Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

Mediação em Arte

Apresenta a obra de arte/imagem a partir da voz do artista/curador e da análise de especialistas de arte e áreas afins que também sugerem possibilidades pedagógicas para sala de aula.

Nesta edição do Programa Mediação em Arte vamos apresentar o primeiro capítulo da série sobre Athos Bulcão:painel da Igrejinha Nossa Senhora de Fátima – o Painel analisado é uma integração
de arte com a arquitetura de Oscar Niemeyer. O programa tem a participação do Artista Athos Bulcão e os convidados Valéria Cabral – Presidente da Fundação Athos Bulcão e Fábio Silva –Doutorando e Professor de Artes Visuais da Secretaria de Educação do Distrito Federal nos desvelam sobre o Painel da Igrejinha e a vida do artista Athos Bulcão, que neste ano comemora o seu centenário.

O painel analisado é conteúdo do Programa de Avaliação Seriado–PAS/ Universidade de Brasília.
Além disso, o professor Fábio Silva aponta caminhos pedagógicos para os trabalhos que podem ser desenvolvidos em sala de aula.

 

Vladimir Carvalho

Nesta edição do Programa Mediação em Arte, a obra analisada é Paisagem Natural – um documentário de 21 minutos produzido em 1990, pelo cineasta Vladimir Carvalho. A temática principal é a paisagem natural de Brasília.
O renomado cineasta fala sobre seu processo criativo, e os convidados: Francis Wilker – Mestre em Artes Cênicas pela USP – e Edson Faria – Doutor em Sociologia e professor da UnB – desvelam as paisagens natural, urbana e humana e apontam caminhos pedagógicos para trabalhar em sala de aula.
O programa Mediação em Arte tem por objetivo apresentar a obra de arte/imagem a partir da voz do artista/curador e da análise de especialistas de Arte e áreas afins que também sugerem possibilidades pedagógicas para sala de aula.

 

Mediação em Arte Wassily Kandinsky

O programa Mediação em Arte apresenta a obra “No Branco” do artista Wassily Kandinsky a partir das análises de especialistas das áreas de arte, literatura e áreas afins que também sugerem possibilidades pedagógicas para sala de aula.

Mediação em Arte – Dorival Caymmi

A música analisada é Nem Eu. Os convidados Stella  e Danilo Caymmi nos contam sobre as circunstâncias da criação da música romântica, da fase carioca do compositor. André Moreira, professor e mestre em Letras, revela como o sujeito é habitado pelo sentimento amor e analisa a estrutura da letra da música. A professora Doutora Henriqueta Mattos analisa a composição a partir do solfejo métrico, da estrutura melódica e da harmonia. Os convidados também apontam caminhos pedagógicos para trabalhar em sala de aula.

 

Programa Mediação em Arte – Sebastião Salgado

A fotografia analisada é da cultura Himba, do Sul da Angola, na África. O renomado fotógrafo Sebastião Salgado fala sobre seus processos fotográficos. O Coordenador do programa educativo do CCBB – Alexandre Diniz – revela a linha do programa educativo da exposição Gêneses e os Mestres Thiago Sabino e Cristiano Calisto desvelam os processos artísticos da fotografia da cultura Himba, questões pertinentes ao meio ambiente e apontam, ainda, caminhos pedagógicos para trabalhar em sala de aula.