Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

“Museu Vivo da Memória Candanga”

 

O Dia Internacional dos Museus é comemorado anualmente em 18 de maio. O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

 

Os museus são espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas e estilos. O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do ICOM – Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A cada ano a ICOM escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus. Em 2016, o tema será “Museus e Paisagens Culturais”.

 

A Série “Conhecendo Museus” veiculada pela TV Escola apresenta os principais museus do Brasil O objetivo é divulgar bens e valores culturais da humanidade democratizando o conhecimento gerado por essas instituições. O vídeo “Museu Vivo da Memória Candanga” mostra o Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira que foi o primeiro de Brasília. As casas ali montadas são o mais íntegro conjunto de arquitetura de madeira da época da construção de Brasília. É nesse local onde funciona o Museu Vivo da Memória Candanga. Seu acervo é composto não só pelas edificações históricas, mas também por peças, objetos e fotos da época da construção da nova capital. Cinco coleções compõem a exposição permanente. A do HJKO, a Coleção Mário Moreira Fontenelle, a Coleção Seu Pedro de Oliveira Barros, a Coleção Artesanato e Arte Popular e a Coleção Artesanato Renovado. O Museu oferece cursos de artesanato, marcenaria, tecelagens entre outras atividades.