Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Juro que vi: Saci

 

O dia 22 de agosto é o Dia do Folclore e foi criado para valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro. Este dia  é importante, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

 

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

 

O episódio Saci Pererê da Série “Juro que vi” mostra as características e conta a história de um dos mais populares personagens do folclore brasileiro: o Saci.  O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.Um homem há muito tempo cortava caminhos em sua fazenda em busca de algo perdido, mas tem seu trabalho atrasado com a visita do Saci. Quando este menino aparece, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto. O fazendeiro, então começa uma aventura para tentar capturá-lo.

 

Outros episódios da série são Iara, o boto, o curupira e Matinta Perera.