Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/18 às 15h54 - Atualizado em 16/11/20 às 12h16

Instituições Conveniadas

▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣

 

Descrição

ANDE-BRASIL – Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL)

Acordo de Cooperação nº6/2018 – Vigente (Vigência de 36 meses, a contar de 20 de dezembro de 2018): presta atendimento em Equoterapia aos estudantes regularmente matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, com deficiência e/ou Transtorno Global do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista (TGD/TEA). A abordagem é um serviço de referência, uma vez que a interação do estudante com o cavalo estimula o desenvolvimento de habilidades psicossociais, auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor facilitando o processo de ensino e aprendizagem, além de promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social destes estudantes.

 

Centro de Ensino de Reabilitação (CER)
Vigente até 24/04/2024: atendimento gratuito a 20 crianças e adolescentes matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal com deficiência intelectual e/ou múltipla, por meio de métodos e técnicas apropriadas às suas necessidades individuais, que possibilitem o desenvolvimento das potencialidades, visando à melhoria da qualidade de vida para sua inclusão, de forma consciente e ativa, à família e à sociedade.

 

Instituto Federal de Brasília (IFB)
Vigência encerrada em dezembro/2019, com novo processo em fase de tramitação: 00080.00201697/2019-64

Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e o Instituto Federal de Brasília (IFB), que conjunta e gratuitamente, nas dependências do IFB – Campus de Planaltina DF, atende os estudantes com deficiência, dificuldade de aprendizagem, Transtorno Global do Desenvolvimento e outros Transtornos funcionais da SEEDF, por meio da Equoterapia. Os atendimentos a estudantes com deficiência nas áreas de saúde e equitação são realizados dentro de uma abordagem interdisciplinar com foco no desenvolvimento biopsicossocial.

 

Universidade Católica de Brasília (UCB)
Vigente até 17/05/2022: a Universidade Católica de Brasília (UCB) possui o Programa de Atendimento Educacional Especializado nas áreas de Educação Física, Arte (Expressão Corporal e Dança) e Pedagogia para estudantes que apresentam Deficiência Física, Intelectual, Visual, Múltipla e Transtornos do Espectro Autista. O projeto oferece atividades corporais – recreativas, artísticas, psicomotoras e de iniciação esportiva – para estudantes da Rede Pública do DF a fim de eles possam ter a oportunidades de desenvolver suas potencialidades, respondendo ao que determina a Lei Brasileira de Inclusão.

 

Cavalo Solidário
Em fase de reelaboração do Plano de Trabalho

O Instituto Cavalo Solidário tem por objetivo ofertar atividades específicas de Equoterapia, proporcionando o desenvolvimento biopsicosocial dos estudantes por meio de conteúdo curricular pedagógico e favorecendo novas formas de comunicação, socialização, confiança em si mesmo e autoestima aos estudantes com Deficiência e Transtornos Global do Desenvolvimento (TGD).

O Instituto Cavalo Solidário tem como uma de suas metas a disponibilização de 60% das vagas internas para estudantes com Deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) regularmente matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal, na frequência e condições técnicas indicadas pela equipe técnica interdisciplinar. A instituição está organizada pedagógica e tecnicamente para prestar esse atendimento com qualidade aos estudantes com deficiências, promovendo atividades equoterápicas em quatro programas básicos de equoterapia: Hipoterapia, Educação/Reeducação, Pré-Esportivo e Prática Esportiva Paraequestre. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo a necessidade de recursos financeiros.

 

Regimento de Polícia Montada (RPMON)
Vigente até 09/2020: cooperação mútua entre a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para oferecer Equoterapia aos estudantes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo a necessidade de recursos financeiros.

 

Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais (AMPARE)
Vigente até 20/12/2023: promove e articula ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O serviço proporciona a inclusão social e a cidadania, uma vez que o trabalho da instituição é realizado em regime integral ou parcial e tem como propósito oferecer Atendimento Educacional Especializado (AEE) bem como apoio extensivo nas áreas de Estimulação Precoce e/ou essencial, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Serviço Social e Núcleo Ocupacional.

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brasília (APAE)
Vigente até 22/03/2024: oferece gratuitamente nas dependências da APAE-DF atendimento exclusivo e/ou complementar aos estudantes com deficiência intelectual ou associada a outras deficiências. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo a necessidade de recursos financeiros.

 

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes de Taguatinga e Ceilândia (APAED)
Vigente até 09/07/2024: atendimento especializado multiprofissional no serviço de referência e apoio à habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas desde no nascimento até a  fase adulta, com disponibilização de professores e fornecimento de alimentação escolar.

 

Associação Pestalozzi de Brasília
Vigente (Vigência de 36 meses a partir de 28/12/2018): a Associação Pestalozzi de Brasília presta Atendimento Educacional Especializado, habilitação, reabilitação e serviços de inclusão social, durante período integral, das 8h às 17h, para 135 estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual e deficiência múltipla, na faixa etária de 25 aos 59 anos e 11 meses. A Associação oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche) e disponibiliza serviços de fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, terapia ocupacional, nutrição e assistência social, educação e sócio assistencial, desenvolvendo conteúdos do currículo institucional adotado, sendo a contrapartida da Secretaria de Educação a disponibilização de professores.

 

Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL)
Vigente (Vigência de 60 meses a partir 21/12/2018): o Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni (CEAL) presta atendimento especializado no serviço de referência e apoio a estudantes com deficiências na audição. Realiza ações que promovem a melhoria da qualidade de vida bem como a inclusão social dos estudantes com deficiência, respeitando a temporalidade, considerando a idade auditivo cerebral e o nível de desenvolvimento cognitivo. A contrapartida da SEEDF é a disponibilização de professores, não havendo necessidade de recursos financeiros.

 

Classes Hospitalares – Secretaria de Estado de Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SESDF) oferece Atendimento Educacional Hospitalar a crianças e adolescentes em idade escolar impossibilitados de frequentar as Unidades Escolares em razão de internação para tratamento de saúde nas Unidades Regionais Hospitalares da Rede Pública da SESDF.

 

Procedimento
Entrar em contato diretamente com a instituição conveniada

 

Documentos e/ou Requisitos
Procurar diretamente a instituição conveniada

 

Setor Responsável
Secretaria da instituição conveniada

 

Endereço
APAE: EQN 713/913, lote E, A/E, Asa Norte/DF
APAED: QNM 29 Módulo D, Ceilândia/DF
AMPARE: SHCGN 709, Asa Norte/DF
PESTALOZZI: SCES Trecho 02, Beira Lago, Brasília/DF
CEAL: SGAN 909, Bloco B, Brasília/DF
ANDE-BRASIL: Granja do Torto, Lago Norte, Brasília/DF
IFB: SGAN 610, Módulo D,E,F e G, Brasília/DF
UCB: QS 07, Lote 01, EPCT, Águas Claras/DF
CAVALO SOLIDÁRIO: Núcleo Rural Alexandre Gusmão, chácara 3/465, DF 180, Ceilândia/DF
RPMON: DF 075, KM 08, A/E 01, granja Modela, Riacho Fundo I/DF

 

Horário de Atendimento
Das 8h às 12h e das 14h às 18h

 

Contato
APAE: (61) 2101-0460
APAED: (61) 3372-2528
AMPARE: (61) 3274-9561
PESTALOZZI: (61) 3224-7641
CEAL: (61) 3349-9944
ANDE-BRASIL: (61) 3468-7092
IFB: (61) 2103-2154
CER: (61) 3242-8565
UCB: (61) 3356-9048
CAVALO SOLIDÁRIO: (61) 3501-0316
RPMON: (61) 3910-1968