7/05/21 às 19h39 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Antigo abrigo vira nova escola para estudantes de Planaltina

Previstas para acabar em julho, obras foram inspecionadas pelo governador Ibaneis Rocha e pelo secretário Leandro Cruz

Por Málcia Afonso | Ascom/SEEDF

Governador Ibaneis Rocha e secretário de Educação, Leandro Cruz, inspecionam obra do Centro Educacional Águas do Cerrado. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

A obra do Centro Educacional Águas do Cerrado segue em ritmo acelerado. Nesta sexta-feira, 7, o governador Ibaneis Rocha e o secretário de Educação, Leandro Cruz, foram ao local inspecionar o andamento do trabalho. O espaço deveria funcionar como abrigo, o que nunca aconteceu. Foi construído entre 2012 e 2014 e estava ocioso desde então.

Na atual gestão, a decisão foi destinar a edificação para duas escolas, com 1.600 vagas, ao todo. Acompanhados pelo deputado distrital Cláudio Abrantes, eles também foram à Escola Classe 16, que teve a quadra de esportes revitalizada.

“Leandro [Cruz] está bastante empenhado para que a gente já no meio de julho tenha a entrega dessa obra, para que, no início das aulas – que, estamos prevendo, será entre junho e julho – a gente possa ter aqui esse número de alunos estudando”, afirmou o governador.

“É mais uma obra que estava abandonada, dinheiro público desperdiçado, os gestores que não souberam fazer a programação correta e, agora, nós vamos entregar a obra à sociedade”, completou.

Obras do novo centro educacional de Planaltina estão a todo vapor. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

O governador, que visitou várias obras do GDF em Planaltina, ressaltou ainda que em São Sebastião também havia um abrigo sem uso, agora sendo transformado em um novo complexo educacional.

O secretário de Educação, Leandro Cruz, destacou que o empreendimento irá desafogar a demanda por vagas na cidade. “Vai ser uma área que vai trazer grande alegria para toda essa comunidade, vai trazer um grande entusiasmo para essa comunidade e para toda a comunidade escolar de Planaltina”, disse o secretário sobre o novo espaço, às margens da DF 345, no quilômetro 20.

Complexo educacional

Nova escola para 1,6 mil crianças no Itapoã
Parceria com Novacap para ampliar escolas
Albergue será escola para mais de cinco mil alunos

O Centro Educacional Águas do Cerrado (Cedac) é a primeira unidade do complexo educacional e será inaugurado em julho, para atender a pré-escola, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA) profissionalizante, com 960 vagas, ao todo. Assim que a obra estiver pronta, vai ter início a adaptação da segunda escola, no mesmo terreno, o Centro de Educação Infantil Pipiripau, que vai receber 640 crianças e deve estar concluído no segundo semestre. Também está no projeto a realização de oficinas de panificação, voltadas para a comunidade.

De acordo com o coordenador regional de ensino, Bento Reis, o Cedac vai trazer conforto aos estudantes, que hoje precisam se deslocar para unidades distantes. “Vamos remanejar crianças que moram no Arapoanga e nessa região aqui e que estudam em escolas longe de casa. É trazer essa criançada pra perto de casa. Temos alunos espalhados por todas as escolas de Planaltina: Escola Classe 6, Caic Assis Chateaubriand, enfim várias escolas que acolhem essas crianças, que dependem de transporte público”, antecipou.

O terreno tem 14 mil m² e o Cedac terá área construída de 4,5 mil m². A nova escola terá 16 salas de aula, refeitório, cantina, auditório, biblioteca, sala de informática, laboratório de ciências e pátio coberto.

As duas novas unidades já tiveram investimentos de R$ 3 milhões, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). As etapas de ensino foram definidas após consulta à comunidade. Contando com ambas, a regional de Planaltina tem 66 escolas.

Portas abertas para a comunidade

Localizada no Condomínio Estância Nova Planaltina, a Escola Classe 16 comemora as reformas, especialmente da quadra de esportes, que recebeu cobertura, iluminação e pintura, por meio de emenda do deputado Cláudio Abrantes, no valor de R$ 397 mil. Além dos estudantes, a obra beneficia toda a comunidade.

Quadra da Escola Classe 16, de Planaltina, está novinha em folha. Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

A quadra contribui na implementação de projetos pedagógicos, para realizar os eventos da escola com melhor infraestrutura. E a comunidade também pode utilizar o espaço. A escola voltará a abrir as portas para os moradores nos fins de semana, quando retornarem as atividades presenciais”, informou o diretor da EC 16, Wellington de Mesquita Vieira.

A unidade atende 875 estudantes das séries iniciais do ensino fundamental e 150 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno. A estrutura conta com 17 salas de aula, laboratório de informática, parquinho, salas de leitura e de vídeo.

Desde de 2020, a EC 16 recebeu R$ 788 mil de PDAF regular da Secretaria de Educação e de emendas de parlamentares. Além da quadra, as benfeitorias realizadas incluíram um projeto para captação de água da chuva, reparos nas redes elétrica e hidráulica, entre outras.

Escola para 1.600 estudantes em Planaltina fica pronta em julho