17/07/20 às 15h36 - Atualizado em 6/10/22 às 18h51

Página do Escola em Casa DF reúne material de suporte a professores e estudantes

Orientações a estudantes e profissionais da educação para o ensino on-line durante a pandemia

Da Redação, Ascom/SEEDF

Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

A Secretaria de Educação do Distrito Federal reuniu na página do Escola em Casa DF as publicações para estudantes e professores relacionadas ao trabalho pedagógico no período da pandemia. São nove cartilhas nos formatos de guia, orientação e planejamento para toda a rede engajada nos estudos on-line.

A maioria dos materiais com esse foco já estava disponível no espaço do site destinado à Educação Básica e, agora, passará a ser postada em aba específica, na página do programa.

“Apesar do ineditismo do momento que vivenciamos, reconhecemos o esforço, o compromisso e, sobretudo, o profissionalismo dos integrantes da nossa rede pública de ensino. Nada substitui a relação entre professor e estudante dentro de sala de aula. Mas temos de garantir que o conteúdo pedagógico chegue aos nossos estudantes de alguma forma”, destaca o secretário de Educação, Leandro Cruz.

O secretário executivo da pasta, Fábio Sousa, informa que os conteúdos foram concebidos como diretrizes, sugestões e suporte aos gestores, professores e demais profissionais da educação que atuam diretamente no processo de aprendizagem. “A interação entre professores e estudantes é pressuposto básico para se pensar e se desenvolver o trabalho pedagógico, mesmo que de forma remota”, completa Fábio Souza.

Acolhimento à comunidade escolar

Estratégias pedagógicas voltadas ao trabalho com profissionais da educação, estudantes, famílias e comunidade escolar podem ser encontradas no “Guia para Acolhimento à Comunidade Escolar – no contexto de atividades pedagógicas não presenciais”.

O documento também aborda temáticas relacionadas à saúde emocional e apresenta sugestões de materiais e recursos para atividades com os docentes e os estudantes.

Estudantes

Ciente das dificuldades impostas pelo atual momento de pandemia, a SEEDF elaborou o “Guia aos Estudantes: orientações para as aulas por meio de atividades não presenciais”.

Além das orientações disponibilizadas na página do Escola em Casa DF, o guia contém detalhes sobre a plataforma virtual, tais como dicas para o acompanhamento das atividades e da manutenção da rotina de estudos.

Professores

O guia “Aos Professores: orientações para as aulas por meio de atividades não presenciais” traz sugestões para a produção de material didático, endereços na internet para esclarecimento de dúvidas, passo a passo para enturmação de estudantes, dicas para produção de materiais, curadoria e articulação entre as unidades escolares e as regionais de ensino.

Tempo integral

O documento “Organização do Trabalho Pedagógico da Educação em Tempo Integral para atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal” apresenta as estratégias pedagógicas para a retomada das atividades das partes flexíveis das matrizes curriculares.

Para a construção do planejamento, a comunidade escolar foi ouvida, por meio de consulta pública, entre 20 e 25 de junho de 2020.

Educação Especial

O “Plano Pedagógico da Educação Especial para Atividades não Presenciais da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal” contribui com as ações dos Comitês Regionais e Locais para a execução e operacionalização do retorno dos servidores às atividades educacionais.

É voltado aos professores que atendem os estudantes com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista – TEA, com comportamento de Altas Habilidades/Superdotação, bem como crianças e bebês considerados de risco atendidos no Programa de Educação Precoce.

Registro de atividades não presenciais

Nas “Orientações à Rede Pública de Ensino para o Registro das Atividades Pedagógicas não Presenciais” são apresentadas possibilidades de atuação em regime de colaboração, na atual conjuntura, com combinações de ambientes virtuais, videoconferências, aplicativos e o ensino híbrido.

Os envolvidos na gestão escolar encontrarão dicas de escalas, segurança e planejamento de trabalho; datas relevantes para o ano letivo e orientações para o controle de frequência na plataforma Google Sala de Aula ou daqueles que receberem materiais impressos pelo Programa Escola em Casa DF.