Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/21 às 18h44 - Atualizado em 29/04/21 às 19h34

Live sobre jogos escolares Brasileiros

COMPARTILHAR

Representantes das principais organizações do esporte escolar conversam sobre o assunto em reunião virtual

 

Por Thaís Rohrer | Ascom/SEEDF

 

 

O canal EducaDF, mantido pela Secretaria de Educação no Youtube, transmite nesta sexta-feira, 30, a partir das 16h, a primeira reunião panorâmica sobre os Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEB’s-2021), Paralimpíadas Escolares e Jogos da Juventude.

 

A Diretoria de Educação Física de Desporto Escolar organizou o evento online com representantes das principais organizações das competições do esporte escolar nacional. “Ainda há dúvidas dos estudantes e professores de como serão essas competições, por isso tivemos essa iniciativa de fazer uma live para explicar como serão as disputas e como cada organização esportiva programou as ações. Serão duas horas de programa detalhando as competições”, conta Marcelo Ottoline, diretor de Educação Física da Secretaria de Educação.

 

Jogos Escolares Brasileiros 2021

 

As competições dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEB’s-2021) incentivam a participação dos estudantes-atletas brasileiros em atividades desportivas com objetivo de promover a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos.

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal assinou a adesão aos JEB’s-2021 em março deste ano. O grande evento esportivo está previsto para acontecer de 29 de outubro a 5 de novembro de 2021, no Rio de Janeiro. A realização ainda depende da situação da pandemia de Covid-19 nos próximos meses.

 

A competição tem a intenção de reunir estudantes-atletas dos 26 Estados e do Distrito Federal. Para participar do evento é necessário passar por seletivas regionais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam o colégio de origem. Nos Jogos Escolares Brasileiros, os jovens devem estar matriculados em uma instituição de ensino até 30 de abril de 2021 e cursando regularmente as aulas até a data de realização do evento.

 

As disputas nos Jogos Escolares Brasileiros serão feitas entre estudantes-atletas de 12 a 14 anos, nascidos exclusivamente nos anos de 2007 a 2009. No caso das modalidades de ginásticas artística e rítmica, na categoria feminina, há exceção, pois serão realizadas apenas para as nascidas nos anos de 2009 e 2010.

 

Os primeiros colocados de cada modalidade irão receber medalhas, classificação para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em dezembro, em Brasília, e poderão pleitear o Bolsa-Atleta para o ano de 2022.

 

Jogos da Juventude

 

Os Jogos da Juventude são competições destinadas a atletas Sub-18 anos, na faixa etária de 15 a 17 anos, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino. Neste ano, a previsão é que mais de 4 mil jovens dos 26 estados e do Distrito Federal participem da edição. As competições estão previstas para ocorrer de 16 de novembro a 1° de dezembro de 2021, em Aracaju/SE.

 

Serão disputas em 16 modalidades esportivas. Nas categorias individuais serão atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, e ginástica rítmica. Já nas modalidades coletivas serão basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

 

Paralimpíadas

 

Os estudantes com deficiência física, mental, visual e intelectual também participam das competições esportivas. Atletas-estudantes de todo país, de 11 anos a 18 anos, poderão participar da Paralimpíadas Escolares 2021. Os jogos estão previstos para ocorrer em novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

 

Os estudantes poderão competir nas modalidades de atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol PC, goalball, basquete em cadeira de rodas 3×3, parabadminton, futebol de 5 e voleibol sentado.

 

Jogos Escolares do DF

 

Os Jogos Escolares do DF e outras ações esportivas desse segmento atendem cerca de 15 mil estudantes, de escolas púbicas e privadas. O calendário das competições e mais informações sobre as disputas serão divulgados assim que aulas presenciais forem retomadas.

 

A competição faz parte do calendário nacional de eventos da cidade e foi oficialmente regulamentada pela Lei nº 6.060/2018.