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3/11/23 às 14h20 - Atualizado em 3/11/23 às 14h37

Professores auxiliam no estabelecimento de políticas públicas

Encontro preparatório para a etapa distrital da Conae aconteceu nas 14 CREs do DF

Da redação, Ascom/SEEDF

 

 

Profissionais tiveram acesso à minuta do PNE, que vai estabelecer políticas públicas para a educação pelos próximos 10 anos. | Foto: Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF

 

Profissionais das carreiras Magistério Público e Privado, Assistência à Educação, especialistas em educação do Distrito Federal e entidades da sociedade civil participaram, na tarde de terça-feira (31), da etapa preparatória para a etapa distrital da Conferência Nacional de Educação (Conae). Na ocasião, eles tiveram acesso ao documento referência do Plano Nacional de Educação (PNE) produzido e divulgado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE). O encontro aconteceu em todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino do DF.

 

O objetivo principal do evento foi debater os sete eixos que compõe o documento referência do PNE, com vistas a contribuir com proposições sobre as diretrizes, dos objetivos, das metas e das estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Educação para a próxima década. Foram debatidos tópicos como o acesso à educação, qualidade do ensino, infraestrutura escolar e formação de professores.

 

A ideia é que os profissionais auxiliem na construção do próximo plano,

inserindo fatos da realidade onde estão inseridos e da modalidade de ensino em que atuam, dando sugestões e as proposições para os próximos 10 anos.

 

No encontro, foram escolhidos os delegados para etapa distrital da Conae, que serão responsáveis por fazer avaliação do plano distrital e do nacional para construir o novo plano. Também foram realizadas conferências livres durante dois meses, que reuniram sugestões dos profissionais da educação, comunidade escolar e sociedade civil.

 

A Conae é um instrumento crucial para traçar o caminho que a educação tem percorrido, tanto no DF quanto no país. A conferência representa um passo significativo na busca por uma educação de excelência no Distrito Federal, e os resultados das análises técnicas e políticas desempenharão um papel fundamental na formulação de políticas educacionais futuras.

 

 

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