Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/01/21 às 19h42 - Atualizado em 6/10/22 às 18h50

Lista de estudantes por escola sai na quinta-feira

Novatos da rede pública, veteranos que pediram transferência e adultos do EJA saberão onde irão estudar e precisam efetivar a matrícula entre 2 e 9 de fevereiro

 

Nathália Borgo, ASCOM/SEEDF

 

Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

Chegou a hora de os 31.048 novos inscritos para o ensino regular na rede pública saberem onde vão estudar em 2021: a partir das 18h desta quinta-feira, 21, a lista dos estudantes por escola será publicada no site da Secretaria de Educação. Lá também estarão os veteranos da rede que pediram transferência e os inscritos para a Educação de Jovens e Adultos.

 

A designação do estudante para determinada escola é apenas o primeiro passo, mas não garante a vaga. Para isso, ele precisará efetivar a matrícula no prazo entre 2 e 9 de fevereiro. Ao fazê-lo, deve apresentar os originais e cópia dos seguintes documentos:

 

Certidão de Nascimento ou RG

CPF do estudante

Duas fotos 3X4

Comprovante residência

Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH nos termos da Lei Distrital nº 4.379/2009

Carteira de Vacinação, conforme Lei nº 6.345/2019 (Educação Infantil)

Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) ou Histórico Escolar (os veteranos da rede pública não precisam desse documento)

 

Caso precisem acompanhar presencialmente filhos menores de 18 anos às escolas para fazerem a matrícula, os pais ou responsáveis devem portar carteira de identidade e CPF.

 

De acordo com o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação, Ernany Almeida, os técnicos estão trabalhando para garantir que as matrículas sejam efetivas da melhor maneira possível, com o cumprimento dos protocolos sanitários, e para que todos sejam contemplados.

 

“Para isso, solicitamos que os estudantes e responsáveis fiquem atentos ao período de efetivação de matrícula. A responsabilidade é do candidato e do seu responsável. A secretaria entra com a oferta e toda a logística necessária para que nenhum estudante fique fora da rede. Esse é o nosso compromisso”, ressalta o subsecretário.

 

Remanejamento

 

No caso de estudantes que já estão matriculados na rede pública, o prazo de remanejamento escolar, ou seja, para mudar de escola, correu até 18 de dezembro. O resultado desta quinta-feira também requer atenção dos pais e responsáveis para garantir a vaga solicitada.

 

Assim que as informações da secretaria forem lançadas, os interessados deverão seguir o mesmo procedimento para efetivação das matrículas dos novatos. Apenas a declaração ou o histórico escolar não serão exigidos.

 

EJA

 

Na efetivação da matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), também no mesmo prazo de 2 a 9 de fevereiro, caso o estudante não possua documentos ou o histórico escolar que comprovem a escolaridade, é realizada uma avaliação diagnóstica para identificar os conhecimentos e direcionar o interessado a uma etapa de nível correspondente.

 

A Secretaria de Educação recebeu, até 30 de dezembro de 2020, cerca de 2 mil inscrições de interessados em retomar os estudos por meio da EJA.

E quem perdeu o prazo?

 

Para aqueles que perderam o prazo de inscrições para ingresso na rede pública no ano letivo de 2021, a Secretaria dará uma nova oportunidade entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em seu site. As vagas serão garantidas, porém, não será possível escolher o local de estudo.

 

Governo do Distrito Federal