Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/02/18 às 14h32 - Atualizado em 17/05/23 às 18h14

PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

 

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

 

Ao aderir ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os professores alfabetizadores e orientadores de estudos participam de uma formação, cuja carga horária é de 180 horas. Para gerenciamento das atividades da formação continuada deste programa, os cursistas (professores alfabetizadores e coordenadores pedagógicos) devem ser cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle – SIMEC, que é responsável pela geração dos dados para certificação desses cursistas.

 

A formação é destinada aos professores que atuam na Ed. Infantil, professores alfabetizadores e a um coordenador pedagógico por Unidade Escolar.

 

O período para as inscrições dar-se-á de  19 a 02 de março de 2018. Como as vagas são limitadas, o critério de seleção é a ordem de inscrição no site.

 

PNAIC/Educação Infantil

Formação de professoras e tutores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.

 

“Não é antecipação da alfabetização”.

 

Público Alvo:

1 coordenador pedagógico local por UE da Ed. infantil

professores que atuam na Educação Infantil

INSCRIÇÃO

 

PNAIC / Alfabetização

Formação que objetiva oferecer suporte didático-pedagógico aos professores e aos coordenadores pedagógicos para que estes possam concretizar os direitos de aprendizagem dos alunos.

 

Público Alvo:

1 coordenador pedagógico local por UE (BIA-1º bloco do 2º ciclo )

professores alfabetizadores que atuam com turmas de BIA – 1º bloco do 2º ciclo

professores de classes multisseriadas,

professores do Programa para os Avanços das Aprendizagens Escolares – PAAE (desde que de turmas Em Processo de Alfabetização).

INSCRIÇÃO

 

 

PNAIC / Educação em Tempo Integral/Programa Novo Mais Educação

Formação específica para atender as Unidades Escolares dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental – especificamente do 4° ao 9° ano, que estão inseridas na política de Educação em Tempo Integral/Programa Novo Mais Educação.

 

Público Alvo:

1 coordenador pedagógico local/articulador das Unidades Escolares que ofertam Educação em Tempo Integral

INSCRIÇÃO

 

 

______
Mais informações:

Coordenação de Políticas Educacionais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental – COEIF, da Subsecretaria de Educação Básica – SUBEB

Fone: 61 3901-8149 – 3901,3276

Email:  pacto@edu.se.df.gov.br

Governo do Distrito Federal