudantes ainda tiveram a chance de bater um papo com o embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, que foi prestigiar o trabalho das turmas dos CILs.

Editatón

O Editaton é uma iniciativa do Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil e do Instituto Cervantes de Brasília, em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura, o Espaço Território Criativo, da Biblioteca Nacional e o Instituto Bem Cultural.

 

A ação comemora três datas: o Dia do Idioma Espanhol e o Dia Internacional do Livro – 23 de abril – e ainda o aniversário de Brasília, que completou 59 anos no dia 21 de abril e ganhou de presente uma série de artigos sobre sua arquitetura, cultura, música e regiões administrativas disponíveis em espanhol.