Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/19 às 17h42 - Atualizado em 28/03/19 às 17h44

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira Robótica

COMPARTILHAR

 

Os estudantes da rede pública podem se inscrever na 13ª edição da Olimpíada Brasileira Robótica (OBR) até o dia 17 de maio no site. A competição possui duas modalidades, uma teórica e outra prática, com o objetivo de estimular o interesse dos estudantes pelas carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos, bem como promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem.

 

Podem participar da OBR estudantes de até 19 anos de idade que cursam o ensino fundamental, ensino médio, educação profissional ou educação de jovens e adultos.

 

A Olimpíada é realizada em nível regional, estadual e nacional. As equipes vencedoras das etapas estaduais são selecionadas para a etapa nacional, que será realizada entre os dias 22 e 26 de outubro, no Rio Grande do Sul.

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal coordena a etapa estadual da modalidade prática desde 2016. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Modalidade teórica

A modalidade teórica é destinada aos estudantes do ensino fundamental (2º e 3º ciclo), ensino médio e educação profissional. Os jovens responderão às questões de uma prova escrita preparadas por uma comissão de professores especialistas. Essa modalidade é realizada em uma única fase para os estudantes do ensino fundamental e educação de jovens e adultos (1º e 2o segmentos) e em duas fases para os estudantes do ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos (3º segmento). A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país.

 

A prova da 1ª fase será realizada no dia 7 de junho, na própria escola do estudante inscrito. A teórica da 2ª fase será realizada no dia 23 de agosto, em local a ser definido e divulgado pela coordenação da OBR.

Modalidade prática

Equipes de até quatro estudantes deverão construir robôs capazes de realizar tarefas e desafios em arenas pré-definidas pela organização. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos estudantes ou podem ser construídos utilizando kits robóticos. Na modalidade prática, as inscrições devem ser realizadas pelos professores responsáveis pelas equipes no site e seguir as orientações.

 

A data da modalidade prática no Distrito Federal será definida pela coordenação local da OBR, com ampla divulgação na rede pública de ensino. Ela é divida em três níveis:

 

Nível 0 – Para estudantes de 1º a 3º ano do ensino fundamental com regras e premiação diferenciadas e participação apenas na etapa regional/estadual.

 

Nível 1 – Para estudantes de 1º a 8º ano do ensino fundamental, os quais podem avançar até a etapa nacional.

 

Nível 2 – Para estudantes de 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos. Os estudantes que conseguirem avançar nessa etapa podem chegar até a etapa nacional e concorrer à vaga na etapa internacional da Robocup 2019.

 

Leia também...