Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/20 às 9h38 - Atualizado em 3/03/21 às 14h22

Novo Ensino Médio

▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣

 

Descrição

A organização do Novo Ensino Médio (NEM) do Distrito Federal busca superar os desafios decorrentes da universalização do acesso à Educação Básica, tais como: garantir a permanência dos jovens na escola, reduzir as desigualdades educacionais e as taxas de distorção idade-série, além de assegurar a qualidade das aprendizagens. É necessário, ainda, dar mais espaço ao protagonismo juvenil, respeitando as trajetórias singulares de cada estudante, levando em conta seu ritmo de aprendizagem e seu projeto de vida.

 

Assim, considerando os indicadores educacionais expressos nas avaliações externas, fica evidente a importância do novo modelo de Ensino Médio. Mudanças estruturais, tanto do ponto de vista pedagógico/administrativo quanto de organização curricular, precisam ser realizadas com o objetivo de ressignificar a escola enquanto espaço para: o fortalecimento das relações sociais, a garantia das aprendizagens essenciais e a oferta de trajetórias diversificadas que estejam alinhadas com as expectativas dos jovens e a real capacidade de oferta de cada Unidade Escolar.

 

O Novo Ensino Médio é definido por uma nova organização curricular, mais flexível, e com diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes. Contempla a Formação Geral Básica (FGB), com carga horária de até 1.800 horas, referenciada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a oferta de Itinerários Formativos (IF), com carga horária mínima de 1.200 horas, com foco em áreas de conhecimento e na Educação Profissional Técnica (EPT).

 

No Distrito Federal, o processo seletivo das Unidades Escolares-Piloto (UEPs) teve início em 2019, por meio de seminários regionais e reuniões locais. Após a manifestação da Unidade Escolar, o processo foi concluído e, em 2020, ocorreu a implementação gradual.

 

Em 2021, 12 (doze) Unidades Escolares da Rede compõem o rol de UEPs, com a implementação da nova matriz, de forma gradual:

 

 CED 03 do Guará

 CED 04 de Sobradinho

 CEMI do Gama

 CEM 03 de Taguatinga

 CEM 804 do Recanto das Emas

 CED 123 de Samambaia

 CEM 01 de Sobradinho

 CEM 03 do Gama

 CEM 12 de Ceilândia

 CEM 304 de Samambaia

 CEM 404 de Santa Maria

 CED São Francisco

 

A previsão de implantação do NEM nas 92 (noventa e duas) Unidades Escolares de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal está prevista para 2024.

 

As principais mudanças do Novo Ensino Médio na rede pública do Distrito Federal são:

 

1. Mudança para regime semestral

2. Sistema de crédito

3. Organização Curricular composta pela Formação Geral Básica (até 1800h) e pelos Itinerários Formativos (mínimo de 1200h), totalizando 3000h ao final do Ensino Médio

4. Projeto de Vida como Unidade Curricular em todos os seis semestres do Ensino Médio

5. Avaliação pautada em Objetivos de aprendizagem

 

Documentos e/ou requisitos

Os estudantes interessados em participar das turmas do Novo Ensino Médio precisam procurar diretamente as Secretarias das Unidades Escolares ofertantes.

 

Setor responsável

Diretoria de Ensino Médio (DIEM) da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

 

Endereço

Setor Bancário Norte (SBN) quadra 02, Bloco C, Edifício Phenícia – 8° andar – Asa Norte – Brasília.

 

Horário de atendimento

De segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 18h, com tempo de espera de até 30 minutos.

Prioridades de atendimento (Decreto nº 36.419/2015, art. 4º, inciso I)

As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos da Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

 

Contato

📞 61-3901-8013 / 61-3901-3251

📧  diem.subeb@edu.se.df.gov.br

 

Consulta

Site SEEDF – Novo Ensino Médio