Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/02/20 às 15h16 - Atualizado em 28/02/20 às 11h57

Inscreva-se para o CID, CID Paralímpico ou Ginástica nas Quadras

COMPARTILHAR

São mais de 4,7 mil vagas em todo o DF para quem deseja fugir do sedentarismo e praticar esportes

 

Da Redação, Ascom/SEEDF

 

Estão abertas, a partir desta sexta-feira (21), as inscrições para os estudantes que querem praticar esportes nos Centros de Iniciação Desportiva (CID) ou nos CIDs Paralímpicos e para comunidade em geral que interessada em participar do Ginástica nas Quadras (GINQ).

 

ATENÇÃO

Para se inscrever, o candidato deve ler atentamente todo o regulamento e clicar no link correto para realizar a inscrição:

Para o CID, clicar em “Li e aceito o Regulamento. Me inscrever – CID”

Para o CID Paralímpico, clicar em “Li e aceito o Regulamento. Me inscrever – PARALÍMPICO”

Para o Ginástica nas Quadras, clique em “Li e aceito o Regulamento. Me inscrever – GINÁSTICA”

 

 

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de março, somente no link disponibilizado.

 

No momento da inscrição, o candidato deve selecionar a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de interesse, a modalidade, o turno (matutino, vespertino ou noturno) e o local de atendimento. Não é possível escolher a turma ou o horário.

 

Para os estudantes da rede, a inscrição deve ser realizada obrigatoriamente no turno contrário da matrícula. Os professores vão definir as turmas e os horários. Os polos que não possuem vagas não serão listados no sistema.

 

A seleção é realizada por meio de sorteio. O resultado será divulgado no dia 11 de março. O estudante que não for contemplado dentro das vagas disponibilizadas aguardará em lista de espera, disponibilizada ao professor, que entrará em contato, caso haja desistentes. As matrículas dos contemplados devem ser efetivadas até o dia 18 de março, no CID em que foi contemplado.

 

No total, são ofertadas 1.365 vagas para o Ginástica nas Quadras; 3.158 para os Centros de Iniciação Desportiva e 235 para o CID Paralímpico. Cento e dez professores da área vão atuar nos CIDs, 11 nos CIDs Paralímpicos e 45 no PginQ, com as orientações corretas para cada participante.

 

O CID, o CID Paralímpico e o Programa Escola Comunidade Ginástica nas Quadras (PginQ) são políticas públicas que visam a democratização da prática esportiva e o incentivo à atividade física para toda a comunidade escolar, dentro e fora do ambiente de ensino.

 

Cada uma das 14 regionais de ensino tem o seu polo de CID para atendimento tanto dos alunos quanto da comunidade. Já o CID Paralímpico funciona em sete regionais: Ceilândia, Guará, Núcleo Bandeirante, Plano Piloto, Santa Maria, São Sebastião e Taguatinga. Por isso, no ato da inscrição pelo site da SEEDF, deverá ser selecionada a CRE de interesse, a modalidade, turno e o local de atendimento.

 

Requisitos

 

Estudantes com idade entre 7 e 18 anos completos até o dia 31 de março de 2020 poderão escolher uma das 17 modalidades do CID: futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, basquetebol, badminton, tênis de mesa, xadrez, judô, capoeira, luta olímpica, ginástica artística, ginástica rítmica, taekwondo, natação, atletismo e ciclismo.

 

No CID Paralímpico, a escolha será entre sete modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, bocha, parabadminton, futebol de 7 e futsal. Apenas o futebol e a natação têm observações para os estudantes especiais quanto à faixa etária – entre 11 e 18 anos – e à estatura – medir acima de 1,30 metro.

 

Nas atividades sociais e de ginástica nas quadras, toda a comunidade pode participar a partir dos 15 anos completos em 31 de março deste ano. A ideia é gerar consciência corporal, autoestima e socialização entre os participantes.