Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/11/19 às 15h50 - Atualizado em 1/11/19 às 16h19

Grupo executivo deve marcar melhoria da gestão da Secretaria

COMPARTILHAR

Ferraz deseja que o grupo proporcione aos gestores da casa as ferramentas necessárias para o êxito das atividades fim da Educação

 

Guilherme Marinho, Ascom/SEEDF

 

 

Secretário de Educação, João Pedro Ferraz, e o chefe da assessoria de Relações Institucionais da pasta, Gerson Vicente, apresentaram o GE para os subsecretários da SEEDF. Foto Mary Leal, Ascom/SEEDF

 

 

O secretário de Educação, João Pedro Ferraz, reuniu, nesta sexta-feira (1/11), o corpo diretivo da secretaria para o lançamento do grupo executivo criado para identificar e propor soluções para os problemas da Educação. Ele deseja que o grupo seja um marco na melhoria da gestão da casa e proporcione soluções eficientes para o desenvolvimento das suas atividades fim.

 

“Nós somos responsáveis por dirigir a educação do DF, então estamos apresentando projetos para garantir que a atividade fim seja bem desenvolvida. Nós temos tudo para caminhar com competência e é isso que vamos fazer com esta medida”, afirmou o secretário. O Grupo Executivo foi instituído por meio da Portaria nº 371 de 22 de outubro publicada no Diário Oficial do DF em 25 de outubro.

 

Os trabalhos do GE já começam na semana que vem, com a instalação do Escritório de Situação e Projetos Estratégicos da Secretaria. Seu objetivo é elevar a eficiência e eficácia dos programas, planos e projetos; qualificar despesas; racionalizar custos; e potencializar os resultados das ações estratégicas e de inovação da SEEDF.

 

O chefe da assessoria de relações institucionais da SEEDF, Gerson Vicente de Paula Junior, explicou que grupo vai debater ações voltadas a necessidade de modernizar e fortalecer a gestão estratégica para o cumprimento da missão e visão institucional da pasta, que é oferecer educação pública de excelência. “Precisamos avançar em resposta e produtividade e essa é a proposta do grupo. Temos que fazer convergências de ações que possam maximizar os resultados da Secretaria”, afirmou Gerson.

 

Crises

 

Outro propósito do Grupo Executivo é melhorar a eficiência dos serviços prestados pela Secretaria, como soluções para substituir por contratos regulares os contratos emergenciais e as contratações por meio de pagamentos indenizatórios. Recentemente, 4.272 estudantes atendidos nas regiões de Sobradinho e Paranoá Parque ficaram sem transporte escolar porque a empresa, que recebia por meio de pagamentos indenizatórios, paralisou. Na merenda escolar, a Secretaria precisou abrir um processo de dispensa de licitação em caráter emergência para a aquisição de frango porque seu fornecimento, igualmente feito por meio de pagamento indenizatório, foi suspenso pela empresa fornecedora.

 

O grupo vai oferecer soluções para a falta de planejamento institucional e sugerir a adoção de boas práticas em contratos, compras e licitações, planejamento de aquisições. Também fará a gestão e análise riscos, monitoramento, acompanhamento e avaliação de gestão. Saiba mais sobre a atuação do GE.

 

______
Veja também:

Ferraz cria grupo para melhorar gestão da SEEDF

Apresentação do GE

Leia também...