17/03/21 às 15h55 - Atualizado em 6/10/22 às 18h48

Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno

Da Redação – Ascom/SEEDF

A Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno (OBQDFE) está com inscrições abertas até o dia 21 de março. Estudantes dos ensinos médio e técnico integrado ao médio de escolas públicas e privadas podem participar. Para as inscrições, professores ou coordenadores das instituições educacionais devem preencher formulário eletrônico disponível gratuitamente na página da Olimpíada.

Com a proposta de testar os conhecimentos e estimular o processo de descoberta intelectual dos estudantes, a Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno tem como objetivos identificar jovens talentos e incentivar o ingresso em carreiras nas áreas tecnológicas e científicas.

A competição ocorrerá no dia 28 de março do corrente ano, e pelo motivo da pandemia da covid-19 será totalmente on-line. A participação dos alunos é voluntária e não há exigência de um número específico de candidatos por escola. Confira o regulamento. (Documento em PDF)

O resultado final será divulgado a partir de 15 de abril, na página eletrônica do Programa Nacional Olímpiadas de Química. A listagem terá somente os nomes dos estudantes que atingirem notas de pelo menos 50 pontos. No mesmo site também podem ser conferidas as provas das olimpíadas de anos anteriores.

A Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno é considerada como Edição Especial 2021 da Olímpiada de Química do Distrito Federal, pois irão ocorrer de forma unificada.

As Olimpíadas Brasileiras de Química (OBQs) são vinculadas ao Programa Nacional de Olimpíadas de Química. Na capital do país, a Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno também recebe apoio do Programa Olimpíadas Científicas (PrOCien-DF), da Subsecretaria de Educação Básica, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

As modalidades

A Olimpíada Brasileira de Química do Distrito Federal e Entorno contará com duas modalidades: A, destinada aos estudantes regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino médio e também do técnico integrado ao ensino médio, e B, para os das 3ª séries do ensino médio e 3ª e 4ª séries do técnico integrado ao ensino médio.

Os cinquenta estudantes melhores classificados tanto da modalidade A como da B – totalizando cem participantes – poderão representar o Distrito Federal e Entorno na Fase III da Olimpíada Brasileira de Química de 2021, em datas ainda a serem divulgadas.

Premiação

Os três primeiros colocados por modalidade – 1º, 2º e 3º lugares – receberão certificados com menção de medalhas de ouro, prata e bronze, sucessivamente.

Os estudantes com notas mais altas em cada uma das modalidades irão ganhar certificados com a menção honrosa e também de suas classificações referentes às medalhas.

O quantitativo de certificados com menção de medalhas poderá ser aumentado quando houver empate ou diferença de pontuação menor que 1% entre os dois últimos agraciados.

Os estudantes que obtiverem notas maiores ou igual a 50 pontos, que não receberem certificados com menção de medalhas, receberão certificados de menção honrosa.

════════════════════════════════════

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails:

Coordenação Estadual da Olimpíada de Química do Distrito Federal  e Entorno: masp1513@gmail.com.

Programa Olimpíadas Científicas (PrOCien-DF):  prociendf@gmail.com