Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/03/18 às 11h25 - Atualizado em 6/10/22 às 19h03

Pequeninos atentos ao reuso de água

Aproximadamente 1,3 mil profissionais, entre eles, professores e coordenadores da rede pública de ensino participaram do 1º Encontro de Formação do PNAIC


 

Thaís Rohrer, Ascom/SEEDF

 

Sistema de reúso da água, irrigação da horta, contato com a natureza, vivências de alimentação mais saudável. Essas são algumas das ações trabalhadas com os estudantes do Jardim de Infância da 404 Norte desencadeadas pelo uso consciente da água.

 

Em 2015, foi implementado o sistema de captação da água dos bebedouros da escola para reutilização no sistema de irrigação da horta no local. Esse reúso impediu o desperdício de mil litros de água por dia.

As crianças do Jardim de Infância da 404 Norte são as maiores beneficiadas com esses projetos e vivem na prática as ações importantes de uso consciente do recurso hídrico.

 

A estudante Cecília de Oliveira, 5 anos de idade, já conta as maravilhas dessas iniciativas na escola. “Eu sei muito bem que não pode desperdiçar água e sempre falo isso na minha família. Eu também tenho alimentação saudável que aprendo aqui na escola. Eu como cenoura e legumes”, afirma.

 

O sistema de reutilização da água começou em 2015, mas a escola já faz programas de uso sustentável e de consciência ecológica há 14 anos. O sistema de reúso da água dos bebedouros é apenas a primeira etapa desse projeto. A escola ainda pretende instalar uma caixa d´água para captação da chuva e um sistema de Aquaponia para produção de hortaliças e peixes. O Jardim também utiliza minhocário, compostagem e reciclagem de lixo nas atividades com as crianças.

 

“É muito gratificante ver que os alunos estão colocando em prática o conhecimento que vivenciam aqui. Esses momentos para crianças de 4 e 5 anos vão fazer parte na formação deles como cidadãos”, destaca a diretora da escola, Rosimara Moreschi. Ela está à frente desses projetos nesses 14 anos que está na escola.

Para que essas ações de uso consciente da água se tornassem realidade houve envolvimento da comunidade e de vários órgãos públicos. Pais, parentes, moradores das redondezas da escola, Universidade de Brasília (UnB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e outras entidades participaram do processo levando alguma contribuição.

Reuso da água Jardim 304 norte

Governo do Distrito Federal