Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/20 às 10h01 - Atualizado em 17/11/20 às 10h01

Orientação Educacional

▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣

 

Descrição

A Orientação Educacional é uma oferta educativa presente nas escolas da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal em todas as etapas e modalidades de ensino, configurando-se como um direito dos estudantes e parte da estrutura pedagógica das unidades de ensino.

 

Cabe aos profissionais atuantes na Orientação Educacional planejar, coordenar, implementar e avaliar o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para os estudantes, professores, famílias/responsáveis legais, além da organização escolar enquanto instituição. Outras funções são participar na identificação dos fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem; assessorar a equipe técnico-pedagógica no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem; fomentar o processo de informação educacional e profissional, objetivando a inserção no mundo do trabalho; estimular a participação na transformação dos conflitos de forma não-violenta; aplicar metodologias e técnicas que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento integral dos educandos.

 

A Orientação Educacional atua na perspectiva da Educação em e para os Direitos Humanos, Cidadania, Diversidade e Sustentabilidade, acompanhando e avaliando os processos educacionais, viabilizando o trabalho coletivo, promovendo e auxiliando os mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações/instâncias a ela vinculadas; assim como articulando ações em parceria com os diversos setores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), bem como com a Rede Intersetorial de promoção, garantia e defesa do direito dos estudantes da rede pública de ensino.

 

Documentos e Requisitos

Os documentos que normatizam e estruturam a Organização do Trabalho Pedagógico da Orientação Educacional são o Currículo da Educação Básica, o Regimento da Rede Pública de Ensino do DF e a Orientação Pedagógica da Orientação Educacional.

 

Conforme a Lei nº 5.105, de 3 de maio de 2013, que dispõe sobre a Carreira Magistério e a Portaria Conjunta SEAPE-SEEDF nº 5, de 11 de setembro de 2013, que estabelece a Ficha Profissiográfica do cargo de Pedagogo-Orientador Educacional, para atuar nesse segmento são requisitos necessário diploma de curso superior em Pedagogia e a habilitação ou pós-graduado em Orientação Educacional, devidamente reconhecidos e registrados pelo Ministério da Educação (MEC). O provimento do cargo é feito por meio de concurso público específico.

 

Setor Responsável

Gerência de Orientação Educacional (GOE), vinculada à Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE) da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB).

 

Horário de atendimento

Das 8h às 18h

 

Endereço

SBN – Quadra 2 – Bloco “C” – Lote 17 – Edifício Phenícia – 6º andar – Asa Norte – Brasília/DF – CEP: 70040-020

 

Contato

📧 goe.dispre@edu.se.df.gov

📞 (61) 3901-7416

Instagram: goe.dispre

YouTube: Gerência de Orientação Educacional